O mundo de Sofia - trechos escolhidos

GAARDER, Jostein. "O mundo de Sofia: romance da história da filosofia". 35. reimpr. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.

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capacidade de admirar-se com as coisas

VERSUS

"tapados", hábitos, acostumar-se

Tor - martelo - dois bodes - trovão

Freyja - fertilidade (chuva)

Odin - Loki ("corinho" de Tor)

Heimdal - trolls

Tor e Odin, Frei e Freyja, Hod e Balder

43

De fato, em toda a história da humanidade a mulher foi subjugada tanto como ser feminino quanto como ser pensante. E isto é ruim, pois desta forma se perderam muitas experiências importantes. Somente no nosso século (XX) é que as mulheres entram de fato para a história da

filosofia.

Legos & átomos

"providência" = fatalismo

juramento de hipócrates (medicina)

Hermes = mensageiro

Chamamos de AGNÓSTICO aquele que não é capaz de afirmar categoricamente se existe ou não um Deus.

104

Quando você vê uma sombra, Sofia, na mesma hora você pensa que alguma coisa deve estar projetando esta sombra. Por exemplo, pode acontecer de você ver a sombra de um animal.

Talvez a de um cavalo, mas você não está bem certa. Então você se vira e vê o animal verdadeiro, que, naturalmente, é muito mais bonito e de contornos mais nítidos do que a imprecisa sombra. É POR ISSO QUE PLATÃO CONSIDERA TODOS OS FENÔMENOS DA NATUREZA MEROS REFLEXOS DAS FORMAS ETERNAS, OU IDÉIAS. Só que a maioria das pessoas está satisfeita

com sua vida em meio a esses reflexos sombreados. Elas acreditam que as sombras são tudo o que existe, e por isso não as vêem como sombras. Com isto, esquecem-se também da

imortalidade da alma.

Jesus histórico + - = Sócrates histórico = "?"

107

CORPO ALMA VIRTUDE ESTADO

cabeça razão sabedoria governantes

peito vontade coragem sentinelas

baixo-ventre desejo temperança trabalhadores

E é bom lembrar que ele achava que as mulheres eram tão

capacitadas quanto os homens para governar. Isto porque os

governantes deveriam dirigir a cidade-estado com a RAZÃO.

Platão acreditava que as mulheres tinham a mesma razão que

os homens, bastando para isto que recebessem a mesma

formação que os homens e fossem liberadas do serviço de

casa e da guarda das crianças.

131

O homem só é feliz se puder desenvolver e utilizar todas

as suas capacidades e possibilidades.

132

A ética de Platão e de Aristóteles lembra a ciência médica

grega: só através do equilíbrio e da moderação é que

podemos nos tornar pessoas felizes ou "harmônicas".

133

Uma série de coisas pode dar errado quando são apenas os

homens que reinam supremos na filosofia e na ciência.

150

Epicuro fazia questão de enfatizar, porém, que "prazer"

não significa necessariamente satisfação dos sentidos (por

exemplo, comer chocolate). A amizade ou a sensação

vivenciada ao admirar uma obra de arte também podem ser

muito prazerosas. Além disso, outros pressupostos para o

prazer da vida são os velhos ideais gregos do

autocontrole, da temperança e da serenidade. Isto porque o

desejo precisa ser controlado. Assim, a serenidade também

nos ajuda a suportar a dor.

167

Os antigos indianos adoravam o deus celestial DYAUS. Em

grego este deus se chama ZEUS; em latim JÚPITER (na

verdade IOV-PATER, ou seja, "Pai celestial"); e em

norueguês antigo, TYR. Os nomes Dyaus, Zeus, Iov e Tyr

são, portanto, variantes da mesma palavra.

Talvez você saiba que os vikings, no Norte da Europa,

adoravam deuses que chamavam de ASEN. Em toda a área de

influência indo-européia também encontramos uma palavra

para designar "deuses". Em sânscrito, os deuses se chamam

ASURA; em iraniano, AHURA. Outra palavra para deus em

sânscrito é DEVA; em iraniano, DAEVA; em latim, DEUS; e em

norueguês antigo, TIVURR.

