Entendendo a Língua Portuguesa - Sintaxe - Aula 18
Olá, amigo leitor.
Vamos dar continuidade ao nosso curso.
Nesta aula, vamos estudar mais aprofundadamente o Período Composto.
Começemos...
"Aula 18"
"O Período Composto"
Já sabemos que um PERÍODO COMPOSTO é um conjunto de mais de uma oração.
No Período Composto, as orações se unem uma a uma para formar um "todo" entendível: um assunto com vários fatos (verbos), várias orações.
Façamos uma análise do Período seguinte:
Maria saiu, Pedro entrou.
1. Temos um Período Composto, pois há nele duas orações.
Oração 1 Oração 2
| |
Maria saiu, / Pedro entrou.
2. Ambas as orações são FRASES, ou seja; individualmente, cada oração apresenta "sentido completo".
Maria saiu. (Sentido Completo)
Pedro entrou. (Sentido Completo)
3. Ambas as orações possuem a mesma "importância" dentro do período, não precisam uma da outra; são FRASES. Neste caso, as orações, por serem de mesmo "peso", exercerão Funções idênticas.
Observe agora o Período abaixo:
Maria disse que iria embora.
Vamos estudá-lo:
1. Temos um Período Composto, pois há nele duas orações.
Oração 1 Oração 2
| |
Maria disse / que iria embora.
2. Ambas as orações "não" são FRASES, ou seja; individualmente, cada oração não apresenta um "sentido completo".
Maria disse.... (Sentido Incompleto)
... que iria embora. (Sentido Incompleto)
3. As orações dependem-se uma da outra para formar o Período. Sozinhas, não são completas. Neste caso, as orações não possuem o mesmo grau de "importância"; uma será mais "importante" que a outra, pois desempenharão Funções diferentes.
Temos então dois tipos de Período Composto:
1. Período Composto cujas orações são completas e de igual importância.
2. Período Composto em que pelo menos uma oração é incompleta, estabelecendo uma "dependência" entre elas. Sendo uma "mais importante" que as outras.
Notamos, portanto, dois "níveis de relação" entre as Orações, dentro de um Período Composto.
Observe:
Imagine um grupo de Educadores destinado a resolver problemas educacionais.
Termos "indivíduos" de mesma importância, formando uma espécie de Comissão, em que todos os membros terão o mesmo poder de ORDEM. Isso se chama uma Ordenação Conjunta ou COORDENAÇÃO.
Uma "Coordenação" nada mais é que um conjunto de indivíduos de mesma importância e função, que se unem para um objetivo em comum.
No estudo dos Períodos, temos uma COORDENAÇÃO quando as orações possuem a mesma importância, ou seja, são todas FRASES.
Observe:
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO é o período formado por orações completas e que exercem a mesma função dentro do período.
Observe este outro exemplo:
Imagine um grupo de Teatro: um conjunto de pessoas que se destinam a montar um espetáculo.
Teremos "indivíduos" exercendo funções diferentes: um diretor, atores, contra-regras, criando necessariamente uma "hierarquia", em que alguns "indivíduos" estariam "subordinados" a um "chefe" ou figura "PRINCIPAL"
Uma SUBORDINAÇÃO , portanto, uma relação hierárquica em que indivíduos diferentes exercem funções distintas e de diferentes níveis de importância.
No estudo dos Períodos, temos uma SUBORDINAÇÃO quando as orações apresentam "dependência", todas pela oração principal.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO é o período formado por, no mínimo, uma oração incompleta, que se subordinará à ORAÇÃO PRINCIPAL.
Temos, então, duas classificações para o Período Composto:
1. Período Composto por Coordenação - orações completas (FRASES).
2.. Período Composto por Subordinação - pelo menos uma oração incompleta ou "subordinada".
Na aula seguinte, estudaremos o "Período Composto por Coordenação".
Bons estudos.