ELA É UMA EXCELENTE “COMEDIANTE” OU “COMEDIANTA”?

O feminino de comediante, por mais estranho que pareça, pode ser COMEDIANTA também. Embora COMEDIANTE se use para os dois gêneros, há registro na Língua Portuguesa da forma feminina com a desinência [A].

Exemplo:

“E eis aqui as profusões e demasias, que alguns usam com os comediantes e comediantas, não tanto porque estas representaram bem o papel que lhes deu gosto, quanto para representarem eles o papel de senhoraços ricos e grandiosos.” (Padre Manuel Bernardes, Nova Floresta, V, 247).

Ao lado de COMEDIANTE [que dá como substantivo COMUM DE DOIS GÊNEROS] registra a palavra COMEDIANTA como um SUBSTANTIVO FEMININO o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras, que é, como se sabe, o veículo oficial para dirimir eventuais dúvidas acerca da existência ou não de vocábulos em nosso idioma, o que, salvo melhor juízo, implica dizer que o uso do vocábulo COMEDIANTA está plena e oficialmente autorizado entre nós. Assim, a forma COMEDIANTA, ainda que pouco usada entre nós, é vernácula, tanto que já consignada na 5ª e última edição [2009] do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa [p. 205].

Entretanto, por razões desconhecidas, os nossos mais renomados dicionários [AURÉLIO e HOUAISS] pura e simplesmente não registram a forma COMEDIANTA.

De qualquer forma, ensina o renomado gramático LUIZ ANTÔNIO SACCONI:

“comediante

Podemos usar, indiferentemente, o/a comediante ou o comediante, a comedianta.” (Dicionário de Dúvidas, Dificuldades e Curiosidades da Língua Portuguesa, Editora Harbra, 1ª ed., 2005, p. 109).

É ou não curiosa e apaixonante nossa Língua Portuguesa?

David Fares
Enviado por David Fares em 04/01/2011
Reeditado em 02/02/2011
Código do texto: T2708800
Classificação de conteúdo: seguro