A GRAMÁTICA NATURAL

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________________________

Notas e Estudos Gramaticais

 

A criança aprende suas primeiras palavras, por meio do código produzido por seus familiares e repetindo este mesmo código para com eles; gerando assim a comunicação. Este falar, porém, é uma aprendizagem intuitiva, involuntária e inconsciente, ou seja, é natural do ser humano, assim como aprender a andar. Esta é a gramática natural, a gramática do falante, a gramática da sociedade, que nos satisfaz no processo da comunicação.

Certamente, devemos considerar o nível sócio-cultural de cada falante. Se o falante vive em um ambiente em que os pais e familiares são cultos, vai adquirir um vocabulário e uma desenvoltura oral de acordo com o que escuta diariamente. Ao contrário de um indivíduo que cresce em meio a pouca cultura, por exemplo. Seu vocabulário e maneira de falar serão limitados. Provavelmente, convive com analfabetos ou semi-analfabetos.

Sobre essa "gramática natural", assim se manifesta Celso Pedro Luft em seu livro Língua e Liberdade:

"A gramática dos falantes é sempre completa: sistema de "todas as regras" necessárias para se poder falar. Mesmo a criança de cinco ou seis anos já fala com desembaraço, e o mais humilde dos analfabetos, necessariamente dominam a gramática completa que preside seus atos da fala. Do contrário, não haveria como falar.

Naturalmente, há variantes de gramática, conforme o grau de cultura ou nível sócio-cultural do falante; mas todas elas, mesmo a de nível mais baixo, são completas em si, dispõem de todos os elementos de que as pessoas necessitam para fazer frases e comunicar-se." (LUFT, Celso Pedro. Língua e liberdade. 8ª ed., Fundamentos, Ática, 2003.)

Nesse enxerto, Celso Luft, expressa a idéia de que gramática e comunicação são bem diferentes. Do ponto de vista lingüístico, só existem erros se a comunicação não se realiza de modo eficaz. Do ponto de vista da gramática normativa (artificial), tudo o que foge à norma culta consiste em erro gramatical.

A gramática natural é da natureza de qualquer ser humano, de qualquer língua.  A gramática artificial, "aprendemos" na escola, somos ensinados. É o estudo de regras gramaticais. ®Sérgio.

____________________

Para copiar este texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário.

Se vocêencontraromissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.