O Uso Do Capacete

As pessoas não adotaram o uso do capacete por iniciativa própria.Idem o uso do cinto de segurança.

Se tal uso resistir um século, teremos DE considerá-lo sábio ou tolo?

Ora, meus amigos, vivemos em sociedade. Sinal vermelho: Pare; sinal verde: Ande etc. Até para brincarmos há regras, há leis.

No jogo de xadrez, por exemplo, o cavalo só ataca ou defende em L.

Seja o melhor ou o mais festejado do mundo, seja o pior ou o mais desprezado do mundo, todos temos de nos subordinar às regras e às leis do jogo.

O sistema ortográfico, seja de que língua for, só cumpre as regras do jogo e as estabelece, conforme são definidas e estabelecidas também as leis do transito, as leis das eleições etc.

O sistema ortográfico brasileiro estabelece como substantivo masculino a palavra dó. Todos os dicionários confiáveis, internacionalmente falando, Torrinha (Latim Português),Quicherat Daveluy et Chatelain (Dictionnaire Latin-Francais,Paris. - A Latin Dictionary, Oxford etc), Morais, Aulete...; DOUTOR NAPOLEÃO ( ainda que seja apontado como o MELHOR, o que de fato é ) defende o que há de melhor e mais correto sempre.

Há falhas no sistema? -Sim! O Brasil, nutrido por CEGOLLAS, os quais não se importam com a nossa própria tradição e cultura, acabam abusando da nossa já débil inteligência.

Dic. Folha Webster's, pág. 431:

" dó / ' dw / s.m. (mús.) doh, C; pity, mercy; compassion, clemency. - tenha dó! be merciful!, have a heart!"

Caldas Aulete,pág.1268: " Dó 2, s.m.(mús.) .....// F. lat.Do."

DQVs,pág.85 [1981] - " Dó é palavra do gênero masculino:Tenho muito dó - O dó que você sente " ( Napoleão Mendes de Almeida ).

Millôr Fernandes, jornal do Brasil, 1986:

" Só existe uma língua, a falada. O alfabeto é apenas uma forma afona (afônica) de transmiti-lo. Por isso a ortografia (doença da linguagem) deve ser legislada, ungida e imposta com extrema humildade por parte de quem é capaz de executar e pode ungir e impõe impor. O usuário deve usar a ortografia com total rebeldia. O QUE RESISTIR ALGUNS ANOS É CERTO. O QUE RESISTIR UM SÉCULO É SÁBIO....."

- Dó, SUBSTANTIVO MASCULINO, resistiu não a um, mas a MUITOS E MUITOS SÉCULOS.Conclusão: NÃO SÓ É CERTO COMO TAMBÉM É SÁBIO DIZER E ESCREVER: Tenho UM dó da criança.Ó dó!

Vamos eliminar O dó e repassar a música.

Pode ser até que estabeleçam "a" dó numa ortografia CEGOLLÊS. Mas todos TEREMOS DE admitir: Vindo-nos do latim, segundo Caldas Aulete e outros, a forma SÁBIA E CORRETA é o dó.

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 04/06/2011
Reeditado em 04/06/2011
Código do texto: T3014147
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.