Entendendo a Língua Portuguesa - Treinamento 3 - Sintaxe (Aulas 11 a 16)
Olá, querido leitor.
Agora é o momento de exercitarmos tudo que aprendemos sobre Funções Sintáticas.
"Treinamento 3"
O objetivo deste treinamento é criar uma "intimidade" com a oração, seus termos e funções. Aqui, apresento a minha sequência de interpretação gramatical de uma frase, sem pretender que seja a "mais correta", mas é a "minha meneira".
Exercício 1 - Buscando Intimidade
Aproprie-se da oração. Não se intimde com ela, manipule-a.
Brinque. Questione-se. Reflita.
Dada a Oração:
Desde a Antiguidade, o Homem deseja o futuro.
Solicita-se: Encontre na oração o termo essencial que completa o sentido da ação praticada pelo Sujeito.
Imediatamente, a grande maioria dos meus alunos fazem uma pausa e olham para o teto (Não entendi até hoje, o que tanto há nos "tetos" das salas de aula!)
Diante de uma "oração" proposta, os alunos tendem a ler a pergunta e procurar, dentro da oração, a sua resposta. Primeiro equívoco.
Alguns alunos partem então para a "memória", buscando, lá dentro, uma resposta para o problema. Segundo equívoco.
Observe atentamente:
Dada a Oração:
Desde a Antiguidade, o Homem deseja o futuro.
Nosso primeiro passo será analisar a oração. Ainda de maneira superficial. Vamos estudar primeiramente com "quem" estamos lidando.
Vamos lá:
Desde a Antiguidade, o Homem deseja o futuro.
1. Observo a ordem da oração. Está em sua ordem natural?
Sujeito + Verbo + Comlpemento
Não. Não está. O uso da vírgula já é o indício de termos deslocados.
2. Coloco a oração em sua ordem natural:
O Homem deseja o futuro desde a Antiguidade.
3. Agora eu dastaco o Verbo e os Substantivos.
O "Homem" "deseja" o "futuro" desde a "Antiguidade".
(Subst) (Verb) (Subst) (Subst)
(Com um pouco de treino, esta sequência se torna automática e você a fará em poucos segundos.)
4. Agora que fiz um estudo superficial da oração e já conheço o seu conteúdo, vou analisar a pergunta do problema:
Solicita-se: Encontre na oração o termo essencial que completa o sentido da ação praticada pelo Sujeito.
Esta etapa é imprescindível, muitas vezes negligenciada. Geralmente se gasta 80% do tempo "resolvendo" o problema e apenas 20% do tempo "entendendo" o que diz o problema. Terceiro e mais grave equívoco!
A etapa de "entender" o problema dele compreender cerca de 60 a 70% do tempo que você usar para resolver a questão.
Fique atento:
Se você souber exatamente o que diz o problema, o tempo para que você o resolva será mínimo.
Voltemos à oração:
O "Homem" "deseja" o "futuro" desde a "Antiguidade".
(Subst) (Verb) (Subst) (Subst)
Estudando o "Problema":
"Encontre na oração o termo essencial que completa o sentido da ação praticada pelo Sujeito."
1." Encontre na oração o termo essencial"
- Pede-se um termo essencial, portanto envolverá um SUBSTANTIVO ou um VERBO.
2. "termo essencial que completa o sentido da ação"
- Este termo "completa" o sentido de algo, portanto é um COMPLEMENTO.
3."o sentido da ação praticada pelo Sujeito."
- A "ação" praticada pelo Sujeito é o VERBO.
4. O problema pede então que se encontre:
Um termo essencial que completa o verbo = um COMPLEMENTO VERBAL. (Objeto Direto ou Objeto Indireto)
Observe como o próprio problema, nos fornece "pistas" para sua solução.
Agora que já "estudamos" e conhecemos o problema, partiremos para a solução.
Observe como será fácil:
O "Homem" "deseja" o "futuro" desde a "Antiguidade".
