TIPOS DE CLICHÊS
_________________________________
Clichê, chavão, frase feita, cacoetes, são expressões que se tornaram vazias de sentido ou se trivializaram, por força de terem sido demasiadamente repetidas. É usado nas situações mais diversas pelas mais diferentes pessoas, como uma fórmula que a tudo resolve. Maria Thereza F. Rocco, analisando redações apresentadas no vestibular, colheu alguns clichês, que a título de exemplo, transcrevo abaixo:
Clichês Amorosos
• Tremula de emoção, coloco o CD no aparelho de som. Adormeço no compasso do meu coração jovem que se enche de tanta dor diante do amor não compreendido.
Clichês Paisagísticos
• Os pássaros cantam, o sol brilha, é uma manhã maravilhosa. A manhã que pedi aos céus para ser palco de minhas dezoito primaveras.
Clichês Familiares
• Este foi o aniversário mais feliz de minha vida, pois mamãe sempre tão boazinha, tão paciente e dedicada, sem trair-se pela emoção, preparou-me uma linda festa-surpresa.
Clichês Existenciais
• Não posso mais ficar aqui de braços cruzados. Preciso de alguém para me dar um empurrão inicial para começar a galgar os degraus desta longa caminhada que é a vida.
Outras expressões que acabaram, com o tempo, se tornando clichês:
Clichês Filosóficos
Citações de pensadores famosos foram tão utilizados nos mais diferentes tipos de textos, inclusive nos mais eruditos, que deixaram de ser originais, servindo apenas para embelezar o texto ou para demonstrar falso conhecimento. Eis alguns:
● E para finalizar digo-lhes que "tudo vale a pena se a alma não é pequena". (F. Pessoa)
● Diante de tantos acontecimentos inacreditáveis, só resta concordarmos com Shakespeare quando escreveu: "Há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia".
● Em resposta aos questionamentos digo-lhes que "sei que nada sei". (Sócrates)
Clichês Jornalísticos
● Chega ao fim a novela da negociação dos funcionários públicos com o Governo.
● A negociação salarial volta a estaca zero. Amarga decepção.
● O homem foi encontrado em petição de miséria...
● Governador projeta mais uma obra faraônica.
Marshall McLuhan, considerado o papa da comunicação, observa que o uso do clichê é muitas vezes um impulso interior, como o uso da gíria dentro de um determinado comportamento coletivo. E de quando em quando não podemos evitar o uso do chavão, do lugar-comum. ®Sérgio.
Neste link: Clichê, Chavão, Frase Feita, abrangemos o Clichê de forma didática. Há, também, uma lista de clichês, que devem ser evitados, elaborada pela Folha de São Paulo. Vale a pena conferir.
_______________________________
Para copiar o texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.
Agradeço a leitura do texto e, antecipadamente, qualquer comentário.
Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.