Psicologia da Adolescência - trechos escolhidos

NOVELLO, Fernanda Parolari. PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA: Despertar para a vida. São Paulo: Edições Paulinas, 1990. p.10-187 passim.

ver religião, compreensão

...situações confusas ... são passageiras...

...Você se sente diferente por causa da cobrança do grupo social, que valoriza o que é igual como critério de normalidade. Essa valorização muito forte do igual deve-se ao fato de que, na realidade, incomoda ver uma pessoa com características diferentes, pois sua existência traz uma séria pergunta: "Quem é melhor, ele ou eu?"

...Uma vez que todo o grupo de colegas passa a fazer o mesmo, terão aliviado a própria culpa (os que folgam).

Não é pelo fato de uma atitude estar generalizada que significa que ela é natural e, muito menos, uma norma de conduta.

...Tudo o que acontece precocemente acaba por desempenhar papel decisivo na personalidade, a qual pode vir a sofrer alterações significativas que a acompanharão por toda a vida.

...Não há crescimento sem uma crise anterior. Esta faz parte de todo amadurecimento e aparece em diferentes momentos da vida, devendo sempre ser enfrentada e superada.

DESOBEDIÊNCIA

Diante de um pedido, deixa transparecer claramente sua má vontade, seu aborrecimento, seu desgosto, fazendo questão de deixar bem claro que se considera vítima de uma injustiça e que a ordem dada é absolutamente indigna de sua pessoa.

MENTIRA

...o respeito é a base do bom relacionamento ... a autenticidade deve ser praticada desde a infância, procurando-se uma solução para os problemas, não fugindo deles.

INVEJA

Quando começar a sentir ciúme, aceite que está admirando o outro e até diga-lhe isto, elogiando-o. Assim, em vez de hostilidade, você estará cultivando fraternidade.

AGRESSIVIDADE

...Você ... sente-se hostilizado pelo meio, quando é você quem o hostiliza.

...Para evitar ser dominado pela agressividade, experimente, após a explosão, perceber o ridículo e o irracional desse comportamento. Aos poucos, você irá se controlando.

...Comumente você joga seus pareceres, nem sempre verdadeiros, para, por meio das afirmações alheias, assegurar suas próprias teorias. Em outras palavras, agride ferozmente o outro para que ele, ao se defender, mostre suas crenças por meio de fundamentos e argumentos. Você, então, ouve atentamente tudo e começa a construir o seu sistema de valores.

...Seria muito mais fácil pedir ao adulto que explique o porquê de suas convicções.

DEVANEIO

A felicidade está próxima de você em coisas pequenas e simples. Basta haver disponibilidade para percebê-la, senti-la e encontrá-la.

INATIVIDADE

...Desorientado quanto a seus interesses reais, você inicia uma gama muito grande de atividades que não consegue terminar.

...A responsabilidade deixa-o angustiado, pois sente faltar segurança e experiência suficientes para agir sozinho, com pautas de condutas novas. Defronta-se com situações que até agora tinham sido resolvidas por seus pais...

INSEGURANÇA

...Reaja! Sinta-se forte, afaste idéias negativas e substitua-as por idéias boas, sadias e reconfortadoras.

...Você pode combater sua insegurança e timidez por meio de leituras e cursos, conhecendo-se melhor, procurando saber o que é ter confiança em si, percebendo as razões de seus medos e ansiedades, conversando com pessoas de forte e segura formação mental, cultivando idéias positivas a seu respeito e dos outros, olhando para os adultos e lembrando-se de que todos passaram pela mesma situação; participando de grupos de jovens onde seus problemas poderão ser discutidos, encarados como normais e vistos como parte integrante de seu desenvolvimento e crescimento interior.

CRISE MORAL

...Você passa a julgar severamente a hipocrisia, a mentira e a imoralidade que vê ou pensa estar vendo nos adultos. Isso ocorre porque aspira a um conhecimento absoluto e a uma posição no mundo, sendo ambos negados por aqueles que sempre conheceu como seus mais fiéis defensores: os pais.

