RESPOSTA AO TEXTO "GUARDE ESTA INFORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA. POUCA GENTE A CONHECE". QUE VERSA SOBRE ANTÔNIMO PARA INTELIGENTE.

Há pouco, li a seguinte pérola linguística:

"A palavra INTELIGENTE possui um único antônimo"; que seria, no ponto de vista do ilustre recantista, a palavra PARVO".

Ainda afirma, com muita convicção, que BURRO jamais representou antônimo para inteligente. É como não saber a diferença entre um prato e um pinico.

Verifiquemos alguns antônimos de inteligente: desalumiado, estulto, estúpido, imbecil, néscio, pacóvio, tolo; ver tb. sinonímia de tolo (HOUAISS)

INTELIGENTE - Do latim "intelligente", tem como antônimo estúpido do latim "stupidu".

Mas admitem-se outros antônimos como: desalumiado, estulto, estúpido, imbecil, néscio, pacóvio, tolo; ver tb. sinonímia de tolo.

Ao ilustre recantista autor de tal devaneio, recomendo o estudo do livro Curso Básico Latim: Gradus Primus - Paulo Ronai.

E a consulta a uma boa gramática.

Os antigos romanos, que falavam o Latim, língua que deu origem à Língua Portuguesa, utilizavam como antônimo para "intelligente" a palavra "stupidu".

Parvo, no entanto, do latim "parvulu", diminutivo de "parvus", pequeno, por via popular. É um antônimo "distante" de inteligente, significa limitado, pequeno, tolo, apoucado... (Dicionário Aurélio).

Conclui-se, logicamente, que PARVO não é, em hipótese alguma, o ÚNICO antônimo para a palavra INTELIGENTE.

Ainda aproveito a oportunidade para informar que BURRO é, sempre foi, e sempre será antônimo de inteligente. Isso em todos os dicionários devidamente atualizados encontrados nas melhores e piores livrarias do País.

Infelizmente qualquer néscio, tolo, burro ou pacóvio se sente habilitado para escrever sobre a Língua Portuguesa e, quando recebe um eventual esclarecimento sobre assuntos de maior complexidade, simplesmente apaga o comentário do colega e pior, mantém vivo o texto inusitado.

Verifica-se que a finalidade de alguns não é discutir cultura e nem trocar conhecimentos. É uma tentativa desesperada de autopromoção, publica-se qualquer coisa sobre a Língua que é uma das mais complexas e mais bem definidas da história da humanidade. Para se entender, discutir, comentar sobre tal língua românica, deve-se ter uma boa noção ou ao menos um vislumbre de Latim.

Ou não...!

André Ashkar
Enviado por André Ashkar em 29/06/2010
Reeditado em 02/07/2010
Código do texto: T2347892