O mundo de Sofia - trechos escolhidos
GAARDER, Jostein. "O mundo de Sofia: romance da história da filosofia". 35. reimpr. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.
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capacidade de admirar-se com as coisas
VERSUS
"tapados", hábitos, acostumar-se
Tor - martelo - dois bodes - trovão
Freyja - fertilidade (chuva)
Odin - Loki ("corinho" de Tor)
Heimdal - trolls
Tor e Odin, Frei e Freyja, Hod e Balder
43
De fato, em toda a história da humanidade a mulher foi subjugada tanto como ser feminino quanto como ser pensante. E isto é ruim, pois desta forma se perderam muitas experiências importantes. Somente no nosso século (XX) é que as mulheres entram de fato para a história da
filosofia.
Legos & átomos
"providência" = fatalismo
juramento de hipócrates (medicina)
Hermes = mensageiro
Chamamos de AGNÓSTICO aquele que não é capaz de afirmar categoricamente se existe ou não um Deus.
104
Quando você vê uma sombra, Sofia, na mesma hora você pensa que alguma coisa deve estar projetando esta sombra. Por exemplo, pode acontecer de você ver a sombra de um animal.
Talvez a de um cavalo, mas você não está bem certa. Então você se vira e vê o animal verdadeiro, que, naturalmente, é muito mais bonito e de contornos mais nítidos do que a imprecisa sombra. É POR ISSO QUE PLATÃO CONSIDERA TODOS OS FENÔMENOS DA NATUREZA MEROS REFLEXOS DAS FORMAS ETERNAS, OU IDÉIAS. Só que a maioria das pessoas está satisfeita
com sua vida em meio a esses reflexos sombreados. Elas acreditam que as sombras são tudo o que existe, e por isso não as vêem como sombras. Com isto, esquecem-se também da
imortalidade da alma.
Jesus histórico + - = Sócrates histórico = "?"
107
CORPO ALMA VIRTUDE ESTADO
cabeça razão sabedoria governantes
peito vontade coragem sentinelas
baixo-ventre desejo temperança trabalhadores
E é bom lembrar que ele achava que as mulheres eram tão
capacitadas quanto os homens para governar. Isto porque os
governantes deveriam dirigir a cidade-estado com a RAZÃO.
Platão acreditava que as mulheres tinham a mesma razão que
os homens, bastando para isto que recebessem a mesma
formação que os homens e fossem liberadas do serviço de
casa e da guarda das crianças.
131
O homem só é feliz se puder desenvolver e utilizar todas
as suas capacidades e possibilidades.
132
A ética de Platão e de Aristóteles lembra a ciência médica
grega: só através do equilíbrio e da moderação é que
podemos nos tornar pessoas felizes ou "harmônicas".
133
Uma série de coisas pode dar errado quando são apenas os
homens que reinam supremos na filosofia e na ciência.
150
Epicuro fazia questão de enfatizar, porém, que "prazer"
não significa necessariamente satisfação dos sentidos (por
exemplo, comer chocolate). A amizade ou a sensação
vivenciada ao admirar uma obra de arte também podem ser
muito prazerosas. Além disso, outros pressupostos para o
prazer da vida são os velhos ideais gregos do
autocontrole, da temperança e da serenidade. Isto porque o
desejo precisa ser controlado. Assim, a serenidade também
nos ajuda a suportar a dor.
167
Os antigos indianos adoravam o deus celestial DYAUS. Em
grego este deus se chama ZEUS; em latim JÚPITER (na
verdade IOV-PATER, ou seja, "Pai celestial"); e em
norueguês antigo, TYR. Os nomes Dyaus, Zeus, Iov e Tyr
são, portanto, variantes da mesma palavra.
Talvez você saiba que os vikings, no Norte da Europa,
adoravam deuses que chamavam de ASEN. Em toda a área de
influência indo-européia também encontramos uma palavra
para designar "deuses". Em sânscrito, os deuses se chamam
ASURA; em iraniano, AHURA. Outra palavra para deus em
sânscrito é DEVA; em iraniano, DAEVA; em latim, DEUS; e em
norueguês antigo, TIVURR.
