Origem da Expressão 6
“Boicote”
Fonte: Wikipédia, com colaboração do amigo Lucas Durand
A expressão teve origem do sobrenome do militar britânico e agente de terras Charles Cunningham Boycott, nascido em Norfolk, em 1832.
Seu ostracismo pela comunidade da Irlanda em 1880, parte de uma campanha pelos direitos dos trabalhadores, deu à língua inglesa o verbo “boycott”, que significa colocar em ostracismo.
Esta palavra inglesa deu origem em português à palavra boicote.
Em 1872 Charles vai à Irlanda trabalhar como agente de terras para Lorde Erne, latifundiário local.
Passando por dificuldades, os camponeses locais pedem a ele uma redução em seus aluguéis. Boycott recusa e inicia processos de despejo.
Em 1880, Michael Davitt lidera a retirada dos trabalhadores locais necessários para a colheita na propriedade de Lorde Erne, protegendo-os da exploração, assegurando um aluguel justo, a garantia de emprego e o direito de venda livre.
Quando Boycott tentou se contrapor à campanha, a Liga Irlandesa lançou um movimento para isolá-lo na comunidade local:
- Os visinhos não lhe falariam.
- As lojas não lhe serviriam.
- Na igreja, não lhe falariam nem não se sentariam perto dele.
A campanha contra Boycott tornou-se famosa na imprensa britânica.
Boycott, estressado, deixou a Irlanda no dia 1º de dezembro de 1880. Seu nome foi imortalizado pela criação do verbo “boicotar”, que significa “colocar em ostracismo”.
Assim, boicotar transformou-se num método padrão de desobediência civil e da política de não-violência, também praticado por Mahatma Gandhi, pelos anti-Nazistas na 2ª guerra mundial, pelos ativistas das campanhas pelos direitos civis nos Estados Unidos, entre outros.