OS ANOS “OITENTA” OU “OITENTAS” FORAM MARCANTES?

Segundo ensinam alguns estudiosos do nosso idioma, o correto é dizer e escrever: “Os anos OITENTAS foram marcantes.”

Leciona JOSUÉ MACHADO que, na substantivação, não há motivo para abandonar os numerais sem flexão para o plural. Exs.: a) "As eleições dos anos noventas serão diferentes com as urnas eletrônicas"; b) "Os ladrões do Congresso transformavam cincos em cinquentas” c) "Os noves do baralho foram marcados". (Manual da Falta de Estilo, Editora Best Seller, 2ª ed., 1994, p. 71).

O renomado VITTÓRIO BERGO, por sua vez, também leciona que as palavras substantivadas seguem geralmente as regras normais de flexão para o plural, segundo a sua terminação, como é o caso de os noves. (Consultor de Gramática e de Estilística, Livraria Editora Zélio Valverde, 1943, p. 191).

Para o gramático DOMINGOS PASCHOAL CEGALLA, por um lado, "numerais substantivados terminados por fonema vocálico formam o plural como os substantivos: dois uns, quatro setes, prova dos noves fora, dois cens"; por outro lado, ficam invariáveis os que finalizam por fonema consonantal: 'No teste, João tirou quatro seis e dois dez". (Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa, Editora Nova Fronteira, 2ª ed., 1999, p. 285).

Assim sendo, de modo específico para o caso em tela, há de se dizer ANOS OITENTAS, e não ANOS OITENTA, como tem sido de corriqueira audiência.

David Fares
Enviado por David Fares em 11/03/2011
Reeditado em 11/03/2011
Código do texto: T2841029
Classificação de conteúdo: seguro