O USO DA VÍRGULA ANTES DE ETC. (SERIA ESSE O FIM DA POLÊMICA?)

Em nosso despretensioso entender, pensamos que os notáveis gramáticos EVANILDO BECHARA, CELSO CUNHA, DOMINGOS PASCHOAL CEGALLA e ROCHA LIMA, ao usarem a vírgula antes de etc. em várias passagens de suas clássicas gramáticas, consolidaram o entendimento da OBRIGATORIEDADE desse sinal de pontuação antes de etc., embora saibamos que, em questão de língua, nada pode ser absoluto, inflexível.

Todavia, nosso humilde entendimento também encontra amparo no VOCABULÁRIO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA e no recente ACORDO ORTOGRÁFICO, os quais também utilizam a vírgula antes de etc. (e, às vezes, até o ponto-e-vírgula!).

Aliás, transcrevemos, por oportuna, a lição de outro notável gramático – LUIZ ANTONIO SACCONI –, vazada nos seguintes termos:

“etc.

Abreviatura da expressão latina et cetera = e as outras coisas. Apesar de seu significado, aplica-se hoje também a pessoas e animais: Recebi em casa Teresa, Juçara, Hermengarda, Hortênsia, etc. Usa-se vírgula antes de etc.? Usa-se. Embora essa abreviatura signifique e outras coisas, o uso da vírgula é obrigatório, a ver-se como está no Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (PVOLP) e em todos os bons dicionários. Quando o período se encerra com etc., não há necessidade de empregar outro ponto, além do abreviativo ("etc..”). Usa-se "e" antes de etc.? Não.” (Dicionário de Dúvidas, Dificuldades e Curiosidades da Língua Portuguesa, Editora Harbra, 1ª ed., 2005, p. 190).

DOMINGOS PASCHOAL CEGALLA, por sua vez, sintetiza em três observações os problemas referentes ao assunto: a) “Costuma-se usar vírgula antes dessa abreviatura, embora contenha a conjunção e”; b) Não se deve usar a conjunção e antes de etc.; c) “Pode-se empregar etc., mesmo com referência a pessoas e animais’. (Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa, Editora Nova Fronteira, 2ª ed., 1999, 156).

Assim, há de se indagar: Estariam os citados mestres da Língua Portuguesa e os Imortais da Academia Brasileira de Letras equivocados?

David Fares
Enviado por David Fares em 15/10/2010
Código do texto: T2557707
Classificação de conteúdo: seguro