175
Jesus dizia que o Reino de Deus era o amor aos
semelhantes, a compaixão pelos fracos e o perdão para
todos os que tinham errado.
176
Espero que ele possa mostrar a vocês que Jesus foi um ser
humano extraordinário. Ele soube usar de forma genial a
língua de seu tempo e deu a conceitos e palavras-chaves
antigos um sentido novo, extremamente ampliado. Não é de
admirar, portanto, que ele tenha acabado na cruz. Sua
mensagem radical sobre a redenção dos homens ameaçava
tantos interesses e posições de poder que ele tinha de ser
eliminado.
187
Mas estava com medo, e quando a gente tem medo às vezes é
bom quebrar alguns tabus.
273
As circunstâncias políticas, por exemplo, podem obstruir
nossa evolução e o nosso crescimento pessoal. Uma pressão
exterior é capaz de nos tolher. Só quando podemos
desenvolver livremente as possibilidades que nos são
inerentes é que podemos viver como pessoas livres. Apesar
disso, somos governados pelo nosso potencial interno e
pelas circunstâncias exteriores da mesma forma como o
menino da Idade da Pedra na Renânia, o leão na África ou a
macieira do jardim.
319
Quando leu sobre a visão que Aristóteles tinha das
mulheres, ela ficou surpresa e irritada ao mesmo tempo.
Como alguém podia ser um filósofo tão competente e, ao
mesmo tempo, um perfeito idiota?
323
Quando Hilde leu sobre Sophia, que aparecia para Hildegard
em visões, teve de novo que folhear a enciclopédia. Mas
desta vez não encontrou nem Hildegard, nem Sophia. Aquilo
não era uma coisa típica? Quando se tratava de mulheres ou
de qualquer coisa feminina, a enciclopédia era tão
eloqüente quando uma cratera lunar. Serpa que as
enciclopédias não passavam pela censura de um conselho
composto apenas por homens?
338
- Quer dizer que o sistema educacional vem da Idade Média
e a pedagogia do Iluminismo.
339
Mas a maioria dos filósofos iluministas achava irracional
imaginar um mundo sem Deus.
339-340
- Mas você não vive no século XVIII. Os filósofos
iluministas queriam libertar o cristianismo dos muitos
dogmas e princípios religiosos irracionais que, ao longo
da história da Igreja, tinham sido amalgamados à
simplicidade dos ensinamentos de Jesus Cristo.
341
- Não. Conforme aconteceu outras vezes mais tarde, a
questão dos direitos da mulher foi colocada no bojo de uma
revolução. Contudo, logo que as coisas se acalmaram numa
nova ordem, a antiga predominância dos homens foi
restabelecida.
- Típico...
351
- Você ainda deve se lembrar de quais tinham sido as
"grandes" questões filosóficas dos filósofos anteriores a
Kant: se o homem possui uma alma imortal, se Deus existe,
se a natureza é composta por unidades mínimas
indivisíveis, se o universo é infinito ou não.
352
- Ou qualquer outra coisa. Mas quando nos perguntamos de
onde vem o mundo, e discutimos algumas respostas
possíveis, a consciência fica como que parada, pois não
possui qualquer material sensorial para "processar"; não
possui o registro de qualquer experiência que possa
retrabalhar. Isto porque, como dissemos, nunca iremos
experimentar toda a enorme realidade de que somos apenas
uma ínfima parte.
353
- Não, as duas possibilidades são igualmente
inconcebíveis. E, apesar disso, uma deve estar certa e a
outra errada.
- Ambos os pontos de vista são igualmente sensatos e
insensatos.
354
- Sim, e de fato ele garante espaço para a religião em seu
pensamento justamente naquela zona à qual não conseguem
chegar nem a nossa experiência, nem a nossa razão. E
justamente este vácuo pode ser preenchido pela fé
religiosa.
- Isto se parece com Descartes. Primeiro ele reflete de
forma bastante crítica sobre o que podemos ou não
compreender. Depois coloca Deus e tudo o mais para dentro
de casa pela porta dos fundos.
