Entendendo a Língua Portuguesa - Sintaxe - Aula 13
Olá, leitores.
Estou de volta para continuarmos o nosso Curso de Sintaxe.
O Curso de Sintaxe é composto por 30 aulas. Estamos quase no meio do caminho.
Vamos então começar...
"Aula 13"
Parafraseariam alguns:
" No meio do caminho tinha uma pedra."
Vamos hoje remover uma pedrinha que sempre causa problemas na hora da Análise Sintática:
"A Diferenciação entre um Adjunto Adnominal e um Complemento Nominal."
Parece algo simples:
1. Sabemos que os Adjuntos Adnominais são acessórios e os Complementos são essenciais.
2. Sabemos que os Adjuntos Adnominais são exercidos apenas por Artigos e Adjetivos.
3. Sabemos até que os Comlpementos Nominais são exercidos exclusivamente por Substantivos.
4. Sem contar que já aprendemos que somente Substantivos Abstratos precisam de Complemento!
5. Lembrando que todo "Complemento Nominal" apresenta uma PREPOSIÇÃO.
Sabemos muito.
Em 90% dos casos será fácil a distinção.
Mas,
Observe:
Maria tem amor "de mãe".
Maria tem amor "pelo filho".
Análise Morfológica:
Maria tem amor de mãe.
(Subst.) (Verbo) (Subst.) (prep.) (Subst.)
Maria tem amor pelo filho.
(Subst.) (Verbo) (Subst.) (prep.) (Subst.)
As duas orações trazem a mesma estrutura morfológica: as mesmas classes de palavras.
Vamos agora faser a Análise Sintática:
Oração 1:
Maria tem amor "de mãe".
(Subst.) (Verbo) (Subst.) (prep.)+ (Subst.)
| | | |
(Sujeito) (V. Ação) (Objeto Direto) (Adj. Adnominal)
Oração 2:
Maria tem amor "pelo filho".
(Subst.) (Verbo) (Subst.) (prep.)+ (Subst.)
| | | |
(Sujeito) (V. Ação) (Objeto Direto) (Comp. Nominal)
Esta é nossa dúvida.
1. Observe que "amor" é um substantivo abstrato, pode pedir Complemento ou Adjunto.
2. Observe ambas as orações apresentam a PREPOSIÇÃO, podendo ser um Adjunto ou um Complemento.
A dúvida permanece: Como distinguir um Adjunto Adnominal de um Complemento Nominal quando este se relaciona com um "Subsatntivo Abstrato" e ainda traz um preposição?
Temos dois caminhos:
Caminho 1.
Observe:
Oração 1:
Maria tem amor "de mãe".
(Subst.) (Verbo) (Subst.) (prep.)+ (Subst.)
Oração 2:
Maria tem amor "pelo filho".
(Subst.) (Verbo) (Subst.) (prep.)+ (Subst.)
Perceba que a expressão "da mãe" (preposição + substantivo) se unem numa Locução Adjetiva, formando uma nova classe gramatical:
"de mãe".
(prep.)+ (Subst.)
(Locução Adjetiva)
materno
(Adjetivo)
Maria tem amor "materno".
Logo, "de mãe" é um Adjunto Adnominal.
Agora, observe:
Oração 2:
Maria tem amor "pelo filho".
(Subst.) (Verbo) (Subst.) (prep.)+ (Subst.)
Perceba que na expressão "pelo filho" os dois temros (preposição + substantivo) não se unem formando uma nova classe gramatical:
"pelo mãe".
(prep.)+ (Subst.)
Neste caso, a Preposição apenas liga um substantivo (amor) ao seu Complemento (Substantivo: filho). Neste caso, o núcleo continua sendo um substantivo, portanto essencial.
Logo, "pelo filho" é um Complemento Nominal.
Caminho 2.
Observe:
Oração 1:
Maria tem amor "de mãe".
(Subst.) (Verbo) (Subst.) (prep.)+ (Subst.)
Ao se ligarem, "amor" e "de mãe" criam uma relação entre si.
Esta relação, entre termos "que se ligam", pode ser ne natureza Passiva ou Ativa.
amor - mãe
A mãe ama ou é amada?
Claro que "a mãe ama", portanto a relação é Ativa.
Observe, agora:
Oração 2:
Maria tem amor "pelo filho".
(Subst.) (Verbo) (Subst.) (prep.)+ (Subst.)
amor - filho
O filho ama ou é amado?
Claro que o filho é amado!
Temos, portanto, uma relação de natureza Passiva.
Concluindo:
Podemos distinguir o "termo" que se liga ao Substantivo Abstrato através da relação entre sesses termos:
Natureza Ativa - Adjunto Adnominal
Natureza Passiva - Complemento Nominal
Oração 1:
Maria tem amor "de mãe".
(Sujeito) (V. Ação) (Objeto Direto) (Adj. Adnominal)
(Ativo)
Oração 2:
Maria tem amor "pelo filho".
(Sujeito) (V. Ação) (Objeto Direto) (Comp. Nominal)
(Passivo)
Este segundo Caminho é o mais aconselhado, por trazer mais exatidão para todos os casos em que o Substantivo for Abstrato.
Pelo primeiro Caminho é preciso ter cuidado. Lembre-se de que algumas Locuções Adjetivas não são facilmente converdidas em Adjetivos:
amor "de mãe" para "materno" é fácil!
Mas imagine: amor "de dinossauro" como ficaria? rsrsrsrsr
Na Aula 14, estudaremos mais uma Função Sintática: O Predicativo.
Sou Ed Borges - Professor e Escritor.
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