Entendendo a Língua Portuguesa -Treinamento 4 - Sintaxe (Aulas 17 a 27)
Olá, querido leitor.
Após longas 11 aulas, estamos preparados para fazer o Treinamento 4.
Saliento que aqui no Recanto eu publico 1 ou 2 exercícios do treinamento completo, que geralmente traz exercícios para 1 semana (Em torno de 20 exercícios por tópico.) Caso haja interesse em fazer os Treinamentos Completos, adicione o msn superborg@hotmail.com e converse comigo pessoalmente.
Vamos lá...
"Treinamento 4" - Estudando as ORAÇÕES
Toda Oração possui um "nome" extenso e, geralmente, causa espanto ou indignação (rsrssr) dos estudantes. Nomear uma Oração é uma tarefa simples, porém trabalhosa.
Observe o nome de uma oração:
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA
Não se assuste. Temos aí um "roteiro" bem detalhado em sequência natural de tudo que aprendemos em nosso CURSO. O nome de uma Oração mostra a "ordem" pela qual devemos estudá-la.
Observe:
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA
| | | |
(A Mensagem) (Tipo de Período) (Classe Gramatical)(Função Sintática)
| | | |
(Possui Verbo) (Incompleta) (Essencial) (Completa um Verbo)
Esta é a nossa sequência de análise de um Período qualquer:
Pedro comprou o que pode.
Passo 1 - A Mensagem - Identificar se a mensagem é feita como Orações (apresentando VERBO) ou Frase Nominal (sem VERBO). Ou seja, inicialmente "procuramos" os VERBOS do período.
Pedro "comprou" o que "pode".
(Verbo) (Verbo)
Concluímos que:
1. Temos duas ORAÇÕES, dois fatos, dois verbos.
2. Temos um Período Composto - mais de uma oração.
Passo 2 - Tipo de Período - Caracterizar o Período segundo a RELAÇÃO entre suas orações. Ou seja, devemos identificar uma COORDENAÇÃO (Orações independentes e "completas") ou SUBORDINAÇÃO (Orações dependentes e, pelo menos, uma delas "incompleta".
Oração 1 Oração 2
Pedro comprou / o que pode.
| |
(Oração Incompleta) (Oração Incompleta)
Concluímos que:
1. Trata-se de um "Período Composto por Subordinação".
2. Temos, portanto, uma Oração Principal e uma ORAÇÃO SUBORDINADA. (Atente ao fato de que já sabemos metade do nome da oração: Oração Subordinada ... ...
Passo 3. Identificando a Oração Subordinada:
Usamos 4 características para identificar a Oração Subordinada.
1. A Oração Subordinada é incompleta.
2. A Oração Subordinada pode apresentar um "conectivo": conjunção ou pronome relativo.
3. A Oração Subordinada pode estar numa Forma Nominal: Particípio, Gerúndio ou Infinitivo.
4. A Oração Subordinada sempre apresenta menos "sentido" que a Oração Principal.
Localizamos a Oração Subordinada analisando estas 4 características:
Oração 1 Oração 2
Pedro comprou / o que pode.
| |
(sem conectivo) "(Com conectivo)"
(mais sentido) "(menos sentido)"
(incompleta) "(incompleta)"
(sem forma nominal) (sem forma nominal)
| |
(Oração Principal) (Oração Subordinada)
Passo 4 - Identificar a Classe Gramatical a que pertence a Oração Subordinada.
Observe:
Oração 1 Oração 2
Pedro comprou / o que pode.
Temos duas opções para identificar a Classe Gramatical de uma Oração:
Opção 1. Substituindo toda a Oração Subordinada por um único termo.
(Este método é o mais simples, mas nem sempre conseguimos encontrar a "palavra" certa para fazer a substituição, isso requer certa "intimidade" com as palavras...)
Observe:
Pedro comprou "o que pode."
Pedro comprou "o barco."
Pedro comprou "o trem."
|
(Substantivos)
Portanto, a oração "o que pode" é uma "Oração Subordinada Substantiva".
Opção 2. Identificamos a importância da Oração Subordinada.