175

Jesus dizia que o Reino de Deus era o amor aos

semelhantes, a compaixão pelos fracos e o perdão para

todos os que tinham errado.

176

Espero que ele possa mostrar a vocês que Jesus foi um ser

humano extraordinário. Ele soube usar de forma genial a

língua de seu tempo e deu a conceitos e palavras-chaves

antigos um sentido novo, extremamente ampliado. Não é de

admirar, portanto, que ele tenha acabado na cruz. Sua

mensagem radical sobre a redenção dos homens ameaçava

tantos interesses e posições de poder que ele tinha de ser

eliminado.

187

Mas estava com medo, e quando a gente tem medo às vezes é

bom quebrar alguns tabus.

273

As circunstâncias políticas, por exemplo, podem obstruir

nossa evolução e o nosso crescimento pessoal. Uma pressão

exterior é capaz de nos tolher. Só quando podemos

desenvolver livremente as possibilidades que nos são

inerentes é que podemos viver como pessoas livres. Apesar

disso, somos governados pelo nosso potencial interno e

pelas circunstâncias exteriores da mesma forma como o

menino da Idade da Pedra na Renânia, o leão na África ou a

macieira do jardim.

319

Quando leu sobre a visão que Aristóteles tinha das

mulheres, ela ficou surpresa e irritada ao mesmo tempo.

Como alguém podia ser um filósofo tão competente e, ao

mesmo tempo, um perfeito idiota?

323

Quando Hilde leu sobre Sophia, que aparecia para Hildegard

em visões, teve de novo que folhear a enciclopédia. Mas

desta vez não encontrou nem Hildegard, nem Sophia. Aquilo

não era uma coisa típica? Quando se tratava de mulheres ou

de qualquer coisa feminina, a enciclopédia era tão

eloqüente quando uma cratera lunar. Serpa que as

enciclopédias não passavam pela censura de um conselho

composto apenas por homens?

338

- Quer dizer que o sistema educacional vem da Idade Média

e a pedagogia do Iluminismo.

339

Mas a maioria dos filósofos iluministas achava irracional

imaginar um mundo sem Deus.

339-340

- Mas você não vive no século XVIII. Os filósofos

iluministas queriam libertar o cristianismo dos muitos

dogmas e princípios religiosos irracionais que, ao longo

da história da Igreja, tinham sido amalgamados à

simplicidade dos ensinamentos de Jesus Cristo.

341

- Não. Conforme aconteceu outras vezes mais tarde, a

questão dos direitos da mulher foi colocada no bojo de uma

revolução. Contudo, logo que as coisas se acalmaram numa

nova ordem, a antiga predominância dos homens foi

restabelecida.

- Típico...

351

- Você ainda deve se lembrar de quais tinham sido as

"grandes" questões filosóficas dos filósofos anteriores a

Kant: se o homem possui uma alma imortal, se Deus existe,

se a natureza é composta por unidades mínimas

indivisíveis, se o universo é infinito ou não.

352

- Ou qualquer outra coisa. Mas quando nos perguntamos de

onde vem o mundo, e discutimos algumas respostas

possíveis, a consciência fica como que parada, pois não

possui qualquer material sensorial para "processar"; não

possui o registro de qualquer experiência que possa

retrabalhar. Isto porque, como dissemos, nunca iremos

experimentar toda a enorme realidade de que somos apenas

uma ínfima parte.

353

- Não, as duas possibilidades são igualmente

inconcebíveis. E, apesar disso, uma deve estar certa e a

outra errada.

- Ambos os pontos de vista são igualmente sensatos e

insensatos.

354

- Sim, e de fato ele garante espaço para a religião em seu

pensamento justamente naquela zona à qual não conseguem

chegar nem a nossa experiência, nem a nossa razão. E

justamente este vácuo pode ser preenchido pela fé

religiosa.

- Isto se parece com Descartes. Primeiro ele reflete de

forma bastante crítica sobre o que podemos ou não

compreender. Depois coloca Deus e tudo o mais para dentro

de casa pela porta dos fundos.

