HOMÓFONAS, HOMÓGRAFAS, PARÔNIMAS, ANTÔNIMAS E SINÔNIMAS

Vivemos mergulhados em palavras. Palavras iguais na escrita, na pronúncia, no sentido, ou ligadas por contraste. Cada uma das relações citadas tem um nome, conforme abaixo:

Palavras homógrafas são aquelas que têm a mesma escrita, e significados diferentes. Por exemplo: manga (de camisa) e manga (fruta).

Palavras homófonas têm a mesma pronúncia, mas a escrita e o sentido são diferentes. Veja os verbos caçar e cassar. Os dois têm o mesmo som, e se distinguem pela escrita e pelo sentido. O primeiro, com cedilha, se aplica ao esporte ou à atividade econômica: caçar animais. O segundo se refere à interrupção de um mandato ou direito: cassar o deputado, cassar o senador, cassar os direitos políticos.

Palavras parônimas: São palavras parecidas na escrita e na pronúncia, mas com ligeira diferença gráfica e fonética, e sentido totalmente diferente. Exemplos: Iminente/Eminente. O primeiro é algo que está para acontecer. O segundo é tratamento que se dá aos bispos (Vossa Eminência, Eminente Prelado). História/estória (são um pouco parecidas de sentido, mas com H é verdadeira, com E é de trancoso, ou lorota.

Sinônimas: Tem escrita e som diferentes, mas o mesmo significado. Exemplos: Beleza/boniteza; orgulho/empáfia.

Antônimas: São escritas de forma diferente, mas se unem pelo contraste do sentido: Feio/bonito; velho/novo; alto/baixo.

Este assunto é simples, mas algumas pessoas ainda têm dúvidas. Por isso, resolvi escrever mais este texto no segmento GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA, para que as pessoas tirem suas dúvidas sobre o tema.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 31/10/2010
Reeditado em 06/02/2011
Código do texto: T2588288
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.