Uma explicação gramatical sobre o ESPÍRITO SANTO
Uma pergunta foi feita sobre o Espírito Santo.
Um teólogo que não acreditava que o Espírito Santo é uma Pessoa queria que eu lhe provasse pela bíblia que o Espírito de Deus não era apenas uma força, uma influência, ou apenas a vontade de Deus ativa na terra, o argumento que ele usou foi uma passagem bíblica.
Lá em Joel 2:28, Joel é profeta menor na bíblia, menor numa linguagem alegórica, por causa que suas profecias foram poucas: por exemplo o Profeta Isaias é um profeta maior por que suas escritas proféticas foram de 66 capítulos enquanto o de Joel foram 3 capítulos, mas isso não o desqualifica, não! É só um modo de separar os profetas na bíblia, e é assim que os estudiosos de teologia fazem. Mas em Joel está escrito assim:
E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
O teólogo perguntou?
Está palavra; Derramarei o meu Espírito; o Espírito Santo é Liquido, gasoso ou composto?
Primeiro lugar o que é liquido?
[Do latim. liquidu.]
Adjetivo.
Que flui ou corre, tomando sempre a forma dos recipientes em que se encontra: ou Substantivo masculino.
Substância líquida.
Alimento líquido; bebida.
Fís. Fluido incompressível, ou muito pouco compressível, no qual as interações moleculares são relativamente grandes.
Segundo lugar o que é gasoso?
Adjetivo.
Da natureza do gás.
Saturado de anidrido carbônico. ~ V. água mineral —a, cromatografia —a, estado —, gangrena —a e limonada —a.
Terceiro lugar o que é Composto>
[Vem do latim também. compositu, part. pass. de componere (v. compor), por via popular.]
Adjetivo.
Constituído por dois ou mais elementos.
Substância ou corpo composto.
Complexo de várias coisas combinadas.
Ou seja ele quis saber se era liquido, gasoso ou a mistura dos dois.
Vamos responder com a gramática. Pois existem muitos teólogos que não entende nada de português e que se diz o mestre em interpretação da bíblia, mas não entende a sua própria linguagem, não sabe o que é gramática nem interpretação de texto, assunto que se aprende entre a quarta e quinta serie do ensino fundamental. Mas paciência nos somos limitados.
Vamos para alguns versículos bíblicos para entendemos melhor. Observe.
(João 14:16,17)
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
(João 14:26)
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
(João 16:14)
Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
- Consolador estar com letras maiúsculas, substantivo próprio personativo, masculino singular.
Ele me glorificará: Ele pronome pessoal, pronome é a palavra que se coloca no lugar do nome, para não ser necessário repetir o mesmo nome.
Vo-lo: pronome pessoal em caso oblíquo.
Aquele, o Espírito de verdade: aquele – demonstrativo masculino:
O Derramar lá em Joel é uma linguagem simbólica: a bíblia tem três tipos de linguagem:
“Simbólica,
Alegórica e
Literal”.
Se você não conhecer esses três tipos de linguagem da bíblia e a gramática, não passe pros outros uma interpretação profunda sobre qualquer assunto.
O Espírito de Deus é classificado como uma pessoa: ou seja, O Pai, o Filho e o Espírito santo são pessoas Divinas.
Agora eu e você somos consideradas “Pessoa natural”. O ser humano considerado singularmente, como sujeito de direitos; pessoa física.
Ou seja, uma pessoa, por que pessoa?
Uma pessoa tem vontades próprias, tem caráter; sentir, têm desejos, consciência para fazer escolhas, opinião, observar, escutar, amar, odiar, rir e chorar. O Espírito tem tudo isso, Ele não é um robô, uma força ativa de Deus ou coisa parecida. Ele também é Deus.
Vejamos: o Pai é uma pessoa, o Filho é outra pessoa e o Espírito santo é outra pessoa com vontades e desejos próprios, mas são um só porque vivem em harmonia. O desejo dEles é unicamente no crescimento do seu Reino, conclui também no amor pelo o homem, Interessante isso porque o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo trabalham pelo o bem estar do homem, mas o homem não sabe desfrutar isso, prefere viver em rebeldia perante Deus, digo isso, mas não são todos.
Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. Saíste ao encontro daquele que se alegrava e praticava justiça e dos que se lembram de ti nos teus caminhos; eis que te iraste, porque pecamos; neles há eternidade, para que sejamos salvos?
(Isaias 64:4,5)