PARALELISMO REGENCIAL

Não se pode dar o mesmo complemento a verbos e a nomes de regências diferentes. Assim, duas palavras [verbos ou não] que apresentem regências diferentes, não podem possuir, em comum, o mesmo complemento. Se as regências forem diversas, casa palavra ou verbo deverá ter seu próprio complemento. É errado, pois, dizer e escrever: Vi e gostei do filme. Como VER é transitivo direto e GOSTAR é transitivo indireto, o correto é: Vi o filme e gostei dele. Ou Ainda: Gostei do filme que vi. / Ele entrou e saiu do cinema logo em seguida (errado) / Ele entrou no cinema e saiu dele logo em seguida. (correto).

* Necessitamos e gostamos de carinho. (correto)

** Vendo e compro apartamentos. (correto)

*Observe-se que tanto o verbo NECESSITAR quanto o verbo GOSTAR regem um mesmo tipo de preposição [DE]. Nesse caso, têm-se duas regências paralelas utilizando o mesmo complemento [DE CARINHO]. Assim, a construção é adequada visto que as regências são iguais.

**Dois verbos transitivos diretos [VENDER e COMPRAR] com o mesmo complemento [APARTAMENTOS]. Assim, a construção é adequada visto que as regências são iguais.

David Fares
Enviado por David Fares em 09/06/2010
Reeditado em 09/06/2010
Código do texto: T2310204
Classificação de conteúdo: seguro