Gramática e interpretação de textos II
Convite
(José Paulo Paes)
Poesia
É brincar com palavras
Como se brinca
Com bola, papagaio, pião.
Só que
Bola, papagaio, pião
De tanto brincar
Se gastam
As palavras não:
Quanto mais se brinca
Com elas
Mais novas ficam
Como a água do rio
Que é água sempre nova.
Como cada dia
Que é sempre um novo dia
Vamos brincar de poesia?
01. O poema trata de um “convite” ao leitor. Transcreva do texto o verso que contém esse convite.
02. Que elementos do poema nos permitem perceber que esse ‘convite’ é voltado para as crianças?
03. De acordo com o texto, como podemos definir poesia?
04. Qual seria a diferença entre brincar com palavras e brincar com bola, papagaio e pião?
05. O poema apresenta mais de uma comparação, sempre efetuada por meio da palavra “como”. Retire do texto uma estrofe comparativa.
06. As palavras novo/nova (qualidades) se repetem no poema (versos 12, 14 e 16). Qual seria o objetivo dessa repetição?
07. Você já recebeu algum convite? Conte essa experiência.
08. Você gosta de poesias? Por quê?
Produção textual:
Que tal você atender ao convite do poeta:
“Vamos brincar de poesia?”
Escreva um poema sobre seu brinquedo preferido.