ETIMOLOGIA DO "Ç" e do "J"

Não tenho lido muita coisa sobre a eitmologia das palavras (origem), mas quando era estudante dos antigos primeiro e segundo graus, eu via muito texto sobre o tema. Entre os meus estudos, vi a etimologia de palavras como açu, e outras grafadas com cedilha, que tinham essa letra extra (nosso alfabeto tem 26 letras e um cedilha, portanto cedilha não é letra, né?) e a essas palavras era atribuída a seguinte justificativa: São com cedilha por terem etimologia tupi-guarani.

Então eu me pergunto: Como uma língua que não tinha escrita deu origem ao cedilha? E quanto à JIBOIA? É com J. Por que? É de origem tupi-guarani. Agora pronto!!! O tupi-guarani criou o CEDILHA e o JOTA. Que conversa mais esquisita!

É por isso que escrevi o texto A REDUNDÂNCIA DO NOSSO ALFABETO, que possui C e S, C, K e Q, Z, S, X, CH, J e G. Por que não criaram o GUÊ? É só determinar que JOTA tem som de JÊ, e G tem som de GUÊ e pronto!

Para continuar essa conversa, remeto o leitor ao texto A REDUNDÂNCIA DO NOSSO ALFABETO.

Saudações linguísticas!

António Fernando
Enviado por António Fernando em 11/07/2009
Reeditado em 19/07/2009
Código do texto: T1694820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.