...Se fizer uma reflexão e verificar que o grupo o "poda" porque no fundo você o incomoda, fica mais fácil levar a situação.

...O mal existe quando você prejudica seu semelhante. Tenha sempre em mente que sua liberdade vai até onde começa a do outro.

...tudo é permitido, desde que não cause prejuízo a si nem aos outros. Esta é a regra básica da moral.

CRISE RELIGIOSA

Pratique, antes de mais nada, os ideais da religião em casa. A verdadeira religião implica a aceitação de si próprio e de seu semelhante com profundo respeito mútuo, não importando realmente o pondo de vista religioso, mas salientando Deus como universal.

...

Justamente por existirem inúmeras perguntas às quais não sabemos responder, surge a necessidade de acreditar numa força maior que possa ser responsabilizada por esses mistérios, como por exemplo a maravilhosa harmonia do universo. A esta força chamamos Deus.

Não há necessidade de crer numa religião nem em seus rituais. É importante, sim, acreditar em algo superior, pois sem haver fé não existe possibilidade de construir nada.

A crença em Deus é incentivo e caminho para uma vida melhor. Traz satisfação, consolo, esperança e fé, dando um sentido à existência.

CRISE SOCIAL

...Comporta-se radicalmente, sem abrir-se para discussões, pois se o fizer, suas crenças caem por terra, e é obrigado a admitir que não sabe por que aceita como verdade um padrão preestabelecido.

...Você refuta, de uma só vez, todas as teorias superadas de seus pais, limitando-se a ouvi-las com ar incrédulo, esboçando um sorriso sarcástico, e até de pena, pois você é quem sabe das coisas.

...Em suas discussões, mostra-se na maioria das vezes contraditório, porém não conhece a fundo o assunto que defende, e o faz por necessidade de conhecer o ponto de vista alheio. Argumenta para poder tirar uma conclusão e esclarecer-se quanto a suas dúvidas.

DROGAS

...É uma maneira de fazer o mundo perceber sua insatisfação com o ambiente em que vive. Então, fumando um cigarro de maconha ... você se sente transgredindo as leis, chocando todos, se auto-afirmando e dando asas a sua falsa liberdade.

MATURIDADE

...Não use como desculpa os erros de seus pais, que podem ter sido severos ou negligentes com você. Esses erros podem ter existido e podem tê-lo influenciado, mas isso não anula sua capacidade de mudança.

CONFIANÇA

...Tenha como lema a citação de Emerson: "Vencem os que acreditam poder vencer."

AMOR

...Amar significa o bem do outro, dedicar-se, unir-se, doar-se ou dar a si mesmo para tornar o outro feliz. Acontece repentinamente, sem saber como nem por quê. Você fica alegre, amável, cantarola, acha graça em tudo, observa a natureza, torna-se poético, tem súbita vontade de ajudar os menos favorecidos, enfim de fazer algo maior. Seu sorriso é diferente, o brilho no olhar e a expressão de seu rosto refletem esse grande sentimento: você está amando.

...Neste período de recíprocas incompreensões é que você irá amaduirecer, superando os obstáculos e crescendo realmente numa auto-aceitação de seu mundo adolescente. Para alcançar uma vida satisfatória para si próprio e para seu meio, basta analisar objetivamente as características de sua personalidade, suas tendências e aptidões reais, sem valorizar os sintomas passageiros da evolução. Ao conhecer seu real valor e suas dificuldades, procure com os próprios recursos realizar suas potencialidades. Assim, terá forças para vencer as dificuldades.

...Faça sobressair o que você é e possui de bom, de positivo. Assim, não necessitará da criação de uma imagem falsa e excêntrica e serão bem mais fáceis seu relacionamento com os outros e a aceitação de si. Não se escravize aos padrões sociais impostos pela sociedade e pelos colegas, seja você mesmo e goste de ser como é. Num sentido de realização pessoal, você crescerá e alcançará a maturidade mais facilmente se estiver sendo objetivo e honesto consigo mesmo. Desenvolva o hábito de não lamentar o que lhe falta, mas o de valorizar o que possui, o que tem, "sabendo ser" com auto-aceitação e confiança para alcançar o que deseja. Conduza sua vida com responsabilidade, ela é sua e depende de você torná-la cada vez melhor. Será bem mais fácil aceitar os outros como são, com suas qualidades e seus defeitos, se inicialmente você aceitar as qualidades e os defeitos próprios. Cada um pode desenvolver-se de acordo com as possibilidades próprias e com as que lhe são fornecidas pelo meio em que vive; por essa razão, quem recebeu mais deve produzir mais. Não é atacando ou agredindo que se constrói algo.

