6º) IpC (IMPORTANTE para CONCURSOS)-(Continuação dos VALORES SEMÂNTICOS DOS CONECTIVOS de OPOSIÇÃO em Língua Portuguesa) COORDENATIVO ADVERSATIVO e SUBORDINATIVO CONCESSIVO.
Uma das dúvidas mais constantes dos CANDIDATOS é o RECONHECIMENTO das possíveis formas de REESCRITURAS de TEXTOS em CONCURSOS ao se depararem com o emprego dos CONECTIVOS OPOSITIVOS existentes em nosso idioma.
Como já havia esclarecido o VALOR SEMÂNTICO COORDENADO ADVERSATIVO no 5º IPC, resta-nos observar quantos e quais CONECTIVOS podem exercer VALOR SEMÂNTICO em se tratando de REUNIÃO de PERÍODOS com FATOS CONTRÁRIOS, utilizando as CONJUNÇÕES devidas e/ou ADEQUADAS às QUESTÕES cobradas nos CONCURSOS.
Nem pensem em “Memorizar” CONJUNÇÕES”!
Basta entender e aplicar com CONVICÇÃO!
Para amenizar seu “MARTÍRIO” tentarei ser bem objetiva !
No nosso idioma só há “DOIS” tipos de CONECTIVOS que nos possibilitam REUNIR PERÍODOS de VALORES SEMÂNTICOS CONTRÁRIOS, exercendo OPOSIÇÃO entre as ORAÇÕES:
1º-
As REUNIÕES que se apresentarem com os CONECTIVOS ADVERSATIVOS é que serão consideradas ADEQUADAS.
(Para relembrar,
os CONECTIVOS ADVERSATIVOS são os que possuem em si os valores semânticos de OPOSIÇÃO (IDEIAS CONTRÁRIAS)
Os FATOS apresentados terão em si a INDEPENDÊNCIA entre eles:
PRINCIPAIS CONECTIVOS ou CONJUNÇÕES: ADVERSATIVAS :
MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, NO ENTANTO, ENTRETANTO...
2º-
Quando os FATOS apresentados na QUESTÃO proposta pelo CONCURSO possuírem entre eles uma certa DEPENDÊNCIA de CONTEÚDO ( UM depende do OUTRO).
São os chamados CONECTIVOS SUBORDINATIVOS CONCESSIVOS. Seus VALORES SEMÂNTICOS trazem em sua ESSÊNCIA:
OPOSIÇÃO e/ou IDEIAS CONTRÁRIAS.
Esclarecendo:
Indicam uma CONCESSÃO à ideia expressa pelo verbo da oração principal, isto é, admitem uma contradição ou um fato inesperado.
Só para relembrar:
Os CONECTIVOS ou CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CONCESSIVAS,
Principais conjunções:
embora,
ainda que,
posto que,
a menos que,
se bem que,
conquanto,
mesmo que,
nem que,
apesar de que,
(por mais) que,
(por muito) que etc.
EXEMPLO:
1ª QUESTÃO DISCURSIVA:
REESCREVA os PERÍODOS abaixo, reunindo-os e
transformando -os num PERÌODO COMPOSTO.
Empregue uma das possibilidades de subordinação desenvolvida que a NORMA CULTA nos oferece , apresentando um VALOR SEMÂNTICO OPOSITIVO.
I- O empregado não foi promovido.
II- O empregado se esforçou para a promoção do cargo.
Primeiramente, numa QUESTÃO DISCURSIVA , é necessário que o CANDIDATO SUBLINHE os verbos do ENUNCIADO da QUESTÃO proposta pelo CONCURSO, para atingir a META da BANCA EXAMINADORA.
Note que entre ambos os FATOS há uma DEPENDÊNCIA entre eles..
Analisando os FATOS, percebe-se uma ORAÇÃO PRINCIPAL e uma outra SUBORDINADA.
LEMBRE-SE de que CONCESSÃO significa uma “CONTRADIÇÃO”.de FATOS.
RESPOSTAS POSSÍVEIS dentre outras, sem alteração de sentido, adequando,se necessário as formas verbais.
1- EMBORA o empregado tenha se esforçado para a promoção do cargo, não foi promovido.
2- POR MAIS QUE o empregado tenha se esforçado para a promoção do cargo, não foi promovido.
Agora, que você já GABARITOU a QUESTÃO, não se esqueça das DUAS formas que se pode empregar para apresentar FATOS OPOSTOS no nosso idioma:
!º - COORDENADO ADVERSATIVO
2º- SUBORDINADO CONCESSIVO
Carinhosamente, desejo uma BOA SORTE e até a próxima DICA!
Mônica Marques