Hoje Escrevo A José Dias.Amanhã Escreverei PARA O Tio de Pernambuco
No Google: " Como Escrever Uma Carta: Existem inúmeras formas de escrever uma carta, tudo irá depender da situação e também para quem você estará escrevendo, pois é claro que você não irá escrever PARA alguém importante algo que você escreve PARA OS seus amigos e colegas."
Eis a prova: Levando em conta as várias situações e outros fatores, o conhecimento (pelo menos básico) da gramática, seja de que língua for, é essencial.".... Eles ESCREVERAM histórias do passado PARA OS futuros, NÓS ESCREVEMOS a do futuro PARA OS presentes...."(Pe.Antônio Vieira).
Por exemplo: Escrevi "aquele" homem - escrevi "àquele" homem - tenho ou não de usar a crase? Por quê?
Quem escreve (= dirige uma carta), escreve (= dirige uma carta) A alguém ou PARA alguém?
-"..., nada mais duro que ESCREVER PARA incrédulos...." (Machado de Assis - A Semana).
-......Nada mais duro que ESCREVER PARA minha mãe (A.Paz).
-".... Assim poderá ESCREVER o leitor PARA OS jovens..."(Machado de Assis - A Semana).
-...... Assim poderá ESCREVER o leitor PARA A minha mãe...(A.Paz).
-"... era melhor ESCREVER À minha mãe..." (Felicidade Pelo Casamento - Machado de Assis).
-............ Vou ESCREVER À minha mãe (Américo Paz).
No Google: O Pior da Fama........ Professor Pasquale dá dicas de português PARA famosos.
Professor Pasquale (sujeito da oração - caso nominativo latino); dicas (objeto direto - caso acusativo latino); de português (adjunto adnominal restritivo - caso genitivo latino); PARA(= AOS) famosos (objeto indireto - caso dativo latino).Também gosto do Pasquale, mas é inegável: Ele está errando ao dar as tais dicas: "... ter que" - o certo é "ter de"; ... "nunca mais" - "nunca" significa em tempo nenhum; "mais" significa um dia - "nunca mais" (em tempo nenhum um dia) etc.
Da língua latina o português no " Brasis " extrai um "portuniguim" de latrina.
Quem escreve, escreve A (= PARA) alguém:
-"O filho ESCREVEU A / PARA Marli" (Dic.UNESP 2004,pág.529 - século XXI: também pode ser LIDO no Google).
-" ... ESCREVEU AO Clube Militar..." (Os Sertões - Euclides da Cunha) - é o mesmo que dizer: "... ESCREVEU PARA O Clube Militar."
- "... ESCREVEU uma notícia singela PARA OS jornais..." História dos Trinta Dias - Machado de Assis) = "... ESCREVEU uma notícia singela AOS jornais....."
-".... Carta À Redação da Imprensa Acadêmica..." (M.de Assis) = "Carta PARA A Redação da Imprensa Acadêmica"
- ".... ESCREVEU ÀS IGREJAS...."(Vieira- Sermão de São Pedro) - é igual: " ESCREVEU PARA AS IGREJAS."
- " Vendas A entregar no fim do mês" (José de Alencar) = "Vendas PARA entregar no fim do mês".
DOUTOR "PELÉ" NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA: "Tem a preposição para emprego muitas vezes idêntico ao da preposição a: Disse a (para) você - Dei ao (para o) irmão....." O DATIVO (objeto indireto em português) GERALMENTE é traduzido com a preposição a ou para, conforme nos ensina o dr.Napoleão.
-"...(..., visto que [= já que, uma vez que, sendo que etc] estou ESCREVENDO PARA OS homens pensadores)...." (Ao Correr Da Pena - José de Alencar).
- A quem ou PARA quem estou escrevendo? - AOS homens pensadores; ou: PARA OS homens pensadores.É isto: a, para, ao, para as, para os, à, às - SENDO OBJETO INDIRETO EM PORTUGUÊS TEM DE IR PARA O CASO DATIVO EM LATIM: GERALMENTE "a" ou "para" em português.
- ".... ' as tradições dos indígenas dão matéria(objeto direto - caso acusativo latino) PARA um grande poema' (objeto indireto - caso dativo) .... ( Iracema - José de Alencar ) = ... dão matéria A / PARA um grande poema....
