Usus,Us É Substantivo Masculino

Sem lei é impossível forjar a aliança de civilização.Sinal verde:Ande,siga,passe. Sinal vermelho: Pare,espere,não passe.

- Agora toque UM dó.

- O amigo quer UM dó maior ou menor? Sustenido maior ou.....?

- Ok, faça UM dó maior com sétima maior.

Tudo está subordinado às leis. A comunicação humana não é exceção.

No Brasil o idioma oficial é o português, e por ser um país civilizado temos bem definidos os termos das palavras. João é o arrimo, Maria é o arrimo.

Temos igualmente o sol e não "a" sol; a lua e não "o" lua; o suor e não "a" suor; o Criador e não "a" Criador; o uso e não "a" uso.

- " Usus est ius et norma loquendi = O uso é a lei e a norma da língua." (Horácio.)

" .... Ao escrever um substantivo em latim pense SEMPRE nestas três coisas:

FUNÇÃO ( CASO )

GÊNERO

NÚMERO." ( Gr.Latina,pág.52 - dr.Napoleão).

Usus,us, s.m. [GÊNERO], [NÚMERO] singular,[CASO,FUNÇÃO] nominativo latino.

1. Jus ou Ius,iuris,n.[NEUTRO] (GÊNERO), (NÚMERO) singular,(CASO, FUNÇÃO) nominativo latino. Jus ou ius na oração de Horácio é PREDICATIVO.

Norma,ae,f.[GÊNERO],[NÚMERO]singular,[CASO,FUNÇÃO]nominativo latino. Norma na oração de Horácio é PREDICATIVO.

" Quando o predicativo é constituído de substantivo, este tem gênero próprio e, muitas vezes, não pode variar em número; conseguintemente, só deve concordar com o sujeito em caso....Nota - O verbo sum exige predicativo e nunca objeto direto."

- et conj. em latim; e conj. em português;

loquendi, f.[GÊNERO], [NÚMERO] singular, [CASO,FUNÇÃO] genitivo = adjunto adnominal restritivo em português.

- " A língua portuguesa tem dois dicionários: o de Morais e o de Caldas Aulete." (Antenor Nascentes.) Essa opinião foi também a mim abonada pelo professor Napoleão.

O uso,s.m.[GÊNERO],[NÚMERO] singular,[FUNÇÃO] sujeito; é = est, verbo de ligação singular;a lei,s.f.,sing.[GÊNERO E NÚMERO] [função] predicativo tanto em latim quanto em português; et = e, conjunção;a norma,s.f [gênero],sing.[número], [função] predicativo; da língua,s.f.[gênero], sing.[número], adjunto adnominal restritivo [função] = caso genitivo latino.

Conhecedor que era das regras e das leis que regem a língua latina,Horácio escreveu:

" Usus est ius et norma loquendi."( O uso é a lei e a norma da língua.) E se fosse:

" O bom [adjetivo] uso [substantivo] é a lei e a norma da língua."

A desobediência faz sangrar o nariz. Se o próprio César traduzisse:

Usus "bona" est ius norma loquendi - ESTARIA ERRADO.

Usus "bonum" est ius norma loquendi - ESTARIA ERRADO.

Usus bonus est ius norma loquendi - CORRETO. ( "O adjetivo coloca-se ordinariamente depois do substantivo.Essa colocação é até proveitosa,porquanto,uma vez encontrado o substantivo com o qual deverá concordar o adjetivo." (Gr.Latina, dr.Napoleão.)

- usus (s.m.,sing.,nominativo) bonus (s.m.,sing.,nominativo).Bona é feminino;bonum é neutro.No latim isso implica na terminação da palavra.A ciência aplicada desta língua é algo sublime.

Se Horácio,César,Cícero etc não obedecessem às leis do jogo,eles não serviriam de exemplos no campo da escrita até hoje.

No Brasil o idioma oficial é o português.Dic.Morais:dó,s.m.(idem Caldas,Laudelino,Michaelis etc.) Nosso sistema ortográfico ridículo em muitos passos,neste dá corretamente:dó,s.m.

