PARTICULARIDADES SOBRE O EMPREGO DO VERBO SER
O verbo SER, em seu emprego, apresenta as seguintes particularidades:
a) se o sujeito exprimir no plural ideia de PREÇO, MEDIDA ou PESO acompanhado de termo ou expressão que indique QUANTIDADE (MUITO, POUCO, BASTANTE, etc.), o verbo SER concordará com a QUANTIDADE: Cem mil reais ERA pouco para o ganancioso Florisvaldo. / Quinhentos quilômetros É muito para percorrer em um só dia. / Duzentos gramas de queijo SÃO suficientes para o lanche.
b) se o sujeito é um SUBSTANTIVO e o PREDICATIVO (aquilo que se refere ao sujeito) um PRONOME PESSOAL, o verbo SER concordará com o pronome pessoal: Os verdadeiros inimigos da pátria SOIS vós, senhores políticos. / Os vencedores do concurso SEREMOS nós, alunos aplicados.
c) em frases interrogativas iniciadas pelos pronomes QUE ou QUEM, o verbo SER concordará com o SUBSTANTIVO ou PRONOME que o seguir: Quem ERAM aqueles estranhos homens, Craquilda? / Que SÃO verbos vicários, professor? / Quem SOIS vós?
d) quando o sujeito é um dos pronomes TUDO, ISTO, O, AQUILO, etc. e o predicativo vem no plural, o verbo SER concordará com o sujeito ou com o predicativo, dependendo de qual deles se queira destacar: Tudo ERAM flores para Felisberto (o verbo concorda com FLORES). / Tudo ERA flores para Felisberto (o verbo concorda com TUDO). / Aquilo ERAM mentiras comprovadas (o verbo concorda com MENTIRAS). / Aquilo ERA verdades comprovadas (o verbo concorda com AQUILO).
e) se o sujeito designa COISA no singular e o predicativo exprime COISA no plural, o verbo SER vai para o singular ou o plural, dependendo de qual deles se queira destacar: A causa de meu arrependimento FOI tuas desculpas. (o verbo concorda com CAUSA). / A causa de meu arrependimento FORAM tuas DESCULPAS. (concorda com DESCULPAS).
f) se acompanhado de expressão indicativa de HORA, DATA ou DISTÂNCIA, concordará com o numeral, ou, se o numeral for composto, com o primeiro deles: SERIAM dez horas da manhã. / ERA meio-dia e meia. / Hoje SÃO 13 de maio. / Da minha casa à padaria SÃO trezentos metros.
Observações:
a) Com as locuções prepositivas CERCA DE, PERTO DE, etc., o verbo SER ficará preferencialmente no SINGULAR: Deveria SER cerca de 20 horas. / ERA perto de quatro horas quando Chifrundina chegou.
b) Na oração “Hoje SÃO 27 de maio”, a concordância com a ideia implícita de “dia”, também é, gramaticalmente, correta: Hoje É (dia) 27 de maio.