...O crescimento e a evolução sadios estão na razão direta do aproveitamento das experiências vividas. Vencer ou fracassar fazem parte do viver; afirme-se aceitando suas falhas e tirando proveito delas enquanto está na adolescência, pois só assim saberá libertar-se delas quando adulto.

RELACIONAMENTO PAIS-FILHOS

...A ajuda precisa ser da forma mais discreta e indireta possível, para que ele encontre uma solução para seus problemas como sendo uma decisão unicamente sua.

A NECESSIDADE DE DIÁLOGO

SEXUALIDADE

...É preciso fazer o jovem perceber que o controle é uma virtude e que pode trazer felicidade futura. Significa maturidade e respeito para consigo e com os outros.

...É penoso ver o filho dar "cabeçadas", mas é a única forma de permitir que cresça. Quão profundo e verdadeiro é o provérbio: "Se o jovem soubesse, se o velho pudesse..."

ALIMENTAÇÃO

...Quanto menos o adolescente for repreendido por essas atitudes (esquisitices alimentares para chamar a atenção ou chocar), melhor o relacionamento familiar.

INDEPENDÊNCIA

...Para o jovem, ficam ressaltadas as falhas dos pais; não percebe que está na idade de superar o que foi negligenciado, suprindo suas necessidades mais profundas por si mesmo.

...Quanto à jovem, o receio maior dos pais refere-se ao aspecto sexual: "O que pode estar acontecendo com ela a esta hora da noite?" Como se sexo tivesse hora... É uma preocupação sem fundamento que, desnecessariamente, tira o sono sobretudo da mãe.

VOCABULÁRIO

...como suas emoções são muito intensas, necessita de palavras de peso para poder expressar claramente seus sentimentos. Vale-se, então, dos "palavrões", pois são fortes como seus sentimentos.

...O uso contínuo de palavrões faz com que percam a carga pejorativa, sendo usados apenas como força de expressão.

DISCUSSÕES

...Quando os jovens partem para a agressão física, tem dado ótimo resultado descontar parte da mesada dos briguentos. Nada de pensar que o agredido foi prejudicado, pois na maioria das vezes um atiça e o outro bate. Nessa fase da vida, o bolso é uma das partes mais sensíveis. Descontando dos dois, ambos procurarão um maior controle, não havendo instigador nem incitado.

...Nunca tomar partido; deixar que se entendam é a posição mais atenuante.

...Na maioria das vezes, são os próprios pais que estimulam a rivalidade entre os filhos, fazendo comparações, não respeitando o que cada um é e não avaliando as diferenças individuais.

CONDUTA

...Os pais intransigentes criam problemas ao adolescente. O caminho mais acertado é apontar as vantagens e as desvantagens da conduta que o filho deseja tomar, permitindo-lhe assumir a responsabilidade de seus atos, dando-lhe liberdade de ação, respeitando sua vontade para poder ser respeitado.

...Muitas vezes o jovem sente vergonha de suas cabeçadas e necessita de um consolo que espera encontrar em casa. Humilhá-lo aumenta sua frustração, sua insegurança e acaba por gerar revolta contra os pais que não o compreendem.

INDEPENDÊNCIA ECONÔMICA

...Sofrendo experiências negativas, aos poucos irá aprendendo a fazer uso correto do dinheiro.

