5º ) IpC:(IMPORTANTE para CONCURSOS): REESCRITURA de TEXTOS- CONECTIVOS COORDENATIVOS (SOMA de FATOS e FATOS em OPOSIÇÃO)
Em CONCURSOS , a REESCRITURA de textos está cada vez mais frequente, seja em QUESTÕES DISCURSIVAS ou em QUESTÕES OBJETIVAS ( com alternativas).
Não fique com receio de errar a resposta.
CONFIE!
Para relembrar:
Os CONECTIVOS são palavras responsáveis pela UNIÃO de vocábulos de idêntico valor gramatical ou ainda, a JUNÇÃO de “porções” de um texto que necessitam se agrupar para serem usados na COMUNICAÇÃO oral ou escrita.
EXEMPLO: Ele é estudioso E educado.
(O CONECTIVO “ E” uniu DUAS QUALIDADES( ADJETIVOS) a um só ser, numa única ORAÇÃO)
Já os CONECTIVOS COORDENATIVOS são os que REÚNEM “FATOS” independentes entre si.Também chamados de CONJUNÇÕES.
Podem se apresentar com valores semânticos distintos:
1-VALOR ADITIVO ( OS FATOS se SOMAM)
DICA:
(Como na Matemática, usa-se o raciocínio de sinais)
SE:
FATO I e FATO II = SINAIS IGUAIS = VALOR ADITIVO
(+ com +) = +
(- com - ) = -
Logo, REÚNEM-se os FATOS com VALOR ADITIVO.
(CONECTIVO ADITIVO)
EXEMPLOS:
Ele estuda E trabalha.( VALOR ADITIVO)
Ele não estuda E NEM trabalha( VALOR ADITIVO)
***
2- VALOR ADVERSATIVO (OS FATOS são OPOSTOS)
DICA:
FATO I e FATO II
(+ com -) = -
EXEMPLO:
Ele estuda, MAS não aprende.(VALOR ADVERSATIVO)
Logo, REÚNEM-se os FATOS OPOSTOS com VALOR ADVERSATIVO.
Observa-se que em cada “PORÇÃO” é utilizado apenas um VERBO ou LOCUÇÃO VERBAL. = UM FATO ou UMA ORAÇÃO.
A partir do momento que a QUESTÃO do CONCURSO pede para que você REÚNA FATOS, você já tem a plena noção de que terá que obter um resultado de DUAS ou mais ORAÇÕES (Período COMPOSTO por dois ou mais FATOS).
EXEMPLO:
COORDENAÇÃO
1º-)
I-FATO: Ele é candidato à vaga de Direito.
II-FATO: Ele NÃO gosta de ler.
Perceba que os FATOS se apresentam com conteúdos independentes, por isso, são COORDENADOS entre si.
QUESTÃO:
REÚNA os PERÍODOS com o CONECTIVO adequado sem alterar o contexto.em seu valor semântico.
*Note que VALOR SEMÂNTICO = SIGNIFICADO ou SENTIDO que o CONECTIVO apresenta em sua essência quando se reúne a outro período..
Perceba :
Para que não seja alterado o resultado da UNIÃO dos períodos, você terá que “INTERPRETAR” ou ENTENDER o sentido que há entre eles
(È o chamado VALOR SEMÂNTICO)
RACIOCÍNIO:
SE ele é candidato à DIREITO (ADVOCACIA) = ao I FATO e
NÃO gosta de LER = ao II FATO
REUNINDO os “FATOS”, teremos um VALOR OPOSITIVO (CONTRÁRIO) entre eles.
Certo?
Obteremos como RESPOSTAS ADEQUADAS à QUESTÃO proposta pelo CONCURSO as possibilidades que o nosso idioma nos oferece .
As REUNIÕES que se apresentarem com os CONECTIVOS ADVERSATIVOS é que serão consideradas ADEQUADAS.
(Para relembrar, os CONECTIVOS ADVERSATIVOS são os que possuem em si os valores semânticos de OPOSIÇÃO (IDEIAS CONTRÁRIAS)
MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, NO ENTANTO, ENTRETANTO...
Sendo assim,
RESPOSTAS POSSÍVEIS À QUESTÃO:
1- Ele é candidato à vaga de Direito, MAS não gosta de ler.
2- Ele é candidato à vaga de Direito, PORÉM não gosta de ler.
3- Ele é candidato à vaga de Direito, CONTUDO não gosta de ler.
4- Ele é candidato à vaga de Direito, TODAVIA não gosta de ler.
5- Ele é candidato à vaga de Direito, NO ENTANTO não gosta de ler.
6- Ele é candidato à vaga de Direito, ENTRETANTO não gosta de Ler.
Espero, carinhosamente, que você não tenha mais receio de REESCREVER trechos e que continue GABARITANDO as QUESTÕES de CONECTIVOS ADITIVOS e/ou ADVERSATIVOS!
Boa Sorte e até a próxima DICA!
Mônica Marques