ONDE - AONDE

Uma das coisas que nós, brasillenhos (aportuguesando o espanol BRASILEÑO, pois detesto adjetivo pátrio terminado em EIRO) não dominamos bem é a REGÊNCIA VERBAL, sem falar na NOMINAL. Eu sei que para nos fazermos entender não precisamos da regência de ninguém (nem regência trina, nem regência de maestros e muito menos de regência de classe).

Mas para nós, que derramamos diversos textos pela Internet diariamente, um pouquinho de gramática faria bem à arte da Literatura. Para que o texto fique mais bonito, mais elegante, é bom dar uma burilada nele com o cinzel da gramática. Afinal de contas, estamos escrevendo para o mundo ler. Ou não? Penso que quase todos nós, aqui do Recanto das Letras, já recebemos comentário de pessoas que moram em outros países.

Portanto, vamos à lição:

Onde: EM QUE LUGAR se for pronome interrogativo. Exemplo: Onde estás? (EM QUE LUGAR estás?)

Onde (em determinado lugar, se for advérbio). Ex: Estou onde ninguém pode me localizar. (ESTOU NUM LUGAR em que ninguém pode me localizar.

Aonde (a que lugar, - se for pronome interrogativo). Ex: Aonde irás amanhã? (A que lugar irás amanhã?)

Aonde (a um determinado lugar - se for advérbio). Ex: Eu vou aonde o vento faz a curva - EU VOU AO LUGAR EM QUE O VENTO FAZ A CURVA.

O pronome interrogativo ou o advérbio AONDE pode ser substituído por PARA ONDE, se a viagem for definitiva. Para onde você vai? Vou para Pasárgada. (Nesse caso, vai para ficar lá). Se for A PASÁRGADA, volta logo.

Resumo: ONDE indica algo estático. Aonde indica movimento em direção a algum lugar. Outra dica: O "A" de AONDE corresponde à preposição "A". Se tiver dúvidas sobre o que usar, faça assim: TROQUE A PALAVRA (ONDE OU AONDE) POR PARA ONDE. Se "colar" então você já sabe que tem movimento na jogada e precisa do AONDE OU PARA ONDE.

Veja: Onde você está? Agora vamos trocar: PARA ONDE VOCÊ ESTÁ? Não colou. Então, o onde é onde mesmo.

Agora: AONDE VOCÊ VAI? Trocando: Para onde você vai? Colou, não colou? Então vai ter AONDE ou PARA ONDE, dependendo da intenção do viajante. Se for para passar muito tempo, fica PARA ONDE. Se for para voltar logo, é AONDE.

Qualquer dúvida, meus amigos e minhas amigas, é só perguntar. Só terá dúvidas quem entendeu um pouco do tema (Regência verbal).

António Fernando
Enviado por António Fernando em 26/10/2009
Reeditado em 02/02/2011
Código do texto: T1888759
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.