Entendendo a Língua Portuguesa - Sintaxe - Aula 22
Olá, leitor.
Nesta aula, começaremos a estudar as Orações Subordinadas, iniciando pelas "Orações Subordinadas Adjetivas".
Vamos lá...
"Aula 22"
"As Orações Subordinadas Adjetivas"
Inicialmente, vamos pensar um pouco:
1. Uma Oração Subordinada é chamada de ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA pois ocupa o lugar de um ADJETIVO.
2. Toda Oração Subordinada se liga a um termo da Oração Principal.
3. Com todo Adjetivo, a ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA "se liga" obrigatoriamente a um SUBSTANTIVO.
4. Como todo Adjetivo, as Orações Subordinadas Adjetivas são acessórios e "modificam" o SUBSTANTIVO.
Observe:
A moça, que era inteligente, passou no concurso.
Vamos estudar o Período:
Oração 1 Oração 2
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A moça, / que era inteligente,/ passou no concurso.
1. Temos um Período Composto - Apresenta "duas" orações.
2. Temos dois verbos, dois fatos: "ser inteligente" e " passar no concurso"
3. Uma das orações é completa: "A moça passou no concurso."
4. Atente que "A moça" pertence à ORAÇÃO 2, e funciona como Sujeito do verbo "passar". Quem passou? - A moça.
4. Uma das Orações é incompleta: "que era inteligente".
5. Temos, portanto um PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO - ao menos uma das orações é incompleta.
Voltemos ao Período:
Oração 1 Oração 2
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A moça, / que era inteligente,/ passou no concurso.
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(Oração Incompleta) (Oração Completa)
Como o Período é Composto por SUBORDINAÇÃO, teremos uma Oração Principal e uma Subordinada.
Observe que temos uma oração completa (que será a Principal) e uma oração incompleta (que será a Subordinada.)
Agora precisamos caracterizar a Oração Subordinada. Podemos utilizar dois processos.
"Processo 1" - Localização Direta
Oração 1 Oração 2
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A moça, / que era inteligente,/ passou no concurso.
1. Sabemos que a Oração Subordinada (Oração 1) se liga a um termo da Oração Principal.
2. Vamos então procurar o termo ao qual a Oração Subordinada se liga, como fazíamos no estudo Morfológico, analisando termo a termo:
"a - era inteligente?"
"moça - era inteligente?"
"passou - era inteligente?"
ou
"concurso - era inteligente?
Obviamente que "quem era inteligente" era a "MOÇA".
3. Portanto, a oração subordinada "que era inteligente" se liga ao termo "moça", que é um SUBSTANTIVO.
4. Observe que a Oração 1 é acessória, pode ser retirada do período e ele ainda permanecerá com sentido:
A moça passou no concurso.
5. Portanto a Oração 1 é Subordinada - por ter menos sentido que a Oração Principal. E é "Adjetiva" por se ligar a um SUBSTANTIVO de forma Acessória, apenas acompanhando e modificando: Não era qualquer "moça", mas a "moça que era inteligente".
6. Temos portanto:
"A moça passou no concurso" - Oração Principal.
"que era inteligente" - Oração Subordinada Adjetiva.
"Processo 2" - Substituição da Oração por termo Equivalente
(Dependendo da oração, o Processo 2 pode ser mais simples ou mais complicado. Fique atento.)
Oração 1 Oração 2
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A moça, / que era inteligente,/ passou no concurso.
1. Localizemos a Oração Subordinada: "que era inteligente"
2. Substituamos a oração por uma única palavra que corresponda em sentido:
A moça "inteligente" passou no concurso.
2. Vamos então fazer a ligação:
"a - inteligente?"
"moça - inteligente?"
"passou - inteligente?"
ou
"concurso - inteligente?
Obviamente que "inteligente" era a "MOÇA".
3. Portanto, "inteligente" se liga ao termo "moça", que é um SUBSTANTIVO.
4. Observe que a "inteligente" é acessório, pode ser retirado da oração, que permanecerá com sentido completo:
A moça passou no concurso.
5. Portanto o termo "inteligente" é um "Adjetivo", por se ligar a um SUBSTANTIVO de forma Acessória, apenas acompanhando e modificando: Não era qualquer "moça", mas a "moça inteligente.".
6. Então: se o termo substituído é um Adjetivo, a Oração correspondente será uma Oração Adjetiva também!
"A moça passou no concurso" - Oração Principal.
"inteligente - Adjetivo - "que era inteligente" - Oração Subordinada Adjetiva.
Bem simples.
Temos dois tipos de Orações Subordinadas Adjetiva.
Observe o conteúdo (a ideia) do autor neste Período:
O homem que mente certamente morrerá.
O que o autor quis dizer?
Apenas o homem que mente morrerá? (Restrição)
ou
Todos os homens mentem, portanto todos morrerão? (Explicação)
Analisemos:
Fale em voz alta a oração e perceba que não há pausas, pois não há pontuação:
O homem que mente certamente morrerá.
Agora veja a diferença:
Fale em voz alta e perceba que o uso das vírgulas nos induz a uma pausa:
O homem, que mente, certamente morrerá.
Sacaram a diferença?
Releia:
O homem que mente certamente morrerá.
O homem, que mente, certamente morrerá.
No primeiro caso: O homem que mente certamente morrerá.
Somente "o homem que mente" morrerá!
No segundo caso: O homem, que mente, certamente morrerá.
Todos os homens mentem!
Fique atento:
O emprego das vírgulas, com sua pausa na fala, remete a uma EXPLICAÇÃO do termo anterior, portanto a Oração será chamada de ORAÇÃO SUBORDINADA AJETIVA EXPLICATIVA.
No caso de não haver vírgulas nem pausas, teremos a oração subordinada diretamente ligada ao substantivo, restringindo seu sentido. Chamamos esta oração de ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA.
Temos portanto dois tipos de ORAÇÕES SUBOSDINADAS ADJETIVAS:
RESTRITIVAS - sem pausa ou pontuação.
EXPLICATIVAS - com uma pausa, indicada pelas vírgulas, acentuando a explicação do termo anterior.
Observe:
A flor que é linda é adorada.
A flor "que é linda" é adorada.
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(Somente a flor que é linda é adorada)
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ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA
Observe agora:
A flor, que é linda, é adorada.
A flor, "que é linda", é adorada.
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(Todas as flores são lindas; portanto, adoradas.)
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ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA
Não precisa fazer drama quanto ao tamanho do "nome" das orações.
Se você seguir passo-a-passo, não haverá problemas:
Observe:
A vida "que é maravilhosa" foi esquecida.
1. Possui verbo ("é"), portanto é uma ORAÇÃO.
2. Não possui sentido completo e apresenta um conectivo "que", portanto é SUBORDINADA.
3. Liga-se a um Substantivo como acessório, portanto é ADJETIVA.
4. Liga-se diretamente ao subsatntivo (sem a pausa das vírgulas), portanto é RESTRITIVA.
Concluindo:
"que é maravilhosa" - ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA.
Atenção!
Não precisamos decorar todos os tipos de Orações. Devemos entender como as orações podem ser escritas, o NOME das orações virá como consequência. Basta sempre seguir a mesma sequência.
Aqui encerramos as Orações Adjetivas.
Na aula 23, iniciaremos o estudo das Orações Subordinadas Adverbiais.
Bons estudos.