- Por postulado prático Kant entende algo que precisa ser
afirmado para a "prática" do homem; para o seu agir e,
portanto, para a sua moral. "É moralmente necessário supor
a existência de Deus", dizia ele.
355
Se o cérebro humano fosse tão simples ao ponto de podermos
entendê-lo, nós seríamos tão idiotas que não
conseguiríamos entendê-lo.
357
- Quando faço alguma coisa, preciso estar certa de que
posso desejar que todos os outros façam a mesma coisa na
mesma situação.
358
- Mas se você é simpática e dócil para com os outros
apenas para se tornar querida das pessoas, então você não
está agindo de acordo com a lei moral. Talvez você esteja
agindo apenas superficialmente de acordo com ela, o que já
é alguma coisa, mas aquilo que se pode chamar de ação
moral tem que ser o resultado do esforço em superar-se a
si mesmo. só quando você faz alguma coisa por considerar
seu DEVER seguir a lei moral é que você pode falar de uma
ação moral. Por isso é que a ética de Kant também é
freqüentemente chamada de ÉTICA DO DEVER.
387
- Mas isto n]ao quer dizer que todas as coisas são
igualmente falsas, ou igualmente certas, quer?
- Não, só que uma coisa pode ser certa ou errada apenas em
relação a um contexto histórico.
388-389
- Hegel achava isto um fato absolutamente demonstrável, e
não apenas uma espécie de profecia. Hegel dizia que quem
estuda história sabe muito bem que a humanidade caminha
rumo a um autoconhecimento e um autodesenvolvimento cada
vez maiores. A história, segundo ele, demonstra de forma
inequívoca a evolução rumo a uma RACIONALIDADE e
LIBERDADE, maiores. É claro que às vezes ela dá umas
cabriolas, mas o todo revela uma marcha inexorável para a
frente. Para Hegel, portanto, a história persegue um
objetivo definido.
- Quer dizer que evoluímos cada vez mais. Bom... isto
significa que ainda há esperança.
- Para Hegel, a história é a única e longa cadeia de
pensamentos, cujos elos não se unem ao acaso, mas segundo
determinadas regras. Quem se dedica ao estudo sério da
história percebe que geralmente um novo pensamento surge
com base em outros formulados anteriormente. Uma vez
formulado, porém, o novo pensamento será inevitavelmente
contradito por outro. Aparecem, assim, duas formas de
pensar que se opõem e entre elas há uma tensão. Esta
tensão é quebrada quando um terceiro pensamento é
formulado, dentro do qual se acomoda o que havia de melhor
nos dois pontos de vista precedentes. É isto que Hegel
chama de evolução DIALÉTICA.
390
- Mas a dialética de Hegel não se aplica apenas à
história. Quando discutimos, também pensamos
dialeticamente, pois tentamos identificar falhas em
determinada forma de pensar. Hegel chamou isto de
"pensamento negativo". Só que ao detectarmos falhas em
determinada forma de pensar, estamos ao mesmo tempo
preservando o que ela tem de melhor!
391
- Quer dizer que o que sobrevive está certo?
- Ou o contrário: o que está certo sobrevive.
392
- E ainda é preciso acrescentar uma coisa: o fato de os
homens na época de Hegel externarem enfaticamente seus
julgamentos grosseiros sobre a inferioridade da mulher
incentivou ainda mais o movimento das mulheres.
- Como assim?
- Para usar as palavras de Hegel, os homens propuseram uma
tese. O motivo para eles considerarem isto absolutamente
necessário foi o fato de as mulheres já terem começado a
se articular em sua defesa. Afinal, não é necessário ter
uma opinião tão decidida sobre algo em torno do qual todos
estão de acordo. Contudo, quanto mais grosseira era a
discriminação dos homens em relação às mulheres, mais
forte foi se tornando a antítese, ou a negação.
- Acho que entendo.
- Podemos dizer, portanto, que os oponentes mais enérgicos
são a melhor coisa que pode acontecer com uma idéia.
Quanto mais enérgicos melhor, pois tanto mais forte será a
negação da negação. Não é por acaso que existe a expressão
"jogar lenha na fogueira".
