A Língua Portuguesa Brinca Conosco x -*- BROTARAM ou BROTARÃO
A Língua Portuguesa Brinca Conosco -*- X
BORTARAM ou BROTARÃO
A finalidade de expor essa situação é por perceber que muitas pessoas (especialmente os jovens) têm dificuldades na grafia dessas palavras e misturam os tempos verbais em escritos, os quais ficam intendíveis.
Brotaram e Brotarão são duas irmãs gêmeas que sempre viveram separadas, elas nunca se abraçaram de forma alguma e tampouco se falavam.
Brotarão é uma senhorita muito inteligente, de atitudes futuristas, Brotarão vive sempre no futuro e só pensa no futuro, certo dia, estávamos a conversar e ela disse-me, amigo, no jardim do teu viver sempre brotarão belas flores e no jardim da tua mente brotarão muitas palavras que tu as misturarás e as jogarás ao mundo para que este brinque com elas.
Ao contrário da irmã Brotaram: esta viveu sempre melancólica, ela não pensava em nada mais que não fosse do passado. A senhorita Brotaram estava sempre a cutucar-me e a perguntar-me se eu recordava-me de alguma coisa passageira da minha vida, até que certo dia ela perguntou-me como foi que eu nasci, então eu respondi-lhe, a recordação que eu tenho do meu nascimento, foi que como num sonho, eu encontrava-me ainda no ventre da minha mãe e o lugar parecia-se com uma caverna numa escuridão total, ali eu encontrava-me perdido a procurar por uma saída, até que repentinamente eu percorri por o que me pareceu ser um túnel e tentei seguir por aquele caminho, até que vislumbrei um feixe de luz, então, eu percebi que por ali deveria sair em algum lugar e continuei a caminhada em direção àquele feixe de luz e finalmente, no final do túnel deu-se à luz.
Raimundo Chaves: 16/08/2009