Entendendo a Língua Portuguesa - Sintaxe - Aula 8
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"Aula 8"
"O Adjunto Adnominal"
Observem o significado primitivo da expressão Adjunto Adnominal:
Adjunto = que está junto, que acompanha
Adnominal = do "nome" (ou substantivo)
"Adjunto adnominal", portanto, nada mais é do que um termo que se junta ao nome (substantivo).
As classes gramaticais que se juntam a "nomes" (substantivos) são:
Artigos: "o" galo, "as" casas, "o" gado, "uma" música...
Adjetivos: galo "grande", casas "verdes", gado "robusto"...
Pronomes Adjetivos: "meu" galo, "suas" casas, "este" gado...
Numerais Adjetivos: "dois" galos, "dez" casas, "primeira" música...
Fique atento:
As classes que desempenham a função de adjunto adnominal são apenas:
os "artigos"
e
os "adjetivos"
(adjetivos puros, pronomes adjetivados e numerais adjetivados.)
Vamos fazer, agora, a análise morfosintática de uma oração. Reveja este exemplo algumas vezes, até se familiarizar com a técnica:
Dada a oração:
O meu carro é um lindo modelo.
Primeiramente, localizamos o verbo: (Sempre inicie pelo verbo.)
O meu carro "é" um lindo modelo.
(Verbo de estado - ligação)
Em seguida, localizamos todos os substantivos:
O meu "carro" é um lindo "modelo".
(Substantivo) (Substantivo)
Os outros termos da oração, estarão ligados ou aos verbos ou aos substantivos.
Observe:
O meu "carro" "é" um lindo "modelo".
Isolando os termos que já encontramos: dois substantivos e um verbo, restam-nos quatro palavras: "o", "meu", "um" e "lindo".
Vagos agora descobrir a que palavras estes 4 termos estão ligados. Façamos assim:
Vamos testar oralmente e perceber em qual das opções há mais sentido:
O meu carro é um lindo modelo.
- "O meu"?
ou
- "O carro"?
A palavra "o" se relaciona com "meu" ou com "carro"?
Claro que "o" se refere a carro!
Portanto, a palavra "o" se liga ao substantivo "carro".
Como apenas duas classes de palavras se ligam a substantivos (Artigos ou adjetivos), a palavra "o" só pode ser um deles.
Observe que a palavra "o", não modifica o substantivo, portanto não é um adjetivo. Concluímos que a palavra "o", nesta oração, é um "Artigo".
O Artigo se liga ao Substantivo sem "modificar" seu sentido.
Agora temos:
O meu carro é um lindo modelo.
(Artigo) (Subst.) (Verbo) (Subst.)
Continuemos com a palavra "meu"
- "O meu"
ou
- "meu carro"?
Pense...
O que tem mais sentido? A palavra "meu" se relaciona com com "o", ou com " carro"?
Concluímos: "Meu carro".
Portanto, temos a palavra "meu" ligada à palavra "carro". Temos novamente uma palavra ligada a um Substantivo: (Artigo ou Adjetivo)
Pergunto-me:
A palavra "meu" modifica a palavra "carro"?
Claro que modifica!
"Carro" é qualquer carro, mas "Meu carro" é um carro específico.
Portanto, a palavra "meu" modifica o substantivo "carro".
Concluímos que se trata, portanto, de um Adjetivo.
Devemos ficar atentos, que a palavra "meu" é um pronome (possessivo), que nesta oração, ocupa o lugar de um adjetivo, portanto, a palavra "meu" é um Pronome Adjetivo, ou seja, executa a função básica de todo Adjetivo, que é "modificar o substantivo"!
OBS!
Recomendação: Como aqui no Recanto, não há recursos gráficos, mas seria interessante que o aluno ligasse com uma caneta colorida os termos:
O - carro meu - carro.
Visualmente seria melhor!
Continuando...
Temos agora:
O meu carro é um lindo modelo.
(Art.) (Pron. Adj.) (Subst.) (Verbo) (Subst.)
Vamos agora estudar a palavra "um":
- "um lindo"
ou "um carro"?
Qual tem mais afinidade? Pergunte-se: um se relaciona com "lindo" (um lindo?) ou "um" se relaciona com "carro" (um carro)?