401
O pequeno lago transformou-se para ela num oceano
infinito, não porque fosse grande e profundo, mas por
causa de seus milhares de detalhes cintilantes e por suas
ondas de formas e tamanhos fascinantes. Sofia entendeu que
poderia ficar observando este pequeno lago pelo resto de
sua vida e ainda assim ele continuaria sendo um mistério
indecifrável para ela.
405
Kierkegaard só queria dizer que as verdades realmente
importantes são PESSOAIS. Somente tais verdades são
"verdades para mim", são verdades para cada um.
406
- Você não pode saber se uma pessoa te perdoa quando você
faz alguma coisa de errado para ela. Trata-se de uma
questão com a qual você está profundamente envolvida. E
exatamente por isso ela é existencialmente importante para
você. Você também não pode saber se uma pessoa gosta de
você. Você só pode acreditar ou ter esperança de que
assim seja. Apesar disso, essas coisas são mais
importantes para você do que o fato incontestável de que a
soma dos ângulos de um triângulo é cento e oitenta graus.
Por fim, ninguém pensa na lei da causa e efeito ou nas
"formas da sensibilidade" de Kant quando ganha o primeiro
beijo.
407
- antes de Kierkegaard, muitos tinham tentado provar a
existência de Deus ou então entendê-la racionalmente. Mas
quando nos envolvemos com tais provas de existência de
Deus ou com tais argumentos racionais, perdemos nossa fé
e, com ela, nosso fervor religioso. Isto porque o
fundamental não é saber se o cristianismo é verdadeiro,
mas se é verdadeiro PARA MIM. Na Idade Média expressava-se
o mesmo pensamento com a fórmula "CREDO QUIA ABSURDUM".
- O quê?
- A expressão significa "Creio, porque é absurdo". Se o
cristianismo tivesse apelado à razão, e não ao nosso outro
lado, ele não seria uma questão de fé.
- Agora entendi.
Hoje talvez empregássemos a palavra "conformidade", ou
seja, o fato de que todos "acham" ou "defendem" uma mesma
coisa, mas ninguém tem uma relação verdadeiramente
apaixonada com o tema.
- De fato, Kierkegaard não foi muito indulgente com os
outros. Foi um crítico mordaz, capaz de usar uma ironia
cáustica. Ele escreveu, por exemplo: "A multidão é a
inverdade". Ou: "A verdade está sempre na minoria".
Kierkegaard disse também que a maioria das pessoas se
relacionava de forma extremamente inconseqüente com a
vida.
408
- Aquele que vive no estado estético está sujeito a
sentimentos de medo e a sensações de vazio. Mas se ele
experimenta esses sentimentos, então também há esperança.
409
O essencial não é necessariamente o que se considera certo
ou errado. O essencial é a decisão de se posicionar em
relação ao que é certo e ao que é errado. O esteta se
interessa apenas pelo que é divertido ou entediante.
410
ESTÁGIO RELIGIOSO - Elas ousam o grande salto rumo às
"setenta mil braças de água" da fé. Elas preferem a fé ao
prazer estético e aos mandamentos da razão. E embora possa
ser desesperador "cair nas mãos do Deus vivo", para usar
uma expressão do próprio Kierkegaard, só nesse caso o
homem pode se reconciliar com sua própria vida.
420
- As relações materiais, econômicas e sociais numa
sociedade são chamadas por Marx de BASES desta sociedade.
O modo de pensar de uma sociedade, suas instituições
políticas, suas leis e também sua religião, moral, arte,
filosofia e ciência são por ele chamados de
SUPERESTRUTURA.
428-429
- Mas vamos voltar um pouquinho a esta questão da
injustiça. Você disse que Marx considerava o capitalismo
uma sociedade injusta. Como você definiria uma sociedade
justa?
- John Rawls, um filósofo da moral de inspiração marxista,
sugeriu uma interessante situação hipotética para ilustrar
este problema: imagine que você fosse membro de um Alto
Conselho, cuja tarefa fosse elaborar todas as leis de uma
sociedade do futuro.
- Eu bem que gostaria de fazer parte deste Conselho.
