NÃO SEJA CURIOSO!!!
Falei para não ser curioso, mas COMO VOCÊ FOI CURIOSO, RECEBERÁ UM PRÊMIO:
O conhecimento é uns dos melhores prêmios que podemos receber, porém junto com o prêmio você recebe um ônus.
E o ônus é que você não pode mais se dar ao luxo de agir da mesma maneira.
Para dominar nosso idioma é necessário duas características. A saber:
Curiosidade e Obstinação. Se você tiver a primeira sem ter a segunda estará fadado ao fracasso. Se você tiver a segunda sem ter a primeira ficará no meio do caminho.
Muitos não conhecem o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa).
O VOLP é como se fosse o STF, ou seja, a última instância. Se um dicionário estiver escrito de uma forma e o VOLP estiver de outra. A última palavra é do VOLP.
Para os curiosos de plantão deve ter sempre o VOLP em mãos.
Também pode consultar o VOLP pelo site:
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23
Vale dizer: o que não está no VOLP não está no mundo. (risos)
No entanto, a curiosidade que eu me refiro não é apenas o de consultar o VOLP, mas sim de consultar um dicionário qualquer ou a gramática de preferência quando não temos certeza de algo.
Por exemplo: a Palavra SUBSÍDIO. Uma maioria esmagadora pronuncia subZídio (com Z). Uma rápida e curiosa olhada em qualquer dicionário, iremos constatar que a pronúncia correta é subSídio (com S). Isso é curiosidade.
O problema é que a maioria que se propõe a estudar nosso idioma desiste no meio do caminho por achar difícil. É aí que entra a obstinação.
Não podemos nos acomodar. Devemos cultuar nossa língua dando a devida atenção, afinal é o nosso instrumento de comunicação.
Não estou dizendo que eu escrevo com perfeição, pelo contrário, tenho muitas falhas. Falhas que estou sanando com curiosidade e obstinação.
Sempre nos deparamos com placas “aprenda inglês em 6 meses”, “aprenda inglês em 2 meses”. Espero nunca ver uma placa dessas se referindo ao nosso idioma. Absurdo, para dominar um idioma como o nosso é preciso ter dedicação.
Desculpem-me, acho que perdi o foco. (risos)
Pelo todo exposto, aconselho: tenha curiosidade e obstinação, pois o caminho não é fácil, mas a recompensa é prazerosa. Outro conselho seria que você fizesse um cronograma de estudo, no mínimo semanal. Pegue uma gramática de sua preferência, (a minha é a do Cegalla) e estude do começo, como se você não soubesse nada. Assim, quando chegar nas partes que você achava difícil, estará fácil agora.
É isso.
Forte Abraço