Mas, o que é isso ?  (risos)
?

EU QUERO É 'GLOSAR'  


Eu dedico esta canção
ao amor que está distante
que parece um mal bordão
mas é um caso interessante.
Acontece que um machão
com sorriso fascinante
ao chegar junto ao balcão
junto à donzela falante
arrumou seu violão
e falou todo galante...
Foi dizendo sem pensar:
_ Quero contigo glosar.



A moça toda sem jeito
e co' a voz entrecortada
colocou a mão no peito
e repetiu abestalhada:
Mas, será qu' isso é direito?
Mesmo sendo devotada
não quero dizer que enjeito
tem como ser comportada
e conciliar co' esse feito?
Ficou toda empertigada
Foi dizendo sem pensar:
_ Quero contigo glosar.




É claro que sim menina!
Venha! Vamos remexer
e compor glosa bem fina
e juntos vamos fazer
trago isso como sina
no afã de sobreviver
é como ouro em minha mina
essa arte de aprender
verso, rima e pantomima*
eu quero feliz viver
e glosar mui com você


Madalena de Jesus


 


Glosa, na literatura brasileira, é um tipo de poema, com estrofes de mais de dez versos, que respondem a um desafio expresso em forma de mote que é composto por dois versos.

Esses versos se apresentam na glosa de duas formas: ou os dois versos aparecem no fim da estrofe para compor a rima (nesse caso do meu poema acima) ou aparecem um no quarto verso da glosa, e o outro verso na última posição.

Esta composição é normalmente utilizada pelos poetas do Nordeste do Brasil, principalmente os cantadores. Paulo Camelo criou um Glosa com mote migrante, ou seja, um poema com mais de uma estrofe, onde o mote aparece em posições diferentes, ascendendo nas estrofes das últimas para as primeiras posições.

 

Glosa pode ser uma nota explicativa sobre palavras ou sentido de um texto; de uma interpretação ou de um comentário.
Usei da licença poética para formar o termo verbalizado 'glosar' no sentido de formar uma composição em versos de uma cantada. 

 

Pesquisa Google: 
glosar
verbo
1.
transitivo direto
explicar por meio de glosa.
2.
transitivo direto
exercer censura; criticar.
 
Significado de Glosa:

s.f. Tipo de apontamento que, num texto, é utilizado para explicar o significado de uma palavra e/ou para elucidar um trecho (passagem).
P.ext. Comentário de teor explicativo.
P.ext. Falta de aprovação acerca a maneira de agir de alguém; censura.
P.ext. Ausência de aprovação em relação a alguma coisa; desaprovação. 
P.ext. Ação ou efeito de suprimir (eliminar); supressão. 
Brasil. Literatura. Composição de teor poético, geralmente composta de improviso, cujo(s) verso(s) do mote dado repetem-se (como parte integrante da estrofe ou para finalizá-la). 
(Etm. do latim: golsa/glossa/; do grego: glôssa)
Sinônimos de Glosa: censura, supressão, observação,comentário, desaprovação)Antônimos de Glosa: aprovação, validação.


Fonte: http://www.dicio.com.br/glosa/

 
pantomima
substantivo feminino
1.
na Roma antiga, representação dramática com um dançarino solista e um coro narrativo.
2.
no teatro representação de uma história exclusivamente através de gestos, expressões faciais e movimentos, especialmente no drama ou na dança.


Nota de agradecimento:

Obrigada pela correção indicada por você.

179466-mini.jpg Abraços fraternais.