TAMPOUCO E TÃO POUCO

Usei no título dessa "aula" a preposição "E" para dar a entender que existem as duas formas. MAS TÊM UTILIDADES DIFERENTES!

Vou iniciar por TÃO POUCO, que é apenas um adjetivo (pouco) modificado em sua intensidade por um advérbio (tão). A melhor maneira de explicar é dar exemplo. Aí vai:

A garota dorme tão pouco que está com olheiras.

Creio que até aqui os leitores entenderam.

A palavra tampouco funciona como advérbio. Significa TAMBÉM NÃO. Para ilustrar: Não gosto de coca-cola, tampouco de pepsi. Para usar tampouco, é preciso duas orações. Veja o exemplo acima, separado em duas orações:

NÃO GOSTO DE COCA-COLA / TAMPOUCO (GOSTO) DE PEPSI.

Ou

NÃO GOSTO DE COCA-COLA / TAMBÉM NÃO GOSTO DE PEPSI.

Obs: A palavra tampouco (também não) já contém um sentido de negação (também NÃO). Então, caros leitores, evitem usar TAMPOUCO desta forma: NÃO GOSTO DE COCA-COLA, NEM TAMPOUCO DE PEPSI, pois se fôssemos desmembrar, teríamos: NÃO GOSTO DE COCA-COLA, NEM TAMBÉM NÃO GOSTO DE PEPSI. Ficou feio ou não?

Caso algum leitor não tenha entendido a explicação, peço que entre em contato pelo respectivo link, ou por comentário (se não for autenticado inclua o e-mail para que possa receber a resposta).

António Fernando
Enviado por António Fernando em 19/07/2009
Código do texto: T1707565
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.