TER DE ou TER QUE?
____________________________________
Descomplicando a Língua
Qual a alternativa correta: Tenho de estudar ou Tenho que estudar? Hoje, está mais que generalizado usar "ter de" ou "ter que", ou seja, tanto faz. Dicionários com o Houaiss e o Aurélio colocam as duas formas como equivalentes. Bons gramáticos também aceitam as duas expressões como equivalentes; vejamos o que diz Saconni¹: "É indiferente, no português contemporâneo, o uso de ter que e de ter de [...]".
Entretanto, gramáticos mais tradicionais, ainda, não aceitam as duas formas como equivalentes. De modo que, a gramática tradicional recomenda usar:
1. Ter que - quando se subentende "ter algo para", "coisa para" antes do [que]:
● Tenho muito que estudar. (= Ele tem muita coisa ou matéria para estudar)
● Tinha muitas (coisas) que fazer.
2. Ter de - quando antes do [de] se subentende alguma necessidade, obrigatoriedade ou dever: Tenho (necessidade, obrigação) de estudar.
● Tenho (necessidade, obrigação) de pagar meu amigo.
O que fazer nos concursos e vestibulares? Nesse caso, melhor seguir as recomendações da gramática tradicional. A não ser que nenhuma das alternativas corresponda as tradicionais, e apareça, entre elas, a que sugere como expressões equivalentes. ®Sérgio.
____________________
1 - SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais! 28ª ed. São Paulo: Editora Harbra, 2005.
Para maiores informações a respeito do assunto ver: Rocha Lima, Carlos Henrique, Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 45 ed. Rio de janeiro: José Olympio, 2006.
Se você encontrar omissões e /ou erros (inclusive de português), relate-me.
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!