Iaiá Garcia - Machado " .... Veja lá disse a moça, ele ESCREVEU A papai e nenhuma palavra especial PARA mim...." = ...,ele ESCREVEU A / PARA papai e nenhuma palavra especial PARA/A mim..." ( OBJETO INDIRETO - a/para papai - CASO DATIVO. - A MIM ou PARA MIM é DATIVO DE INTERESSE.Veja a GRAMÁTICA METÓDICA E A LATINA DO DOUTOR "PELÉ" Napoleão. São sem dúvida alguma as MELHORES do mundo).Vamos tentar isto:
-"Raimundo não achou bonito que Iaiá ESCREVESSE ÀQUELE HOMEM ....." (Machado - Iaiá Gracia) = "Raimundo não achou bonito que Iaiá ESCREVESSE PARA AQUELE HOMEM...."
GRAMÁTICA METÓDICA,pág. 59 .... Nota - A 1a condição essencial, vista no parágrafo anterior ( ' De nenhum modo poderemos usar crase antes de nomes masculinos '), diz respeito à contração da preposição a com o artigo ou pronome a, as. Tratando-se de aquele,aquela,aqueles,aquelas,aquilo, basta que haja a preposição a antes dessas palavras para que ocorra a crase.Se na expressão ' para aquele menino ' substituirmos o para por a, teremos dois aa seguidos, que deverão contrair-se: a aquele = àquele. Não importa, nos casos em que aparece esse demonstrativo, o gênero gramatical.Exemplos: 'Dei um lápis àquela menina' - ' Recorri àquele homem ' - ' Refiro-me àquele homem ' - ' Refiro-me àquilo. '
Os verbos desses exemplos exigem a preposição a, o qual, vindo encontrar-se com o a que inicia o demonstrativo, com ele se funde...."
( Doutor "Pelé" Napoleão Mendes de Almeida).
-Via Machado: "escrever PARA incrédulos".
- Amanhã escreverei PARA minha mãe (incrédula ou não).
-escrevi PARA minha tia [Alice].
-Via José de Alencar: "estou escrevendo PARA OS homens...."
- estou escrevendo PARA A minha mãe.
-escrevi PARA A minha tia [Alice].
-Amanhã escreverei À minha mãe (com crase, pois amanhã escreverei AO meu pai). Machado: "... era melhor escrever À minha mãe....." -Amanhã escreverei À minha tia [Alice] (com crase,pois amanhã escreverei AO meu tio).
Leia ATENTAMENTE as pérolas do professor, DOUTOR "PELÉ" Napoleão Mendes de Almeida: ".... Se na expressão ' PARA AQUELE menino ' substituirmos o PARA por A, teremos dois aa seguidos, que deverão contrair-se: a aqule = àquele....."
Machado de Assis(Iaiá Garcia): "Raimundo não achou bonito que Iaiá ESCREVESSE ÀQUELE ( PARA aquele ou A aquele) homem."
ESCREVER (= DIRIGIR) carta,bilhete etc A alguém é o mesmo que
DIRIGIR ( = ESCREVER) carta,bilhete etc PARA alguém ( Dicionário Caldas Aulete, substituto de Morais, 5a edição brasileira, pág.2: " PARA A FORMAÇÃO DOS COMPLEMENTOS INDIRETOS E CIRCUNSTANCIAIS NENHUMA REGRA HÁ ESTABELECIDA.") Volto a reafirmar:
ESCREVER(=DIRIGIR)CARTA,BILHETE ETC A ALGUÉM É O MESMO
QUE DIRIGIR(=ESCREVER)CARTA,BILHETE ETC PARA ALGUÉM:
-"... contudo escrevi A todos...." (Machado de Assis - Balas De Estalo).
-"...Ricardo escrevia PARA todos...." (José de Alencar - Sonhos D' Ouro).
- "O filho ESCREVEU A / PARA Marli " (Dic.UNESP 2004, pág. 529 - Pode e deve ser lido também no Google): SÉCULO XXI.
- ".... Amaro escreveu logo à (=para a) irmã..............Então,aflito já, vendo passar os dias, escreveu à (=para a) tia...." (E.de Queiroz - O Crime do Padre Amaro).
- ".... A primeira carta que escreveu por pauta foi PARA O tio de Pernambuco, o tio Feliciano.....................A segunda carta que ela escreveu, já sem pauta, foi A José Dias........(Camilo Castelo Branco -A Brasileira de Prazins).
- HOJE ESCREVO A JOSÉ DIAS. AMANHÃ ESCREVEREI PARA O TIO
DE PERNAMBUCO (Américo Paz).
- Escrevi À tia [Alice]; escrevi AO tio [Feliciano]; escrevi PARA tia [Alice]; escrevi PARA tio [Feliciano]; escrevi PARA A tia [Alice];escrevi PARA O tio [Feliciano] (Améico Paz).
- ".... Pedia, portanto, AO PADRE ROCHA [OBJETO INDIRETO DE PEDIA] que lhe escrevesse a carta para ele a copiar de seu vagar......(A Brasileira de Prazins) ".............E, ao mesmo tempo, escrevendo A [=PARA] Teodora..." (Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco).