- Os membros do Conselho teriam de pensar em absolutamente
tudo, pois assim que estivessem de acordo sobre todas as
questões e assinassem as leis, cairiam mortos.
- Deus meu!
- E alguns segundos depois voltariam à vida exatamente na
sociedade cujas leis tinham elaborado. E agora vem o mais
importante: nenhum deles saberia ONDE acordaria nesta
sociedade, quer dizer, ninguém saberia qual seria a
posição que iria ocupar dentro dela.
- Entendo.
- Tal sociedade seria uma sociedade justa, pois cada um
estaria entre seus iguais.
- E cada uma entre suas iguais?
- Claro. Isto porque no jogo proposto por Rawls ninguém
saberia se acordaria homem ou mulher nesta nova sociedade.
E como as chances eram de cinqüenta por cento para cada
probabilidade, a sociedade seria igualmente atrativa tanto
para homens quanto para mulheres.
- Isto me soa muito atraente.
437
Deste modo, ele usou o método de todos os verdadeiros
filósofos, segundo o qual "perguntar é importante, mas não
é preciso se apressar com uma resposta".
440
Darwin explica que não há duas vacas, duas espigas, dois
cães nem dois tentilhões que sejam iguais. A natureza
apresenta uma vasta gama de variações. Mesmo dentro de uma
única espécie não há dois indivíduos rigorosamente iguais.
442
- Darwin também exlpicou que a luta pela sobrevivência
entre as espécies mais próximas geralmente é a mais
acirrada. É que elas precisam lutar pelo mesmo alimento. E
nessa hora são as pequenas diferenças, ou seja, ou
pequenos desvios positivos da média, que mais contam.
Quanto mais acirrada a luta pela sobrevivência, mais
rápida a evolução de novas espécies. E nesse contexto
sobrevivem apenas os que melhor se adaptaram; todos os
outros perecem.
- Quer dizer que quanto menos alimento e quanto mais
crescimento tanto mais rápida é a evolução?
- Mas a questão não é só de alimento. Outro dado
importante é a capacidade de escapar das garras de outros
animais. Por exemplo, pode ser muito vantajoso ter uma cor
de pele que funciona como camuflagem, poder correr
rapidamente, pressentir a presença de predadores ou, pelo
menos, ter um sabor repelente. Um veneno capaz de matar os
predadores também pode ser importante. Não é por acaso que
muitos cactos são venenosos, Sofia. É que quase nada além
dos cactos é capaz de crescer nos desertos. Por esta
razão, estas plantas estão particularmente expostas a
predadores vegetarianos.
É como uma grande corrida de revezamento. Aquele que, por
alguma razão, não consegue passar o que herdou será sempre
colocado de lado. Desta forma, a raça está em constante
processo de aperfeiçoamento. A resistência a doenças é,
sobretudo, a característica preservada nas variantes que
sobrevivem.
443
Darwin ficou admirado quando viu como os índios conseguiam
sobreviver ao clima frio da Terra do Fogo. Se as pessoas
que vivem no Equador têm a pele mais escura do que os
habitantes dos países nórdicos, isto se deve ao fato de
que a pele escura funciona como um protetor solar. As
pessoas muito brancas que se expõem demais ao sol têm
probabilidades muito maiores de desenvolver câncer de
pele.
- A pele branca também tem alguma vantagem para os que
vivem nos países nórdicos?
- É claro que sim. Se não fosse assim, todo mundo teria
pele escura. O tipo de pele branca tem mais facilidade
para produzir vitaminas em contato com a luz do Sol; e
isto é importante nos lugares em que o Sol não aparece com
tanta freqüência.
445
"Ah! Se estes geólogos me deixassem em paz! Ao final de
cada verso da Bíblia ouço o bater de seus martelos!"
- E o bater dos martelos eram as dúvidas quanto às
palavras de Deus:
448
- Podemos dizer que a vida é uma grande loteria da qual só
conseguimos ver os números ganhadores.
