MAYZ UMA KÊ A NORMA NÃO ESPLYKA (RESPOSTA A UM COMENTÁRIO)

Caríssimos leitores,

Escrevo mais este pequeno texto para por em xeque as coisas da ortografia e da gramática. Quando eu citei o exemplo ESTENSÃO, por um lapso de memória troquei o X por S. As formas verbais são com a letra S, maso adjetivo extenso e o substantivo extensão se escrevem com X.

Em virtude dessa loucura ortográfica e do lapso de memória que gerou em meus neurônios, eu resolvi tirar esse exemplo do texto sobre as terminações SÃO, SSÃO e ÇÃO.

Na minha modesta opinião os gramáticos deveriam reunir-se e tomar uma decisão para deixar verbo, substantivo e adjetivo com S ou tudo com X. Isso mereceria mais uma reforma ortográfica.

Peço aos leitores, principalmente os mais jovens, que tenham em mente essas loucuras ortográficas,para não escorregar nos concursos e vestibulares, pois os que preparam tais "provas" procuram cascas de banana para eliminar o aluno desatento. São provas mais de atenção, de raciocínio, de esperteza do que de conhecimento. Espero que o famigerado vestibular morra e seja bem enterrado, para nunca mais voltar.

Mais uma vez eu lembro: O verbo estender se escreve com S em todas as suas formas, mas quando se trata do substantivo, o segundo S se transforma em X, o mesmo que ocorre com o adjetivo. Então a escrita é extenso, e extensão.

Todavia, o SÃO no final continua inalterável pela regra que citei no texto sobre o assunto: extenSÃO é com SÃO, e não dá para esquecer isso, por causa do ND de esteNDer. A regra é válida, mesmo com o X e o S da primeira sílaba.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 19/08/2009
Reeditado em 27/11/2012
Código do texto: T1762065
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.