Lebremo-nos de um conceito que aprendemos na aula 1:
ESSENCIAL X ACESSÓRIO
- Se a Oração Subordinada for ESSENCIAL, ela será SUBSTANTIVA - Termo Essencial.
- Se a Oração Subordinada for ACESSÓRIO, ela só poderá ser ADJETIVA ou ADVERBIAL - Termos Acessórios.
Observe novamente:
Pedro comprou o que pode.
Pedro comprou ...
(Oração Incompleta)
Pedro comprou "o que pode".
|
(Essencial para que a mensagem fique completa.)
Ou seja: Toda vez que a ORAÇÃO PRINCIPAL for INCOMPLETA, a Oração Subordinada será ESSENCIAL, portanto SUBSTANTIVA.
Temos até aqui:
Oração 1 Oração 2
Pedro comprou / o que pode.
| |
(Oração Principal) (Oração Subordinada Substantiva)
Passo 5. Identificar a FUNÇÃO SINTÁTICA que a Oração Subodinada exerce.
1. Toda Oração Subordinada "se liga" a uma palavra da Oração Principal. Devemos verificar esta "ligação".
Observe:
Oração Principal Oração Subordinada
| |
Pedro comprou / o que pode.
- Pedro "o que pode"?
ou
- comprou "o que pode"?
Observe que a oração "o que pode" se liga ao Verbo "comprou".
Temos, portanto:
- Uma oração essencial que se liga a um verbo incompleto, ou seja, a Oração Subordinada "o que comprou" funciona como COMPLEMENTO VERBAL.
- Como o Verbo "comprou" é Transitivo Direto (quem compra, compra alguma coisa.), o seu complemento é chamado de OBEJTO DIRETO.
- A Oração Subordinada Substantiva "o que pode" é portanto OBJETIVA DIRETA.
- Temos, então: "o que pode" = ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA.
Simples e trabalhoso. rsrsrsrs
Observe que poderíamos ter substituído a Oração Subordinada Substantiva por um único SUBSTANTIVO:
Pedro comprou "o que pode".
Pedro comprou "o barco".
| |
(Verbo TD) (Objeto Direto)
Vale ressaltar que já sabemos não se tratar de ORAÇÃO REDUZIDA, pois o VERBO não se apresentar numa Forma Nominal: Infinitivo, Gerúndio ou Particípio.
É importante que você siga todos os 5 passos, mesmo que você já saiba o nome completo das orações. Aqui estamos em TREINAMENTO e o nosso objetivo é tornar automática a análise. Treine corretamente e, em breve, você fará em 3 segundos, o que aqui você vai gastar 15 minutos.
"Exercício 1."
Utilizando os 5 passos, divida os períodos em orações e nomei-as:
Assim:
"É fundamental que estudes."
Oração 1 - "é Fundamental" - Oração Principal
Oração 2 - "que estudes" - Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.
"Maria dormiu, Pedro sumiu."
Oração 1 - "Maria dormiu" - Oração Coordenada Assindética.
Oração 2 - "Pedro sumiu - Oração Coordenada Assindética.
Agora é com você. Treine.
1. A Francesinha encontrou aquilo que sempre procurou.
2. Todos dormiram quando anoiteceu repentinamente.
3. Galos cantam, corujas dormem.
4. Ana ama a quem quer.
5. Contamos com isso: que ele nasça perfeito.
6. É absolutamente necessário viver bem.
7. Sem pensar duas vezes, o rapaz fugiu de medo.
8. Preciso de quem me detesta.
9. Os passageiros têm necessidade de quem os auxiliam no embarque.
10. Vivemos, mas estamos fadados à morte.
11. Pedro foi alvejado por quem deveria defendê-lo.
12. Se ela dança, eu danço.
13. Estudei a fim de passar no concurso.
14. O tal aluno, que não estudou, foi reprovado.
15. Gostamos dos garotos que estudam.
Solicite o Gabarito através do msn superborg@hotmail.com ou tire suas dúvidas on line.
Bons estudos.
Conheça o Método Lógica Gramatical Completo e Atualizado
Materiais e Treinamentos Online
Aulas melhor visualizáveis no Blog do Borges. Texto novo a cada semana!
https://www.cursointelectos.com/blogdoborges
Visite nosso site:
http://www.cursointelectos.com