Entendendo a Língua Portuguesa - Sintaxe - Aula 22

Olá, leitor.

Nesta aula, começaremos a estudar as Orações Subordinadas, iniciando pelas "Orações Subordinadas Adjetivas".

Vamos lá...

"Aula 22"

"As Orações Subordinadas Adjetivas"

Inicialmente, vamos pensar um pouco:

1. Uma Oração Subordinada é chamada de ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA pois ocupa o lugar de um ADJETIVO.

2. Toda Oração Subordinada se liga a um termo da Oração Principal.

3. Com todo Adjetivo, a ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA "se liga" obrigatoriamente a um SUBSTANTIVO.

4. Como todo Adjetivo, as Orações Subordinadas Adjetivas são acessórios e "modificam" o SUBSTANTIVO.

Observe:

A moça, que era inteligente, passou no concurso.

Vamos estudar o Período:

Oração 1 Oração 2

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A moça, / que era inteligente,/ passou no concurso.

1. Temos um Período Composto - Apresenta "duas" orações.

2. Temos dois verbos, dois fatos: "ser inteligente" e " passar no concurso"

3. Uma das orações é completa: "A moça passou no concurso."

4. Atente que "A moça" pertence à ORAÇÃO 2, e funciona como Sujeito do verbo "passar". Quem passou? - A moça.

4. Uma das Orações é incompleta: "que era inteligente".

5. Temos, portanto um PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO - ao menos uma das orações é incompleta.

Voltemos ao Período:

Oração 1 Oração 2

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A moça, / que era inteligente,/ passou no concurso.

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(Oração Incompleta) (Oração Completa)

Como o Período é Composto por SUBORDINAÇÃO, teremos uma Oração Principal e uma Subordinada.

Observe que temos uma oração completa (que será a Principal) e uma oração incompleta (que será a Subordinada.)

Agora precisamos caracterizar a Oração Subordinada. Podemos utilizar dois processos.

"Processo 1" - Localização Direta

Oração 1 Oração 2

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A moça, / que era inteligente,/ passou no concurso.

1. Sabemos que a Oração Subordinada (Oração 1) se liga a um termo da Oração Principal.

2. Vamos então procurar o termo ao qual a Oração Subordinada se liga, como fazíamos no estudo Morfológico, analisando termo a termo:

"a - era inteligente?"

"moça - era inteligente?"

"passou - era inteligente?"

ou

"concurso - era inteligente?

Obviamente que "quem era inteligente" era a "MOÇA".

3. Portanto, a oração subordinada "que era inteligente" se liga ao termo "moça", que é um SUBSTANTIVO.

4. Observe que a Oração 1 é acessória, pode ser retirada do período e ele ainda permanecerá com sentido:

A moça passou no concurso.

5. Portanto a Oração 1 é Subordinada - por ter menos sentido que a Oração Principal. E é "Adjetiva" por se ligar a um SUBSTANTIVO de forma Acessória, apenas acompanhando e modificando: Não era qualquer "moça", mas a "moça que era inteligente".

6. Temos portanto:

"A moça passou no concurso" - Oração Principal.

"que era inteligente" - Oração Subordinada Adjetiva.

"Processo 2" - Substituição da Oração por termo Equivalente

(Dependendo da oração, o Processo 2 pode ser mais simples ou mais complicado. Fique atento.)

Oração 1 Oração 2

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A moça, / que era inteligente,/ passou no concurso.

1. Localizemos a Oração Subordinada: "que era inteligente"

2. Substituamos a oração por uma única palavra que corresponda em sentido:

A moça "inteligente" passou no concurso.

2. Vamos então fazer a ligação:

"a - inteligente?"

"moça - inteligente?"

"passou - inteligente?"

ou

"concurso - inteligente?

Obviamente que "inteligente" era a "MOÇA".

3. Portanto, "inteligente" se liga ao termo "moça", que é um SUBSTANTIVO.

4. Observe que a "inteligente" é acessório, pode ser retirado da oração, que permanecerá com sentido completo:

A moça passou no concurso.

5. Portanto o termo "inteligente" é um "Adjetivo", por se ligar a um SUBSTANTIVO de forma Acessória, apenas acompanhando e modificando: Não era qualquer "moça", mas a "moça inteligente.".

6. Então: se o termo substituído é um Adjetivo, a Oração correspondente será uma Oração Adjetiva também!

"A moça passou no concurso" - Oração Principal.

"inteligente - Adjetivo - "que era inteligente" - Oração Subordinada Adjetiva.

Bem simples.

Temos dois tipos de Orações Subordinadas Adjetiva.

Observe o conteúdo (a ideia) do autor neste Período:

O homem que mente certamente morrerá.

O que o autor quis dizer?

Apenas o homem que mente morrerá? (Restrição)

ou

Todos os homens mentem, portanto todos morrerão? (Explicação)

Analisemos:

Fale em voz alta a oração e perceba que não há pausas, pois não há pontuação:

O homem que mente certamente morrerá.

Agora veja a diferença:

Fale em voz alta e perceba que o uso das vírgulas nos induz a uma pausa:

O homem, que mente, certamente morrerá.

Sacaram a diferença?

Releia:

O homem que mente certamente morrerá.

O homem, que mente, certamente morrerá.

No primeiro caso: O homem que mente certamente morrerá.

Somente "o homem que mente" morrerá!

No segundo caso: O homem, que mente, certamente morrerá.

Todos os homens mentem!

Fique atento:

O emprego das vírgulas, com sua pausa na fala, remete a uma EXPLICAÇÃO do termo anterior, portanto a Oração será chamada de ORAÇÃO SUBORDINADA AJETIVA EXPLICATIVA.

No caso de não haver vírgulas nem pausas, teremos a oração subordinada diretamente ligada ao substantivo, restringindo seu sentido. Chamamos esta oração de ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA.

Temos portanto dois tipos de ORAÇÕES SUBOSDINADAS ADJETIVAS:

RESTRITIVAS - sem pausa ou pontuação.

EXPLICATIVAS - com uma pausa, indicada pelas vírgulas, acentuando a explicação do termo anterior.

Observe:

A flor que é linda é adorada.

A flor "que é linda" é adorada.

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(Somente a flor que é linda é adorada)

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ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA

Observe agora:

A flor, que é linda, é adorada.

A flor, "que é linda", é adorada.

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(Todas as flores são lindas; portanto, adoradas.)

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ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA

Não precisa fazer drama quanto ao tamanho do "nome" das orações.

Se você seguir passo-a-passo, não haverá problemas:

Observe:

A vida "que é maravilhosa" foi esquecida.

1. Possui verbo ("é"), portanto é uma ORAÇÃO.

2. Não possui sentido completo e apresenta um conectivo "que", portanto é SUBORDINADA.

3. Liga-se a um Substantivo como acessório, portanto é ADJETIVA.

4. Liga-se diretamente ao subsatntivo (sem a pausa das vírgulas), portanto é RESTRITIVA.

Concluindo:

"que é maravilhosa" - ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA.

Atenção!

Não precisamos decorar todos os tipos de Orações. Devemos entender como as orações podem ser escritas, o NOME das orações virá como consequência. Basta sempre seguir a mesma sequência.

Aqui encerramos as Orações Adjetivas.

Na aula 23, iniciaremos o estudo das Orações Subordinadas Adverbiais.

Bons estudos.

Ed Borges
Enviado por Ed Borges em 11/04/2011
Reeditado em 11/04/2011
Código do texto: T2903074
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