Para aprender acentuação gráfica
Para os alunos entenderem acentuação gráfica, devem dominar o acentotônico, que recai sobre a sílabatônica, a sílaba pronunciada commaisintensidade e só é distinguida na fala. A sílabatônicanemsempre é acentuada graficamente. Exemplo: Jan-tar; ar-má–rio; me-tó-di-co; ci-ca-triz; mo-men-to.
Durante anos, eu explicava as regras de acentuação gráfica, mas os erros continuavam. Atéqueme dei conta de que o problema residia na dificuldadeque os alunos tinham parasaberqualera a sílabatônica. Foi, então, queeu passei a agir da formaque segue.
Antes da teoria, eu “treino” os alunos a encontrarem a sílaba “maisforte” dos vocábulos. É umtrabalhoumpoucocansativo, porque tem queserfeitooralmente, contudo é interessante, pois os alunos ficam atentos e procuram pronunciar as palavrascorretamente. Eu explico quesó se pode pronunciarcommaisintensidade a última, ou a penúltima, ou a antepenúltimasílaba (tambémissoeu comento porque há algunsquenão entendem). A aula fica umpoucoagitada, mas o resultado é positivoparaeles aprenderem acentuação gráfica. Seguidamente, faço exercíciosoraisparalocalizar a sílabatônica das palavrasatéeusentirque a maioria da turma domina o assunto.
Depois eupassopara a teoria, isto é, para a classificação das palavrasquanto ao acentotônico. Conforme a posição da sílabatônicanosvocábulos de mais de uma sílaba (chamo a atençãopara o número de sílabas dos vocábulos), eles classificam-se em:
oxítonos – quando o acentotônico cai na últimasílaba:
ca-fé; por-tal; Bra-sil; co-ra-ção; gua-ra-ni; co-lher;
paroxítonos – quando o acentotônico cai na penúltimasílaba:
pre-si-den-te; can-du-ra; no-tá-vel; bi-quí-ni; ver-go-nha;
proparoxítonos - quando o acentotônico cai na antepenúltimasílaba:
ár-vo-re; or-to-grá-fi-co; nos-tál-gi-co; a-más-se-mos.
Por causa de umacentográfico (grave) que existia emcertaspalavras (quandoalguémmepergunta), eu explico o que é sílaba subtônica, que é restrita somente às palavras derivadas. Nas primitivas, essas são as sílabastônicas (também recordo palavras primitivas e derivadas, mas rapidamente). Entende-se melhor exemplificando:
em ho-men-zi-nho ⇒derivada de ho-mem, a sílabatônica é zi, e a subtônica é ho, que é a sílaba tônica de ho-mem.
Até aqui falamos dos vocábuloscom duas sílabasoumais.
Quanto aos monossílabos, eles podem ser:
tônicos – os que se pronunciam comintensidade na frase:
O sol espalha intensaluz;
átonos – os que se apóiam emoutrosvocábulos, porquenão têm autonomiafonética. São pronunciados fracamente.
O trem conduzia-me no tempo.
Os monossílabosátonossão os artigos, os pronomesoblíquos, as preposições e conjunções. Exemplo: o, os, a, as, um, uns, me, te, se, lhe, nos, de, em, e, quem, etc.
Só depois dessas explicações, eupasso as regras de acentuação gráfica, quesão entendidas e gravadas commaisfacilidade.
Referência
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: EditoraNacional, 2005.