Concluiremos que a palavra "um" se liga à palavra "carro", que é um substantivo.
Pergunte-se: "um" modifica carro?
Não! Um apenas acompanha! "Carro" é a mesma coisa que "Um carro".
Portanto "um" se liga a substantivo, portanto só poderá ser um "artigo" ou um "adjetivo".
Como a palavra "um" não modifica o substantivo "carro", concluímos que "um" é um artigo: um artigo que deixa o substantivo meio "indefinido"... "um carro".
Temos agora:
O meu carro é um lindo modelo.
(Art.) (Pron. Adj.) (Subst.) (Verbo) (Art.) (Subst.)
Agora vamos estudar a palavra "lindo".
- "um lindo"?
ou
- "lindo carro"?
Claro, que a palavra "lindo" se relaciona com a palavra "carro", que é um substantivo.
Penso: "Lindo carro" não é qualquer "carro"!
Logo, a palavra "lindo" modifica o substantivo "carro", sendo portanto um "Adjetivo".
Agora temos:
O meu carro é um lindo modelo.
(Art.) (Pron. Adj.) (Subst.) (Verbo) (Art.) (Adj.) (Subst.)
(Com o tempo, esta técnica se tornará bem rápida. Treine bastante.)
Terminamos aqui a análise morfológica da oração.
Encontramos todas as Classes gramaticais presentes.
Passemos agora para a análise sintática.
Observe:
O meu carro é um lindo modelo.
(Art.) (Pron. Adj.) (Subst.) (Verbo) (Art.) (Adj.) (Subst.)
Incicialmente dividiremos a oração em suas duas partes: Sujeito e Predicado.
Como fazer?
Localizemos o verbo: "é"
Perguntemos ao verbo: Quem "é" alguma coisa? - "O meu carro"
Portanto, Sujeito da Oração: O Meu carro
O meu carro - Sujeito "simples" pois apresenta apenas um substantivo "carro" (núcleo do sujeito) e é "claro" pois está escrito na oração!
Dividiremos então assim:
Sujeito Simples e Claro Predicado Nominal
O meu carro / é um lindo modelo.
(Art.) (Pron. Adj.) (Subst.) (Verbo) (Art.) (Adj.) (Subst.)
(de ligação)
Agora vamos ao que interessa, encontrar oa Adjuntos Adnominais!
Sabemos que o Adjunto Adnominal (junto do nome) é um termo que se liga ao substantivo e que é apenas um Adjunto, portanto acessório.
O Adjunto Adnominal pode ser retirado da oração, sem que ela perca o sentido completo, ou seja, os Adjuntos adnominais são termos que se ligam ao substantivo (Artigos ou Adjetivos) e, como acessórios, não são essenciais para o entendimento da mensagem.
Portanto, os termos: "o", "meu", "um" e "lindo", são todos Adjuntos Adnominais. São termos que se ligaram aos sunstantivos da oração para ampliar os sentidos, dar maleabilidade à frase e para falicitar a pronúncia. Claro que literariamente, esses acessórios se tornam de importância vital, pois trazem beleza às orações. Mas estudaremos isso na parte de Semântica.
Aqui estamos atentos à "forma e estrutura" da oração, a sua composição mais primitiva, sem atentar para o que as mensagem querem dizer... (Semântica.)
Continuemos:
Temos então:
Sujeito Simples e Claro Predicado Nominal
O meu carro / é um lindo modelo.
(Art.) (Pron. Adj.) (Subst.) (Verbo) (Art.) (Adj.) (Subst.)
(de ligação/estado)
| | | | | |
(Ad/Ad.) (Ad/Ad.) (Núcleo Suj.) (Ad/Ad.) (Ad/Ad.) (Predicativo)
Legenda: (Ad/Ad.) = Adjunto Adnominal!
Vou repetir a questão do "Acessório x Essencial". É muito importante.
Devemos lembrar: os "adjuntos adnominais" se ligam a um substantivo, mas são acessórios, ou seja, podem ser retirados da frase.
Vamos ver agora um caso em que mais de uma palavra se fundem para exercer a função de "adjunto adnominal".
Adjuntos Adnominais em Locuções
Primeiramente devemos relembrar o que são locuções adjetivas:
"Conjunto de palavras que se unem para formar um adjetivo."
