Entendendo a Língua Portuguesa - Sintaxe - Aula 18

Olá, amigo leitor.

Vamos dar continuidade ao nosso curso.

Nesta aula, vamos estudar mais aprofundadamente o Período Composto.

Começemos...

"Aula 18"

"O Período Composto"

Já sabemos que um PERÍODO COMPOSTO é um conjunto de mais de uma oração.

No Período Composto, as orações se unem uma a uma para formar um "todo" entendível: um assunto com vários fatos (verbos), várias orações.

Façamos uma análise do Período seguinte:

Maria saiu, Pedro entrou.

1. Temos um Período Composto, pois há nele duas orações.

Oração 1 Oração 2

| |

Maria saiu, / Pedro entrou.

2. Ambas as orações são FRASES, ou seja; individualmente, cada oração apresenta "sentido completo".

Maria saiu. (Sentido Completo)

Pedro entrou. (Sentido Completo)

3. Ambas as orações possuem a mesma "importância" dentro do período, não precisam uma da outra; são FRASES. Neste caso, as orações, por serem de mesmo "peso", exercerão Funções idênticas.

Observe agora o Período abaixo:

Maria disse que iria embora.

Vamos estudá-lo:

1. Temos um Período Composto, pois há nele duas orações.

Oração 1 Oração 2

| |

Maria disse / que iria embora.

2. Ambas as orações "não" são FRASES, ou seja; individualmente, cada oração não apresenta um "sentido completo".

Maria disse.... (Sentido Incompleto)

... que iria embora. (Sentido Incompleto)

3. As orações dependem-se uma da outra para formar o Período. Sozinhas, não são completas. Neste caso, as orações não possuem o mesmo grau de "importância"; uma será mais "importante" que a outra, pois desempenharão Funções diferentes.

Temos então dois tipos de Período Composto:

1. Período Composto cujas orações são completas e de igual importância.

2. Período Composto em que pelo menos uma oração é incompleta, estabelecendo uma "dependência" entre elas. Sendo uma "mais importante" que as outras.

Notamos, portanto, dois "níveis de relação" entre as Orações, dentro de um Período Composto.

Observe:

Imagine um grupo de Educadores destinado a resolver problemas educacionais.

Termos "indivíduos" de mesma importância, formando uma espécie de Comissão, em que todos os membros terão o mesmo poder de ORDEM. Isso se chama uma Ordenação Conjunta ou COORDENAÇÃO.

Uma "Coordenação" nada mais é que um conjunto de indivíduos de mesma importância e função, que se unem para um objetivo em comum.

No estudo dos Períodos, temos uma COORDENAÇÃO quando as orações possuem a mesma importância, ou seja, são todas FRASES.

Observe:

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO é o período formado por orações completas e que exercem a mesma função dentro do período.

Observe este outro exemplo:

Imagine um grupo de Teatro: um conjunto de pessoas que se destinam a montar um espetáculo.

Teremos "indivíduos" exercendo funções diferentes: um diretor, atores, contra-regras, criando necessariamente uma "hierarquia", em que alguns "indivíduos" estariam "subordinados" a um "chefe" ou figura "PRINCIPAL"

Uma SUBORDINAÇÃO , portanto, uma relação hierárquica em que indivíduos diferentes exercem funções distintas e de diferentes níveis de importância.

No estudo dos Períodos, temos uma SUBORDINAÇÃO quando as orações apresentam "dependência", todas pela oração principal.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO é o período formado por, no mínimo, uma oração incompleta, que se subordinará à ORAÇÃO PRINCIPAL.

Temos, então, duas classificações para o Período Composto:

1. Período Composto por Coordenação - orações completas (FRASES).

2.. Período Composto por Subordinação - pelo menos uma oração incompleta ou "subordinada".

Na aula seguinte, estudaremos o "Período Composto por Coordenação".

Bons estudos.

Ed Borges
Enviado por Ed Borges em 08/04/2011
Reeditado em 09/04/2011
Código do texto: T2897779
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.