462
- Então vamos arriscar uma descrição bem genérica da
psique humana. após um longo período de experiência com
pacientes, Freud chegou à conclusão de que a CONSCIÊNCIA
humana era apenas uma pequena parte da psique. A
consciência seria mais ou menos como a ponta de um ICEBERG
que se eleva para além da superfície da água. Sob a
superfície, ou sob o limiar da consciência, está o
SUBCONSCIENTE, ou o INCONSCIENTE.
462-463
- Não podemos ter presente em nossa consciência, o tempo
todo, todas as experiências que vivemos. Mas tudo o que
pensamos ou vivemos e tudo de que nos lembramos quando
pomos a cabeça para funcionar Freu chama de
"pré-consciente". A expressão "inconsciente" significa,
para Freud, tudo o que reprimimos. Quer dizer, tudo de que
nós queremos esquecer a qualquer preço porque consideramos
desagradável, indecoroso ou repulsivo. Quando temos
desejos e prazeres que para nossa consciência, ou para
nosso SUPEREGO, são insuportáveis, nós simplesmente os
enfiamos no porão do inconsciente e assim nos livramos
deles.
- Entendo.
- Este mecanismo funciona em todas as pessoas sadias. Para
algumas pessoas, porém, o ato de banir tais pensamentos
desagradáveis ou proibidos é algo tão estressante que elas
ficam doentes. É que aquilo que foi reprimido desta forma
continua tentando emergir para o nível da consciência, de
sorte que cada vez mais energia é despendida para se
manter tais impulsos longe da crítica do consciente.
464
ATO FALHO, algo que dizemos ou fazemos espontaneamente e
que um dia tínhamos reprimido.
465
- Quando projetamos alguma coisa estamos transferindo a
outros as características que tentamos reprimir em nós
mesmos. Uma pessoa avarenta, por exemplo, gosta de ficar
dizendo que os outros são avarentos. Alguém que não quer
admitir que pensa muito em sexo geralmente é o primeiro a
se irritar quando encontra outras pessoas fissuradas por
sexo.
488
Nós mesmos contribuímos para o que sentimos e percebemos,
pois somos nós que escolhemos aquilo que nos é importante.
- Você teria um exemplo?
- Duas pessoas podem estar presentes num mesmo recinto e
percebê-lo de maneira totalmente diversa. Isto porque
deixamos nossa opinião ou nossos interesses agirem quando
estamos percebendo o mundo à nossa volta. Uma mulher
grávida, por exemplo, pode ter a sensação de ver mulheres
grávidas por toda a parte. Isto não significa que antes
não havia mulheres grávidas, mas a gravidez tem agora um
novo sentido para ela. Pessoas doentes vêem ambulâncias
por toda a parte...
490
- Para Simone de Beauvoir, a mulher precisa reconquistar
esta responsabilidade. Ela precisa se reencontrar consigo
mesma e não pode simplesmente aliar sua identidade à de
seu marido. Isto porque não é só o homem que reprime a
mulher. A própria mulher se reprime quando não assume a
responsabilidade por sua própria vida.
494
- Estou certo de que verá que muito do que se diz "New
Age" não passa de mero disparate. Nas últimas décadas, a
influência do que chamamos de "nova religiosidade",
"neo-ocultismo" ou "moderna superstição" sobre o mundo
ocidental deu origem a uma verdadeira indústria. À medida
que o cristianismo foi perdendo terreno, novas ofertas
surgiram aos montes no mercado de visões de mundo.
497
- Parapsicologia, telepatia, clarividência, psicocinética,
espiritismo, astrologia, ufologia. A criança tem muitos
nomes.
- Mas, diga-me com franqueza: você acha que tudo não passa
de besteira?
- Naturalmente, não seria de bom tom para um filósofo de
verdade colocar tudo isso num mesmo saco. Mas não quero
excluir a hipótese de que todas essas palavras que acabei
de mencionar esboçam o mapa detalhado de uma paisagem que
não existe. Seja como for, muitas dessas coisas não passam
do que Hume chamou de "fantasmagoria e ilusão" e quis
atirar ao fogo. Em muitos desses livros não encontramos
uma única experiência verdadeira.
- Mas então por que se escrevem tantos livros sobre essas
coisas?