Observe:
Maria tem por Pedro um amor "de mãe".
Localizamos o substantivo "amor":
Maria tem por Pedro um "amor" de mãe.
Note que a expressão: “de mãe” se liga ao substantivo “amor”. Dando a este amor uma qualidade: Não é mais "qualquer amor", é "amor de mãe", ou seja, a expressão "de mãe" modifica o substantivo " amor".
Temos, portanto:
"preposição" + "substantivo"
(de) (mãe)
que se unem formando a locução adjetiva: "de mãe".
Como a locução "de mãe" se liga a um substantivo "amor", logo ela será uma Locução Adjetiva, com mesmo valor de um adjetivo.
Observem que a Locução Adjetiva representa um Adjetivo
"de mãe" = "materno"
"amor de mãe" "amor materno"
Observe:
Maria tem por Pedro um amor "de mãe".
Maria tem por Pedro um amor materno ou maternal.
Resumindo:
"Locução" é a fusão de duas palavras.
A Locução é Adjetiva quando possui o valor de Adjetivo, ou seja, quando "modifica" um substantivo.
Apresentam a seguinte estrutura:
(preposição + substantivo)
As Locuções Adjetivas, como Ajetivo que é, funcionam na oração como Adjuntos Adnominais.
Alguns exemplos de locuções adjetivas:
Amor 'de pai' = amor paterno
Carne 'de porco' = carne suína
Café 'da manhã' = café matinal
Algumas Locuções Adjetivas possuem um adjetivo correspondente, podendo ser substituído por este. (Vale a pena fazer uma pesquisa!)
Arsenal de guerra - (Loc. adjetiva) - Arsenal bélico (Adjetivo)
Veneno de serpente - (Loc. adjetiva) - Veneno ofídico (Adjetivo)
Algumas Locuções não apresentam um Adjetivo correspondente.
Ela tem por ele um carinho "de tia".
Não possuímos um Adjetivo "tial"...
Mas devemos atentar que a expressão "de tia":
1. É um acessório: pode ser retirado da oração:
Ela tem por ele um carinho.
2. Se liga a um substantivo: "carinho de tia" - "de tia" se liga a "carinho"
3. Modifica o substantivo "carinho" : não é "qualquer carinho", é um "carinho de tia".
Devemos sempre ter em mãos várias ferramentas, vários ângulos de análise, para compreendermos a estrutura de uma oração. Aos poucos, tudo isso se torna automático e você olhará para a Oração e verá tudo isso em fração de segundos. Importante é treinar, treinar, treinar.
Recapitulando:
1. Adjuntos adnominais são palavras que se juntam ao nome (substantivo).
2. Adjuntos adnominais são termos acessórios, podem ser retirados da frase, sem contudo que ela perca o sentido.
3. Funcionam como Adjuntos Adnominais: Artigos e Adjetivos (Locuções adjetivas, pronomes adjetivos ou numerais adjetivos)
"Observemos um dúvida recorrente:"
Quando chamar um termo de "Adjetivo" ou de "Adjunto Adnominal"?
Usamos os termos: Substantivos, Artigos, Adjetivos, Verbos, Pronomes, Numerais, Conjunções, Preposições ou Interjeições para designar CLASSES GRAMATICAIS - Estudo da Morfologia, portanto.
Usamos os termos: Sujeito, Predicativo,Adjunto Adnominal, Adjunto Adverbial, Aposto, Vocativo, Agente da Passiva, Complemento Nominal e Complemento Verbal (Objetos Direto e Indireto) para designar FUNÇÕES SINTÁTICAS - ou seja, as funções que cada Classe Gramatical exerce dentro da Oração. Portanto, estudo da Sintaxe.
Fique atento:
A Morfologia estuda as Classes de Palavras (artigo, adjetivo...)
A Sintaxe estuda as funções destas classes dentro de uma oração (Adjunto adverbial, complemento verbal, aposto... etc...)
Revise as Aulas 1 e 2.
Concluímos aqui o estudo sobre "Adjuntos Adnominais".
Uma sugestão: Para que o curso tenha efeito, exercite bastante esta aula, antes de passar à aula seguinte!
Na Aula 9, estudaremos os Adjuntos Adverbiais.
Aula já publicada:
http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2885525
Bons estudos.