ABSORVER - ABSOLVER

É muito comum a troca de um pelo outro. Se eu disser: Eu absolvi a mudança com facilidade, será que o leitor vai entender o sentido? Eu quero dizer que entendi, consegui incorporar aos meus hábitos. Então a palavra é: ABSORVER. Não dá para esquecer: SORVER lembra SORVETE. E nós sorvemos o SORVETE.

Para facilitar o entendimento:

SOLVER, SOLVENTE, DISSOLVER, RESOLVER são palavras que dão a ideia de liquidar, no sentido de tornar líquido ou até resolvido (questão solucionada, resolvida).

Sorver é beber devagarinho, aos poucos, saboreando cada momento do ato.

Para não esquecer, ABSORVA o período abaixo (Decore... Não, é melhor entender, assimilar):

Enquanto o juiz abSOLVIA o réu, abSORVIA informações sobre a próxima audiência e sorvia seu delicioso vinho. (O juiz solveu a dívida antes imputada ao réu); liquidou essa dívida.

O exemplo acima é só para facilitar o entendimento, pois o uso de parônimos (palavras parecidas com significados diferentes) no mesmo parágrafo, período ou frase, tira a harmonia/elegância do todo.

Uma das qualidades do texto é a harmonia, e também a ausência de cacófatos (sons que tornam o texto um pouco feio para os ouvidos). Ouvidos, sim, pois quando lemos, é como se estivéssemos "ouvindo" as palavras (com o ouvido da alma).

António Fernando
Enviado por António Fernando em 12/07/2009
Reeditado em 19/07/2009
Código do texto: T1695430
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.