DESACREDITADA É...
* Nadir Silveira Dias
Desacreditada é quem não tem crédito. Pessoa ou instituição. Não quem está descrente nas pessoas ou nas instituições.
É de quem não se acredita no que diz. Se a idéia é dizer que a pessoa não crê nos políticos, nas pessoas ou nas instituições não pode dizer-se – ela que diz – desacreditada, pois o significado que expressa pelo contexto é que não crê nos políticos, tema sob foco do programa de rádio que ouvia em circuito nacional.
Essa foi uma das falas da comunicadora, que entrevistava, mediava e fazia comunicação para todo o Brasil ouvir. E jornalista, profissional, por certo, para poder trabalhar em empresa de comunicação.
O sentido empregado não tem aplicação, pois sua afirmação era de que estava descrente dos políticos, e não o sentido de afirmar que se encontrava desacreditada – como afirmou – perante si mesma ou sabe-se lá o que.
Até porque um ouvinte poderia querer saber como é que alguém desacreditada possa trabalhar na emissora e ainda afirmar isso no ar (“Eu estou desacreditada...”).
Não são todos que sabem que se trata de apenas mais um erro sobre a aplicação do vocábulo correto para a idéia que a comunicadora queria dizer e transmitir.
30.07.2009 – 11h00min
* Escritor e Poeta – nadirsdias@yahoo.com.br