Os gajos tambãe falam com vícios

Os gramáticos costumam dizer que brasileiro não sabe português, e que os lusitanos falam corretamente. Mas qual não foi a minha surpresa ao assistir a uma entrevista na Rádio Sim, de Lisboa, e escutar o entrevistado dizer: "...me mostrou de que..."

O uso da preposição DE em verbos transitivos diretos constitui-se no que os gramáticos chamam de vício. Esse é conhecido como DEQUEÍSMO. E não é só brasileiro que fala deste modo, não. Eu assisi ao vivo, na citada rádio de Lisboa esse "pecado" ser cometido.

Pra falar a verdade, não existe erro de português (o idioma). Toda criança é competente para falar e fazer-se entender. O que hoje é chamado de erro já foi certo, ou um dia será, pois a língua muda com os costumes de quem a utiliza. A língua é um organismo vivo. A gramática é letra morta.

Aqui no Brasil há quem diga que não se deve dizer: Conheci Pedro através de João, pois a preposição ATRAVÉS dá a ideia de atravessar. Então seria assim: Conheci Pedro por intermédio de João. Pois pasmem! Sempre que ouço a rádio SIM de Lisboa, ouço os locutores a fazer uso do ATRAVÉS onde não existe a idéia de atravessar,mas sim de intermediar.

Se os "donos" do idioma fazem isso, por que nós não podemos fazer também?

António Fernando
Enviado por António Fernando em 31/07/2009
Código do texto: T1730372
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.