- Por postulado prático Kant entende algo que precisa ser

afirmado para a "prática" do homem; para o seu agir e,

portanto, para a sua moral. "É moralmente necessário supor

a existência de Deus", dizia ele.

355

Se o cérebro humano fosse tão simples ao ponto de podermos

entendê-lo, nós seríamos tão idiotas que não

conseguiríamos entendê-lo.

357

- Quando faço alguma coisa, preciso estar certa de que

posso desejar que todos os outros façam a mesma coisa na

mesma situação.

358

- Mas se você é simpática e dócil para com os outros

apenas para se tornar querida das pessoas, então você não

está agindo de acordo com a lei moral. Talvez você esteja

agindo apenas superficialmente de acordo com ela, o que já

é alguma coisa, mas aquilo que se pode chamar de ação

moral tem que ser o resultado do esforço em superar-se a

si mesmo. só quando você faz alguma coisa por considerar

seu DEVER seguir a lei moral é que você pode falar de uma

ação moral. Por isso é que a ética de Kant também é

freqüentemente chamada de ÉTICA DO DEVER.

387

- Mas isto n]ao quer dizer que todas as coisas são

igualmente falsas, ou igualmente certas, quer?

- Não, só que uma coisa pode ser certa ou errada apenas em

relação a um contexto histórico.

388-389

- Hegel achava isto um fato absolutamente demonstrável, e

não apenas uma espécie de profecia. Hegel dizia que quem

estuda história sabe muito bem que a humanidade caminha

rumo a um autoconhecimento e um autodesenvolvimento cada

vez maiores. A história, segundo ele, demonstra de forma

inequívoca a evolução rumo a uma RACIONALIDADE e

LIBERDADE, maiores. É claro que às vezes ela dá umas

cabriolas, mas o todo revela uma marcha inexorável para a

frente. Para Hegel, portanto, a história persegue um

objetivo definido.

- Quer dizer que evoluímos cada vez mais. Bom... isto

significa que ainda há esperança.

- Para Hegel, a história é a única e longa cadeia de

pensamentos, cujos elos não se unem ao acaso, mas segundo

determinadas regras. Quem se dedica ao estudo sério da

história percebe que geralmente um novo pensamento surge

com base em outros formulados anteriormente. Uma vez

formulado, porém, o novo pensamento será inevitavelmente

contradito por outro. Aparecem, assim, duas formas de

pensar que se opõem e entre elas há uma tensão. Esta

tensão é quebrada quando um terceiro pensamento é

formulado, dentro do qual se acomoda o que havia de melhor

nos dois pontos de vista precedentes. É isto que Hegel

chama de evolução DIALÉTICA.

390

- Mas a dialética de Hegel não se aplica apenas à

história. Quando discutimos, também pensamos

dialeticamente, pois tentamos identificar falhas em

determinada forma de pensar. Hegel chamou isto de

"pensamento negativo". Só que ao detectarmos falhas em

determinada forma de pensar, estamos ao mesmo tempo

preservando o que ela tem de melhor!

391

- Quer dizer que o que sobrevive está certo?

- Ou o contrário: o que está certo sobrevive.

392

- E ainda é preciso acrescentar uma coisa: o fato de os

homens na época de Hegel externarem enfaticamente seus

julgamentos grosseiros sobre a inferioridade da mulher

incentivou ainda mais o movimento das mulheres.

- Como assim?

- Para usar as palavras de Hegel, os homens propuseram uma

tese. O motivo para eles considerarem isto absolutamente

necessário foi o fato de as mulheres já terem começado a

se articular em sua defesa. Afinal, não é necessário ter

uma opinião tão decidida sobre algo em torno do qual todos

estão de acordo. Contudo, quanto mais grosseira era a

discriminação dos homens em relação às mulheres, mais

forte foi se tornando a antítese, ou a negação.

- Acho que entendo.

- Podemos dizer, portanto, que os oponentes mais enérgicos

são a melhor coisa que pode acontecer com uma idéia.

Quanto mais enérgicos melhor, pois tanto mais forte será a

negação da negação. Não é por acaso que existe a expressão

"jogar lenha na fogueira".

