Entendendo a Língua Portuguesa - Sintaxe - Aula 5

" Aula 5"

Terminaremos nesta aula nossa revisão sobre as Classes Gramaticais.

Continuemos...

"Preposições"

Preposições são palavras invariáveis que tem por função fazer ligações entre as palavras, dentro da oração.

Observe a sequência natural do uso de uma preposição:

Primeiro termo + preposição + segundo termo

coração "de" mãe

A preposição situa-se entre duas palavras:

O primeiro termo ou termo REGENTE - solicita a preposição.

O segundo termo ou termo REGIDO - se une à preposição formando um todo único: "de mãe" - como se significasse uma só coisa: materno, acressentando à ao etrmo "mãe" a ideia (neste caso) de posse. É o amor da mãe.

A preposição traz a idéia do termo regido (mãe) para dentro do termo regente (amor), estabelecendo uma relação entre eles.

Observe:

Maria precisa "de" carinho.

Atente para como a preposição une os dois sentidos em um só: carinho é aquilo de que Maria precisa.

São preposições: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre e trás.

Algumas palavras também podem funcionar como preposições acidentais: como, durante, afora, menos, salvo, conforme, exceto, que...

Lembre-se: Ao analisar uma frase, a preposição estará sempre ligada à palavra posterior a ela, ou seja, o termo regido.

"Conjunções"

Conjunções são palavras que também fazem ligações, assim como as preposições. Porém as Conjunções ligam orações umas às outras, estabelecendo relação de coordenação ou de subordinação.

Observe:

Ana foi ao baile "e" encontrou um amigo.

Note que a conjunção “e” liga duas orações, de forma que:

Ana foi "e" Ana encontrou...

São conjunções: portanto, logo, pois, como, mas, e, embora, porque, entretanto, nem, quando, ora, que, porém, todavia, quer, contudo, seja, conforme.

As conjunções estabelecem uma relação entre os termos que são ligados por ela. Esta elação ocorre de duas formas:

"Coordenação"

– em que os termos ligados possuem o mesmo nível sintático.

"Maria saiu", mas "Pedro chegou".

Atente que a conjunção “mas” liga duas orações completas, de mesmo valor, portanto cada uma das orações ligados por uma conjunção coordenativa são frases, ou seja, apresentam, sozinhas, sentido completo.

"Maria saiu." - "Pedro chegou."

A Conjunção Coordenativa, que liga duas orações completas (frases), acrecenta à ideia geral uma noção bem específica:

"Adiversidade ou oposição": mas, contudo, todavia...

Maria saiu, mas Pedro chegou.

"Alternância": ou...ou, ou, ora...ora, já...já, quer...quer, etc.

Maria saiu ou Pedro chegou.

"Adição": e, nem, mas também, como também, além de, etc.

Maria saiu e Pedro chegou.

"Explicação": que, porque, porquanto, pois (anteposta ao verbo).

Maria saiu porque Pedro chegou.

"Conclusão": pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc.

Maria saiu, portanto Pedro chegou.

Estudaremos melhor as conjunções mais adiante, na aula sobre Orações Coordenadas.

"Subordinação"

– em que os termos ligados são de níveis diferentes, ou seja, pelo menos uma oração é incompleta (subordinada) e depende da outra.

Ana afirmou / que seu pai estava triste.

Temos duas orações:

Ana Afirmou

Seu pai estava triste.

Conjunção: que (integrante)

A conjunção “que” liga duas orações, sendo que uma delas depende da outra:

Observe:

Ana Afirmou...

Oração sem sentido completo

... que seu pai estava triste.

Oração sem sentido completo

Ana afirmou alguma coisa... O que ela afirmou foi: que seu pai estava triste.

Note que na subordinação, pelo menos uma das orações não é uma frase, ou seja. não possue um sentido completo.

Estudaremos melhor os tipos de conjunção no capítulo das Orações Coordenadas e Subordinadas.

"Interjeições"

Interjeições são palavras que transmitem sentimentos e emoções. Por si mesmas apresentam sentido completo, sendo chamadas de palavras-frase.

Alegria: oba!, eba!, viva!, oh!, ah!, uhu!, eh! , gol!, que bom!, iupi!

Saudação: oi!, olá!, salve!, adeus!, viva!, alô!

Alívio: ufa!, uf!, ah!, ainda bem!, arre!

Animação, estímulo: coragem!, avante!, firme!, vamos!, eia!

Aprovação, aplauso: bravo!, bis!, viva!, muito bem!

Desejo: tomara!, oxalá!, queira deus!, oh!, pudera!

Dor: ai! ui!

Espanto, surpresa, admiração: ah!, chi!, ih!, oh!, uh!, ué!, puxa!, uau!, caramba!, caraca!, putz!, gente!, céus!, uai!, horra!, nossa! (francês: oh lala)

Impaciência: hum!, hem!, raios!, diabo!, puxa!, pô!, cacete!

Invocação, chamamento, apelo: alô!, olá!, psiu!, socorro!, ei!, eh!, ô!

Medo, terror: credo!, cruzes! uh!, ui!socorro!

Bem, aqui encerramos a primeira parte de de nosso Estudo: A Revisão de Morfologia. Vale salientar que aqui descrevi apenas o necessário para o entendimento da Sinataxe, objeto deste curso.

A parte completa de Morfologia poderá ser acessada através do meu site. Em breve, postarei aqui a parte de Morfologia também.

Segue Treinamento com Exercícios para as aulas 1 até 5.

http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2872488

A próxima aula, a "Aula 6", iniciaremos o Curso de Sintaxe.

Aula já publicada: http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2879994

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Bons estudos.

Professor Ed Borges.