(Subst) (Verb) (Subst) (Subst)
"Encontre na oração o termo essencial que completa o sentido da ação praticada pelo Sujeito."
Traduzindo: Encontre o Complemento Verbal.
Vamos então nos dirigir ao VERBO:
O Homem "deseja" o futuro desde a Antiguidade.
(Verb)
Quem deseja, deseja "alguma coisa" - Verbo Transitivo Direto.
Deseja o quê? - O futuro.
Portanto, "o futuro" é o OBJETO DIRETO que completa o sentido do verbo "desejar".
Problema:
"Encontre na oração o termo essencial que completa o sentido da ação praticada pelo Sujeito."
Resposta: O futuro. (Objeto Direto)
Vamos exercitar seguindo a mesma sequência.
A. Encontre na oração abaixo os termos que trazem noções de circunstâncias.
" Infelizmente, não poderemos atender hoje o seu pedido."
B. Em qual das orações seguintes temos um Objeto Indireto?
1. Temos muita necessidade de atrativos no parque.
2. Estamos na casa da sogra.
3. Considere-me um louco.
4. Morremos de amor.
C. Qual a Função Sintática exercida pelo único substantivo da oração seguinte?
Choveram canivetes altamente perigosos.
D. Encontre o Adjunto Adverbial da oração seguinte:
"Tanto Pedro quanto seus irmãos nasceram em Brasília.
E. Qual o núcleo, na oração abaixo, do termo que exerce a Função Sintática de Complemento Verbal?
"Ouviram do Ipiranda as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante."
F. Que expressão, dentro da oração seguinte, funciona como Complemento Nominal?
O afeto por um filho é a marca primordial dos pais.
G. Qual a função Sintática do termo "João" na oração:
João, corra aqui agora mesmo!
H. Na oração: "Maria, irmã de Larissa, esteve ontem aqui sozinha" a expressão: " irmã de Larissa" exerce a mesma Função Sintática de qual expressão na oração seguinte?:
"As meninas, ontem à tarde, conheceram o Vitória, time de seus sonhos."
"Respostas - Exercício 1"
Veja quantos pontos você fez.
A - Infelizmente, não, hoje. (2 pontos)
B - Oração 3 (cosidere "a mim") (4 pontos)
C - Sujeito (Canivetes. "choveram" no sentido de "caíram") (4 Pontos)
D - "em Brasília" - Adjunto Adverbial de lugar. (2 Pontos)
E - "brado" - Objeto Direto do Verbo "Ouviram" (Ouviram o quê?) (4 pontos)
F - "por um filho" (8 pontos)
G - Vocativo (2 pontos)
H - "time dos seus sonhos." - Aposto. (4 pontos)
Pontuação: (Se Você fez...)
30 pontos - Continue as aulas seguintes.
de 20 a 28 pontos - Revise os pontos em que você encontrou dificuldade.
menos de 20 pontos - Revise todo o curso. (rsrsrsrsr)
Este sistema de pontuação é o que eu uso pessoalmente como controle do que estudo. Coloquei aqui como mera sugestão.
Sugiro que busquem exercícios e testes convencionais pela internet e procurem utilizar o que aprendemos aqui, principalmente as técnicas de "manejo" das orações.
E "ORAÇÕES" é o assunto da nossa próxima Aula.
Sou Ed Borges - Professor e Escritor.
Desenvolvo didáticas personalizadas para o estudo e compreensão de Gramática, Literatura, Matemática e Raciocínio Lógico.
Meus cursos, materiais e programas de estudos podem ser melhor visualizados através dos contatos abaixo:
Whatsapp do Curso Intelectos - 71 982017582
Facebook do Professor: https://www.facebook.com/ed.borges2
Site para baixar materiais e conhecer nossos cursos:
http://cursointelectos.wixsite.com/logicagramatical
(A partir de 25/09/2018 teremos cursos gratuitos!)
Bons estudos.