- Inglês Português (Michaelis), pág.450: " dó (I) s.m. (mús.) dó,C.

dó (II) s.m. 1.pity, compassion...."

- Diccionario Avanzado Lengua Española,Vox,pág.405: "dó m. mús.Nota musical primer grado de la escala fundamental..." - Dic. María Molier, pág. 1026: ".... DAR EL DO DE PECHO....."

- " Dó 1, s.m. mús. Nella terminologia musicale italiana, la prima nota della scala naturale.... (Grande Dizionario Della Lingua Italiana - Salvatore Battaglia.)

- Torrinha, Port.Latim, pág.441: "dó 1, m. 1.v.Compaixão,piedade.2.v.luto."

Grande Dic.Port.-Francês,pág.404(Domingos de Azevedo):

"dó [do],n.m. Pitié,compassion:tenha dó de mim, ayez pitié de moi.//...... do2 [do], n.m. mús. Do, ut, première note de la gamme."

" Dó,s. Do lat. dolu, deduzido do v. dolere e do s. dolor, de que foi sinônimo; segundo J.Piel ( A formação dos substantivos abstratos em português,..........." Dic.Etimológico da Língua Portuguesa,páginas 789 e 790 - José Pedro Machado).

Dic.Etimológico da L.Portuguesa,pág.162, Antenor Nascentes:

"Dó - 1.(pena,luto):do lat. dolu,dor,deverbal de dolere,doer (Dietz,Gram.II. 267, Wiener Studien,XXV,99, M.Lubke,REW,2727.Cornu Port. Spr.,..).A forma dolus (dolor) aparece no Cornus Inscriptionum Latinarum,III,193;V.1638,1760, e em Comodiano.Arc.doo:.......-2.(nota de música):do it. do, sílaba sem significação, escolhida por sua sonoridade para substituir no solfejo a sílaba ut.Lavignac diz que se atribui ao teorista italiano Doni a substituição (La Musique,pág.475)."

Aí está, todos os peritos da língua hebraica,grega...;bem como as demais, anteriores e posteriores a César,Virgílio,Horácio...,Camões,Vieira,Frederico Dietz,...,Machado...,Soares Barbosa,Epifânio Dias,...,Carolina Michaelis,Laudelino,Morais,...,Aulete...,Doutor Napoleão....Não há exceções:Todos estamos subordinados às leis do jogo.

Morais,pág.829: " Dó,s.m.Compaixão,dor,lástima,comiseração.//Tristeza,mágoa,aflição,pesar.Dó de alma,grande pena,grande aflição.//Nome da primeira nota da escala musical...."

- Grande dó. Sem saber o gênero e o mais do substantivo dó não há quem possa traduzir tal frase para o francês,dó s. neutro e masculino.Idem para o latim. " Suponhamos a frase: grande guerra;é IMPOSSÍVEL traduzir o adjetivo grande sem antes saber como é guerra em latim e de que gênero é. Procurando-se 'guerra - bellum,i n.'(neutro) O adjetivo,portanto,será magnum,também neutro."(Gramática Latina,dr.Napoleão).

Loquendi usus bonus est bonus = O bom uso da língua é bom (Américo Paz). Loquendi,s.f.(gênero),singular(número) caso (função) genitivo = adjunto adnominal restritivo em port.; usus,s.m.(gênero),singular(número),caso(função) nominativo = sujeito em port.;bonus,adj.m.(gênero),singular(número),caso (função) nominativo = sujeito em port.; est, verbo de ligação,sing. = é, verbo de ligação,sing.em port.; bonus,adj. PREDICATIVO: concorda em gênero,número e caso com o substantivo usus,us,m.sing.nominativo.

Citar Horácio para defender "a" dó do português "brasileiro" é atirar no próprio pé. Não há o que inventar. Usus (= o uso), dolu ( =o dó) tanto em latim quanto em português são do gênero masculino.Dó na língua francesa é do gênero neutro e masculino.

Por fim já não há o que dizer, silencio-me com GRANDE dó de quem não consegue compreender isso.

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 08/06/2011
Código do texto: T3021028
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.