SER DO CONTRA

...não considerar defeito o que pode simplesmente ser um sinal de imaturidade. Os pais não devem fazer muitas recomendações inúteis. Evitem comparar o adolescente com seus amigos e irmãos; salientar suas qualidades, estimular seus comportamentos adequados, desenvolver a confiança em si, são as atitudes mais acertadas. Os pais devem eliminar a competitividade, que só exacerba as acusações do adolescente, determinando seu ciúme e sua inveja.

OSCILAÇÕES DE HUMOR

...Diante de um aborrecimento, o jovem mostra-se profundamente abatido e não esconde seu desânimo. Ai daquele que perguntar o que está acontecendo.

DEPRESSÃO E ELAÇÃO

...O jovem, com receio de não ser o melhor, prefere não entrar na competição e nada fazer.

...mania de grandeza ... Essa mania aparece em virtude do desejo de auto-afirmação, da necessidade de atenção ou para mascarar seu sentimento de inferioridade muito forte.

...Mais uma vez o jovem precisa de muita compreensão, apoio e incentivo, a fim de que acredite em si, sinta-se seguro e não fique na dependência de comparações e desejos inatingíveis.

AFETO

...O ADOLESCENTE GOSTA DE SEUS PAIS E NÃO PRETENDE MAGOÁ-LOS. PRECISA DELES AO MESMO TEMPO EM QUE PROCURA AFASTAR-SE PAR ENCONTRAR O PRÓPRIO CAMINHO. QUANDO ACEITA OS PRINCÍPIOS DOS PAIS DE MANEIRA PASSIVA, SENTE-SE INJUSTIÇADO E INCOMPREENDIDO.

AGRESSIVIDADE

...Sua susceptibilidade é muito grande, principalmente porque quer acertar e fica envergonhado com seus fracassos. Por essa razão, não devem ser freqüentemente apontadas suas falhas, mas aceitas como uma forma de adquirir experiência e ulterior aprendizado, imprescindíveis para seu ajustamento sadio na vida adulta.

INSEGURANÇA

...Diante de situações comuns do dia-a-dia, é bom perguntar ao filho o que deseja fazer, apresentando-lhe algumas opções viáveis, dando-lhe assim a impressão de estar fazendo o que quer. Desse modo, sua confiança irá se desenvolver paulatinamente, sem conflitos com os genitores.

VALORES MORAIS E RELIGIOSOS

...O filho, ao menos momentaneamente, não mais aceita os princípios dos pais, que vêem cair por terra todos os seus esforços. Isso não é motivo de desânimo. À primeira vista, os ensinamentos podem parecer invalidados diante das contestações do adolescente, do desrespeito aos pais. A semente brota lentamente, devendo ser cultivada aos poucos; fiquem certos de que muita coisa fica dentro dele.

...Para muitos jovens, é muito difícil conciliar ciência, inteligência e religião; não conseguem compreender que todas estão na busca da verdade e que, indistintamente, se deparam com os mistérios da vida.

RELACIONAMENTO SOCIAL

...É indispensável o incentivo dos pais às reuniões de adolescentes, que podem ser realizadas nas escolas, entidades religiosas, nos clubes, etc.

...O ataque aos pais surge forte e contínuo. O pai passa de herói a vítima de chacotas, está cheio de fraquezas e erros, nada sabe e é impossível uma conversa com ele. A mãe é uma ingênua, aceita tudo. O relacionamento com parentes e amigos da família é tido como insuportável; por isso, não deve ser forçado pelos pais a freqüentar reuniões familiares. Os professores, por sua vez, são todos incompetentes.

...Seu espírito crítico não suporta a falta de autenticidade em relação às pessoas: "Por que devo manter-me calado como se estivesse aprovando as pessoas, quando tenho vontade de mandá-las...?"

...É mister favorecer o entrosamento entre amigos de ambos os sexos, incentivar a participação de grupos juvenis, viagens, acampamentos e tudo aquilo que possa propiciar sua integração social.

CONCLUSÃO

Compreender é estar de acordo, é colocar-se no lugar do outro, no nível de seu próprio ser, para julgá-lo e entendê-lo profundamente. A comunicação entre pais e filhos, com o conhecimento sem reservas dos problemas de cada um, provocará repentinamente a busca de soluções práticas e duradouras.