- Porque isto é simplesmente o melhor negócio do mundo.
Muitas pessoas querem ter essas coisas.
- E por que você acha que elas querem essas coisas?
- Porque anseiam por algo "místico", por "outra" coisa que
aponte para além da monotonia de sua vida cotidiana. Só
que infelizmente acabam exagerando.
498
- Pense em tudo o que acontece no decorrer de um único
dia. Concentre-se num único dia de sua própria vida e
pense em tudo o que você vê e experimenta.
- Certo.
- Às vezes ocorrem coincidências estranhas. Por exemplo,
você entra numa loja e compra uma coisa que custa vinte e
oito coroas. Pouco depois chega Jorunn e traz a você as
vinte e oito coroas que você emprestou para ela não sei
quando. Daí você vai ao teatro e a sua poltrona é de
número vinte e oito.
- Sem dúvida, seriam coincidências misteriosas.
- Mas não deixariam de ser coincidências. Acontece que
muitas pessoas COLECIONAM coincidências como essas. Elas
colecionam experiências misteriosas ou inexplicãveis,
extraídas da vida de alguns milhões de pessoas, que depois
são reunidas num livro e apresentadas ao leitor como farto
material de prova. E este material cresce a cada dia. Só
que, mesmo neste caso, trata-se de uma loteria, da qual
não passamos de números premiados.
- Quer dizer que não existem clarividentes ou "médiuns"?
- Existem sim, e se deixarmos de lado os embustes
encontraremos outra explicação importante para as
experiências supostamente místicas que eles vivem.
499
- Não estou querendo dizer que todos estes médiuns sejam
uns charlatões. Alguns deles, ao que parece, agem de
boa-fé. Eles até podem ser "médiuns", mas só de seu
próprio inconsciente. Existem vários exemplos de
experimentos envolvendo médiuns que, numa espécie de
transe, mostraram conhecimentos e habilidades que nem
eles, nem as outras pessoas podiam explicar de onde
vinham. Uma mulher que não sabia hebraico, por exemplo, de
repende começou a falar nesta língua. E nesse caso a
explicação foi a seguinte: ou ela já tinha vivido uma vez,
ou então realmente tinha entrado em contato com um
espírito que falava hebraico. E então, Sofia?
- O que você acha?
- Descobriu-se, depois, que ela tivera uma babá judia
quando criança.
- Muitas das curiosidades de nossa vida cotidiana também
podem ser explicadas pela teoria do inconsciente de Freud.
Por exemplo, quando recebo o telefonema de um amigo que
não vejo há muitos anos, justamente no momento em que
estou procurando o telefone dele para ligar...
- Fico até arrepiada!
- O motivo desta aparente coincidência pode ser, por
exemplo, o fato de nós dois termos ouvido no rádio uma
velha canção; uma canção que ouvimos da última vez em que
nos encontramos, por exemplo. Acontece que simplesmente
não percebemos a ligação entre as coisas.
500
- Outra coisa, completamente diferente, é o fato de
existirem muitas coisas que nós, seres humanos, não
entendemos. É possível até que não conheçamos ainda todas
as leis da natureza. No século passado, muitos
consideravam magia fenômenos como o magnetismo ou a
eletricidade. Acho que minha bisavó ficaria de olhos
arregalados se eu falasse com ela sobre televisão ou
computadores.
- Mas você já não acredita mesmo em nada de sobrenatural?
- Já falamos sobre isso. A simples palavra "sobrenatural"
já me soa estranha. Não, não... acredito que existe apenas
uma natureza. Mas que, em compensação, ela é absolutamente
fabulosa.
E poderá chegar o dia em que até um cético como eu tenha
de aceitar um fenômeno no qual não quis acreditar até
então. Se eu não considerasse essa possibilidade, seria um
dogmático. E não seria, portanto, um filósofo de verdade.
512
Mas os convidados mais jovens fitavam Alberto sem piscar.
Em geral é isso mesmo que acontece: os mais jovens são
mais abertos às novas idéias e pensamentos do que aqueles
que já viveram um pouco mais.
18/01/2002