401

O pequeno lago transformou-se para ela num oceano

infinito, não porque fosse grande e profundo, mas por

causa de seus milhares de detalhes cintilantes e por suas

ondas de formas e tamanhos fascinantes. Sofia entendeu que

poderia ficar observando este pequeno lago pelo resto de

sua vida e ainda assim ele continuaria sendo um mistério

indecifrável para ela.

405

Kierkegaard só queria dizer que as verdades realmente

importantes são PESSOAIS. Somente tais verdades são

"verdades para mim", são verdades para cada um.

406

- Você não pode saber se uma pessoa te perdoa quando você

faz alguma coisa de errado para ela. Trata-se de uma

questão com a qual você está profundamente envolvida. E

exatamente por isso ela é existencialmente importante para

você. Você também não pode saber se uma pessoa gosta de

você. Você só pode acreditar ou ter esperança de que

assim seja. Apesar disso, essas coisas são mais

importantes para você do que o fato incontestável de que a

soma dos ângulos de um triângulo é cento e oitenta graus.

Por fim, ninguém pensa na lei da causa e efeito ou nas

"formas da sensibilidade" de Kant quando ganha o primeiro

beijo.

407

- antes de Kierkegaard, muitos tinham tentado provar a

existência de Deus ou então entendê-la racionalmente. Mas

quando nos envolvemos com tais provas de existência de

Deus ou com tais argumentos racionais, perdemos nossa fé

e, com ela, nosso fervor religioso. Isto porque o

fundamental não é saber se o cristianismo é verdadeiro,

mas se é verdadeiro PARA MIM. Na Idade Média expressava-se

o mesmo pensamento com a fórmula "CREDO QUIA ABSURDUM".

- O quê?

- A expressão significa "Creio, porque é absurdo". Se o

cristianismo tivesse apelado à razão, e não ao nosso outro

lado, ele não seria uma questão de fé.

- Agora entendi.

Hoje talvez empregássemos a palavra "conformidade", ou

seja, o fato de que todos "acham" ou "defendem" uma mesma

coisa, mas ninguém tem uma relação verdadeiramente

apaixonada com o tema.

- De fato, Kierkegaard não foi muito indulgente com os

outros. Foi um crítico mordaz, capaz de usar uma ironia

cáustica. Ele escreveu, por exemplo: "A multidão é a

inverdade". Ou: "A verdade está sempre na minoria".

Kierkegaard disse também que a maioria das pessoas se

relacionava de forma extremamente inconseqüente com a

vida.

408

- Aquele que vive no estado estético está sujeito a

sentimentos de medo e a sensações de vazio. Mas se ele

experimenta esses sentimentos, então também há esperança.

409

O essencial não é necessariamente o que se considera certo

ou errado. O essencial é a decisão de se posicionar em

relação ao que é certo e ao que é errado. O esteta se

interessa apenas pelo que é divertido ou entediante.

410

ESTÁGIO RELIGIOSO - Elas ousam o grande salto rumo às

"setenta mil braças de água" da fé. Elas preferem a fé ao

prazer estético e aos mandamentos da razão. E embora possa

ser desesperador "cair nas mãos do Deus vivo", para usar

uma expressão do próprio Kierkegaard, só nesse caso o

homem pode se reconciliar com sua própria vida.

420

- As relações materiais, econômicas e sociais numa

sociedade são chamadas por Marx de BASES desta sociedade.

O modo de pensar de uma sociedade, suas instituições

políticas, suas leis e também sua religião, moral, arte,

filosofia e ciência são por ele chamados de

SUPERESTRUTURA.

428-429

- Mas vamos voltar um pouquinho a esta questão da

injustiça. Você disse que Marx considerava o capitalismo

uma sociedade injusta. Como você definiria uma sociedade

justa?

- John Rawls, um filósofo da moral de inspiração marxista,

sugeriu uma interessante situação hipotética para ilustrar

este problema: imagine que você fosse membro de um Alto

Conselho, cuja tarefa fosse elaborar todas as leis de uma

sociedade do futuro.

- Eu bem que gostaria de fazer parte deste Conselho.