-"..., já não pode escrever PARA O fidalgo...."(Camilo C.Branco - Coração, Cabeça e Estomago).
- Nada mais duro que escrever PARA tia [incrédula] (A.Paz).
-"...,S.Mateus não escreveu PARA ela....."(M.Assis - Crônica)
-"... estou escrevendo PARA OS homens pensadores..."(J.Alenc).
- Estou escrevendo PARA A tia [pensadora] (A.Paz).
-"..., era melhor escrever à minha mãe...." (M.Assis)
-"....Na carta que escrevo à titia..." (Helana - M.Assis).
-"...; o judeu responde que Moliére escrevia PARA franceses..."
(M.Assis - Crítica - Revista Dramática).
-"...;mas como escrevo PARA ti..."(Crônica, Ao Acaso - M.Assis).
-"...,cheguei a escrever uma doutrina inteira PARA O meu partido......" (Um Coração Ardente - Lygia Fagundes Teles).
- " ..., o vice-presidente escreveu ao Clube Militar..." (E.da Cunha - Os Sertões) = "... para o Clube Militar" (obj. indireto - caso dativo latino).
- " Vivendo com economia, Pedro e Paulo podem enviar dinheiro PARA OS pais."(Gr.Latina - dr. Napoleão.)
-" Pois agora há de escrevê-los PARA mim;..." (Diva - José de Alencar) = "... há de escrevê-los A mim " (obj.indireto - dativo de interesse).
- ".... Assim poderá escrever o leitor, em 1920, nesta ou noutra coluna PARA OS jovens...." (A Semana -Machado de Assis) = " ... escrever o leitor ... aos jovens...."
- ".... Ângela, a [=para] quem comuniquei isso, disse-me que não me separasse dela, que era melhor escrever à [=para a] minha mãe...."(Felicidade Pelo Casamento - Machado de Assis). GRAMÁTICA LATINA,Pág. 21 - DOUTOR NAPOLEÃO: " O CASO QUE EM LATIM REPRESENTA A FUNÇÃO DE OBJETO INDIRETO É O DATIVO.
Quero acrescentar ao que já disse sobre o objeto indireto a seguinte observação: GERALMENTE, o objeto indireto, em português, vem antecedido ou da preposição A ou da preposição PARA....."
A.de Azevedo: "... escreveu um vale À [= para a] Casa Comercial de Viúva Rios e Comp...." (Condensa Vesper).
J. de Alencar: ".... O mesmo esmero indicava esse vestuário um de tantos moços que então escreviam PARA OS [= aos] tabeliães..."(Guerra Dos Mascotes).
Século XXI - Dic.Michaelis 2002: ".... Que significa isto PARA ele?= What's that to him? - Temos um presente PARA você = We have a present for you...."
José de Alencar: "..., vinha passar a tarde com a tia, para receber notícias da Corte, e ouvir as longas cartas que Ricardo escrevia com recados PARA todos...." (Sonhos D'Ouro).
DOUTOR "PELÉ" NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA: ".... SE PARA TRADUZIR O OBJETO INDIRETO 'PARA JOÃO' EMPREGA-SE EM LATIM O DATIVO, É SINAL DE QUE ESSE NOME, SE EM LATIM ESTIVER NO DATIVO, DEVERÁ SER TRADUZIDO COM A PREPOSIÇÃO A OU PARA, FICANDO 'A JOÃO' OU 'PARA JOÃO'...."
-PARA quem ou A quem Ricardo escrevia?-PARA TODOS ou A TODOS (OBJETO INDIRETO -CASO DATIVO LATINO).
- Escrevi à tia; escrevi para a tia; escrevi para tia. Escrevi a todas as tias; escrevi para todas as tias. - PARA QUEM OU A QUEM ESCREVI? - .... (OBJETOS INDIRETOS - CASO DATIVO LATINO).
Hoje escrevo A José Dias,amanhã escreverei PARA O tio João; isso pode até mudar o cheiro do embrulho,mas a merda é a mesma.
Dic.Caldas Aulete (substituto de Morais), 5a edição brasileira,pág.2: "PARA A FORMAÇÃO DOS COMPLEMENTOS INDIRETOS E CIRCUNSTANCIAIS NENHUMA REGRA HÁ ESTABELECIDA."
Exceto esta com o verbo ir:
- Vou a Roma (vou a passeio e volto).
- Vou para Roma (vou e fico residindo aí).
( Consultem, entre outros, o Dicionário de Questões Vernáculas-DOUTOR "PELÉ" NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA).Nota deste que agora escreve A (ou PARA) você, mas que mal sabe assinar seu próprio nome.
Atenciosamente,