QUEM AVISA BECHARA AMIGO É

No prefácio da 37a. edição da Moderna Gramática Portuguesa, o ilustre Evanildo Bechara, famoso também em Portugal (ele é indicado nas livrarias como um dos melhores), afirma que "dificlmente haverá seção da Moderna Gramática Portuguesa que não tenha passado por uma consciente atualização e enriquecimento". Enfatiza ele tratar-se de atualização no plano teórico da descrição do idioma e enriquecimento por trazer à discussão e à orientação normativa a maior soma possível de fatos gramaticais levantados pelos melhores estudiosos da língua portuguesa.

Em virtude de falta de informações, mestre Bechara está faltando com a verdade. No Rio Grande do Sul, há mais de três décadas, o professor Francisco Dequi vem comandando pesquisas profundamente inovadoras como a de que "as regras de acentuação se reduzem a uma só,quando a palavra tiver mais de uma sílaba" . A teoria Dequiana ainda merece aplauso porque teve pontos de vista seus referendados pelo Acordo Ortográfico.

A Reforma Ortográfica diz que "o acento no primeiro O do encontro OO é desnecessário". O nosso bravo pesquisador Francisco Dequi já afirmava ser assim. O Acordo Ortográfico orienta no sentido de que o acento no primeiro E do encontro EEM seja abolido. Há mais de meio século, Francisco Dequi já comentava o assunto, explicando, em minúcias, o porquê de o assunto ser desnecessário.

É de se lamentar que mestre Bechara, por mil razões, não tenha tomado conhecimento do labor dos gaúchos comandados por Francisco Dequi. Se teve conhecimento e, por um lapso, deixou o assunto de lado, ao participar da elaboração do Vocabulário Oficial da nossa Academia de Letras, certamente, em nível inconsciente, algum registro mexia com ele, pois, na Academia, ao analisar o Acordo Ortográfico, Bechara referendou pontos que o professor Dequi já havia comentado com maestria.

A admiração ao talento de Bechara incentivou o articulista a dizer que "Quem avisa Bechara amigo é" e está aliada a uma manifestação dele no prefácio da 37a. edição: "Temos consciência de que há muito que acrescentar e rever, e para tanto convocamos a ajuda dos colegas que neste sentido desejarem pronunciar-se. "