CORREÇÃO DE REDAÇÕES
--------------------------------------------------------------
Uma Sugestão Prática
Raríssimos são os professores que não têm problemas de tempo com as avaliações escolares. O professor de Língua portuguesa, por exemplo, que tenha como meta a produção de quatro redações por bimestre, recolheria, em apenas uma sala de aula de trinta alunos, cento e vinte redações para a correção; isso sem contar com as provas. É muito, não é mesmo? Porém, o professor Odilon Soares¹, em seu livro “A Redação uma Reflexão Pedagógica”, nos dá uma excelente sugestão para amenizar as avaliações de redação.
Segundo Odilon, há uma maneira prática de o aluno produzir quatro redações por bimestre, esforçando na elaboração de cada uma delas, sem que o professor fique “atolado” de trabalho.
Esta é a sugestão: No dia da primeira redação, cada aluno leva uma folha de papel almaço. A mesma folha será usada para as quatro redações. Portanto, cada texto não deverá exceder uma página. O professor recolhe os almaços e os entrega aos alunos nos dias marcados para cada redação. No final do bimestre, diante da classe, faz-se um sorteio para saber qual a redação será corrigida. Assim o professor terá que corrigir, por exemplo, a terceira redação (sorteada) de cada aluno.
Tal avaliação é justa? Odilon e Eu achamos que sim, porque o aluno não sabendo que redação será sorteada e corrigida, deve esforçar-se em todas. E o professor poupa tempo.
“O verdadeiro educador consegue passar para o aluno a idéia que a nota não é o mais importante. É quase um problema de burocracia. O que importa realmente é que se imponha a imagem do professor como a de alguém sinceramente interessado no progresso do aluno e no seu amadurecimento como pessoa e como cidadão.”
(LEME, Odilon Soares. A Redação Uma Reflexão Pedagogia. Ática)
____________________
1 – Odilon Soares Lemes é Professor de Gramática e de Redação do Curso Anglo.
Para copiar este texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário.
Se vocêencontrarerros (inclusive de português), faça a gentileza de avisar-me.