- Os membros do Conselho teriam de pensar em absolutamente

tudo, pois assim que estivessem de acordo sobre todas as

questões e assinassem as leis, cairiam mortos.

- Deus meu!

- E alguns segundos depois voltariam à vida exatamente na

sociedade cujas leis tinham elaborado. E agora vem o mais

importante: nenhum deles saberia ONDE acordaria nesta

sociedade, quer dizer, ninguém saberia qual seria a

posição que iria ocupar dentro dela.

- Entendo.

- Tal sociedade seria uma sociedade justa, pois cada um

estaria entre seus iguais.

- E cada uma entre suas iguais?

- Claro. Isto porque no jogo proposto por Rawls ninguém

saberia se acordaria homem ou mulher nesta nova sociedade.

E como as chances eram de cinqüenta por cento para cada

probabilidade, a sociedade seria igualmente atrativa tanto

para homens quanto para mulheres.

- Isto me soa muito atraente.

437

Deste modo, ele usou o método de todos os verdadeiros

filósofos, segundo o qual "perguntar é importante, mas não

é preciso se apressar com uma resposta".

440

Darwin explica que não há duas vacas, duas espigas, dois

cães nem dois tentilhões que sejam iguais. A natureza

apresenta uma vasta gama de variações. Mesmo dentro de uma

única espécie não há dois indivíduos rigorosamente iguais.

442

- Darwin também exlpicou que a luta pela sobrevivência

entre as espécies mais próximas geralmente é a mais

acirrada. É que elas precisam lutar pelo mesmo alimento. E

nessa hora são as pequenas diferenças, ou seja, ou

pequenos desvios positivos da média, que mais contam.

Quanto mais acirrada a luta pela sobrevivência, mais

rápida a evolução de novas espécies. E nesse contexto

sobrevivem apenas os que melhor se adaptaram; todos os

outros perecem.

- Quer dizer que quanto menos alimento e quanto mais

crescimento tanto mais rápida é a evolução?

- Mas a questão não é só de alimento. Outro dado

importante é a capacidade de escapar das garras de outros

animais. Por exemplo, pode ser muito vantajoso ter uma cor

de pele que funciona como camuflagem, poder correr

rapidamente, pressentir a presença de predadores ou, pelo

menos, ter um sabor repelente. Um veneno capaz de matar os

predadores também pode ser importante. Não é por acaso que

muitos cactos são venenosos, Sofia. É que quase nada além

dos cactos é capaz de crescer nos desertos. Por esta

razão, estas plantas estão particularmente expostas a

predadores vegetarianos.

É como uma grande corrida de revezamento. Aquele que, por

alguma razão, não consegue passar o que herdou será sempre

colocado de lado. Desta forma, a raça está em constante

processo de aperfeiçoamento. A resistência a doenças é,

sobretudo, a característica preservada nas variantes que

sobrevivem.

443

Darwin ficou admirado quando viu como os índios conseguiam

sobreviver ao clima frio da Terra do Fogo. Se as pessoas

que vivem no Equador têm a pele mais escura do que os

habitantes dos países nórdicos, isto se deve ao fato de

que a pele escura funciona como um protetor solar. As

pessoas muito brancas que se expõem demais ao sol têm

probabilidades muito maiores de desenvolver câncer de

pele.

- A pele branca também tem alguma vantagem para os que

vivem nos países nórdicos?

- É claro que sim. Se não fosse assim, todo mundo teria

pele escura. O tipo de pele branca tem mais facilidade

para produzir vitaminas em contato com a luz do Sol; e

isto é importante nos lugares em que o Sol não aparece com

tanta freqüência.

445

"Ah! Se estes geólogos me deixassem em paz! Ao final de

cada verso da Bíblia ouço o bater de seus martelos!"

- E o bater dos martelos eram as dúvidas quanto às

palavras de Deus:

448

- Podemos dizer que a vida é uma grande loteria da qual só

conseguimos ver os números ganhadores.

462

- Então vamos arriscar uma descrição bem genérica da

psique humana. após um longo período de experiência com

pacientes, Freud chegou à conclusão de que a CONSCIÊNCIA

humana era apenas uma pequena parte da psique. A

consciência seria mais ou menos como a ponta de um ICEBERG

que se eleva para além da superfície da água. Sob a

superfície, ou sob o limiar da consciência, está o

SUBCONSCIENTE, ou o INCONSCIENTE.

462-463

- Não podemos ter presente em nossa consciência, o tempo

todo, todas as experiências que vivemos. Mas tudo o que

pensamos ou vivemos e tudo de que nos lembramos quando

pomos a cabeça para funcionar Freu chama de

"pré-consciente". A expressão "inconsciente" significa,

para Freud, tudo o que reprimimos. Quer dizer, tudo de que

nós queremos esquecer a qualquer preço porque consideramos

desagradável, indecoroso ou repulsivo. Quando temos

desejos e prazeres que para nossa consciência, ou para

nosso SUPEREGO, são insuportáveis, nós simplesmente os

enfiamos no porão do inconsciente e assim nos livramos

deles.

- Entendo.

- Este mecanismo funciona em todas as pessoas sadias. Para

algumas pessoas, porém, o ato de banir tais pensamentos

desagradáveis ou proibidos é algo tão estressante que elas

ficam doentes. É que aquilo que foi reprimido desta forma

continua tentando emergir para o nível da consciência, de

sorte que cada vez mais energia é despendida para se

manter tais impulsos longe da crítica do consciente.

464

ATO FALHO, algo que dizemos ou fazemos espontaneamente e

que um dia tínhamos reprimido.

465

- Quando projetamos alguma coisa estamos transferindo a

outros as características que tentamos reprimir em nós

mesmos. Uma pessoa avarenta, por exemplo, gosta de ficar

dizendo que os outros são avarentos. Alguém que não quer

admitir que pensa muito em sexo geralmente é o primeiro a

se irritar quando encontra outras pessoas fissuradas por

sexo.

488

Nós mesmos contribuímos para o que sentimos e percebemos,

pois somos nós que escolhemos aquilo que nos é importante.

- Você teria um exemplo?

- Duas pessoas podem estar presentes num mesmo recinto e

percebê-lo de maneira totalmente diversa. Isto porque

deixamos nossa opinião ou nossos interesses agirem quando

estamos percebendo o mundo à nossa volta. Uma mulher

grávida, por exemplo, pode ter a sensação de ver mulheres

grávidas por toda a parte. Isto não significa que antes

não havia mulheres grávidas, mas a gravidez tem agora um

novo sentido para ela. Pessoas doentes vêem ambulâncias

por toda a parte...

490

- Para Simone de Beauvoir, a mulher precisa reconquistar

esta responsabilidade. Ela precisa se reencontrar consigo

mesma e não pode simplesmente aliar sua identidade à de

seu marido. Isto porque não é só o homem que reprime a

mulher. A própria mulher se reprime quando não assume a

responsabilidade por sua própria vida.

494

- Estou certo de que verá que muito do que se diz "New

Age" não passa de mero disparate. Nas últimas décadas, a

influência do que chamamos de "nova religiosidade",

"neo-ocultismo" ou "moderna superstição" sobre o mundo

ocidental deu origem a uma verdadeira indústria. À medida

que o cristianismo foi perdendo terreno, novas ofertas

surgiram aos montes no mercado de visões de mundo.

497

- Parapsicologia, telepatia, clarividência, psicocinética,

espiritismo, astrologia, ufologia. A criança tem muitos

nomes.

- Mas, diga-me com franqueza: você acha que tudo não passa

de besteira?

- Naturalmente, não seria de bom tom para um filósofo de

verdade colocar tudo isso num mesmo saco. Mas não quero

excluir a hipótese de que todas essas palavras que acabei

de mencionar esboçam o mapa detalhado de uma paisagem que

não existe. Seja como for, muitas dessas coisas não passam

do que Hume chamou de "fantasmagoria e ilusão" e quis

atirar ao fogo. Em muitos desses livros não encontramos

uma única experiência verdadeira.

- Mas então por que se escrevem tantos livros sobre essas

coisas?

- Porque isto é simplesmente o melhor negócio do mundo.

Muitas pessoas querem ter essas coisas.

- E por que você acha que elas querem essas coisas?

- Porque anseiam por algo "místico", por "outra" coisa que

aponte para além da monotonia de sua vida cotidiana. Só

que infelizmente acabam exagerando.

498

- Pense em tudo o que acontece no decorrer de um único

dia. Concentre-se num único dia de sua própria vida e

pense em tudo o que você vê e experimenta.

- Certo.

- Às vezes ocorrem coincidências estranhas. Por exemplo,

você entra numa loja e compra uma coisa que custa vinte e

oito coroas. Pouco depois chega Jorunn e traz a você as

vinte e oito coroas que você emprestou para ela não sei

quando. Daí você vai ao teatro e a sua poltrona é de

número vinte e oito.

- Sem dúvida, seriam coincidências misteriosas.

- Mas não deixariam de ser coincidências. Acontece que

muitas pessoas COLECIONAM coincidências como essas. Elas

colecionam experiências misteriosas ou inexplicãveis,

extraídas da vida de alguns milhões de pessoas, que depois

são reunidas num livro e apresentadas ao leitor como farto

material de prova. E este material cresce a cada dia. Só

que, mesmo neste caso, trata-se de uma loteria, da qual

não passamos de números premiados.

- Quer dizer que não existem clarividentes ou "médiuns"?

- Existem sim, e se deixarmos de lado os embustes

encontraremos outra explicação importante para as

experiências supostamente místicas que eles vivem.

499

- Não estou querendo dizer que todos estes médiuns sejam

uns charlatões. Alguns deles, ao que parece, agem de

boa-fé. Eles até podem ser "médiuns", mas só de seu

próprio inconsciente. Existem vários exemplos de

experimentos envolvendo médiuns que, numa espécie de

transe, mostraram conhecimentos e habilidades que nem

eles, nem as outras pessoas podiam explicar de onde

vinham. Uma mulher que não sabia hebraico, por exemplo, de

repende começou a falar nesta língua. E nesse caso a

explicação foi a seguinte: ou ela já tinha vivido uma vez,

ou então realmente tinha entrado em contato com um

espírito que falava hebraico. E então, Sofia?

- O que você acha?

- Descobriu-se, depois, que ela tivera uma babá judia

quando criança.

- Muitas das curiosidades de nossa vida cotidiana também

podem ser explicadas pela teoria do inconsciente de Freud.

Por exemplo, quando recebo o telefonema de um amigo que

não vejo há muitos anos, justamente no momento em que

estou procurando o telefone dele para ligar...

- Fico até arrepiada!

- O motivo desta aparente coincidência pode ser, por

exemplo, o fato de nós dois termos ouvido no rádio uma

velha canção; uma canção que ouvimos da última vez em que

nos encontramos, por exemplo. Acontece que simplesmente

não percebemos a ligação entre as coisas.

500

- Outra coisa, completamente diferente, é o fato de

existirem muitas coisas que nós, seres humanos, não

entendemos. É possível até que não conheçamos ainda todas

as leis da natureza. No século passado, muitos

consideravam magia fenômenos como o magnetismo ou a

eletricidade. Acho que minha bisavó ficaria de olhos

arregalados se eu falasse com ela sobre televisão ou

computadores.

- Mas você já não acredita mesmo em nada de sobrenatural?

- Já falamos sobre isso. A simples palavra "sobrenatural"

já me soa estranha. Não, não... acredito que existe apenas

uma natureza. Mas que, em compensação, ela é absolutamente

fabulosa.

E poderá chegar o dia em que até um cético como eu tenha

de aceitar um fenômeno no qual não quis acreditar até

então. Se eu não considerasse essa possibilidade, seria um

dogmático. E não seria, portanto, um filósofo de verdade.

512

Mas os convidados mais jovens fitavam Alberto sem piscar.

Em geral é isso mesmo que acontece: os mais jovens são

mais abertos às novas idéias e pensamentos do que aqueles

que já viveram um pouco mais.

18/01/2002