Conversando com Deus e Viver como se Deus existisse - trechos escolhidos

ZAHRNT, Heinz. VIVER COMO SE DEUS EXISTISSE. Tradução de LEBEN ALS OB ES GOTT GIBT. Traduzido por Haroldo Reimer; Ivoni Richter Reimer. Petrópolis: Vozes, 1996.

Deus mora apenas onde o deixamos entrar.

Cada violação dos direitos humanos é, em último caso, um ataque contra o próprio Deus.

Mesmo o ser humano mais estranho, doido e miserável deve ser visto como imagem de Deus. E por isso é digno e tem valor.

Cultivar e proteger a terra como jardim de Deus.

Se o ser humano realizasse o mandato que lhe é dado por Deus, então ele não precisaria particularmente preocupar-se com sua auto-realização. Com isso, ele já teria se realizado como aquele que ele é e deve ser no mundo: o cidadão do mundo criado por Deus.

A Bíblia nada diz a respeito da origem do mal. Ele se encontra no mundo como uma possibilidade que, através da pessoa, obtém resultados. Acende-se o mal pela desconfiança em relação a Deus.

============================================

WALSCHM Neale Donald. Conversando com Deus: um diálogo sobre os maiores problemas que afligem a humanidade. Traduzido por Clara Fernandes. 19.ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. v.1. 3v. Tradução de Conversations with God, book 1.

17 Alegria, verdade, amor. Os três são intercambiáveis e um sempre leva ao outro. Não importa em que ordem isso ocorre.

23 Nunca suplique. Agradeça.

24 Os pedidos não são necessários.

26 Viveriam como os santos.

27 Amor OU medo

28 "...E o motivo é a primeira mentira - aquela que vocês têm como verdadeira em relação a Deus - a de que não se pode confiar Nele; nem depender do Seu amor; e que a aceitação Dele a seu respeito e condicional; que, portanto, o resultado final é incerto. Porque se vocês não puderem confiar em que o amor de Deus sempre existirá, no amor de quem poderão confiar? Se Deus os abandonar quando não agirem adequadamente, os simples mortais não farão o mesmo?

...E então sucede que quando vocês juram o seu amor mais sublime, enfrentam o seu maior medo.

Porque a primeira coisa com que se preocupam depois de dizerem "eu o amo" é se ouvirão o mesmo como resposta. E se ouvirem, começarão imediatamente a preocupar-se com a possibilidade de perderem o amor que acabaram de encontrar. E por isso toda ação se torna uma reação - uma defesa contra a perda - até mesmo quando vocês tentam defender-se contra a perda de Deus.

Contudo, se soubessem Quem São - os seres mais maravilhosos e notáveis que Deus já criou - nunca sentiriam medo. Quem os poderia rejeitar? Nem mesmo Deus encontraria falhas em seres assim.

Mas vocês não sabem Quem São, e se consideram ser muito menos. E de onde tiraram a idéia de que são muito menos do que maravilhosos? Das únicas pessoas cujas palavras aceitariam para tudo: sua mãe e seu pai.

Essas são as pessoas que vocês amam mais. Por que mentiriam? Porém, elas não lhes disseram que são demais isso, e não o suficiente aquilo? Não lhes lembraram que devem ser vistos e não ouvidos? Não os repreenderam em alguns de seus momentos de maior exuberância? E não os incentivaram a deixar de lado algumas de suas idéias mais fantásticas?

Essas são as mensagens que vocês receberam, e embora elas não estejam de acordo com as normas, e portanto não sejam de Deus, poderiam ter sido, porque certamente vieram dos deuses do seu universo.

29 Deus que julga, recompensa ou pune.

36 Criados "à imagem e semelhança de Deus" Cada uma das partes de Deus tem o mesmo poder de criar que Deus tem.

39 objetivo da alma: lembrar quem somos

40 Por que o mundo está como está? Mostrar o amor quando há o não-amor.

41 Relacionamentos superiores: tríades; inferiores: díades.

42 A doença e o mal-estar são os opostos da saúde e do bem-estar, e se manifestam em sua realidade obedecendo às suas ordens. Vocês não podem adoecer sem provocar a doença em algum nível, e podem ficar sadios de novo em um instante simplesmente decidindo por isso. As grandes desilusões pessoais são reações escolhidas, e as calamidades mundiais são o resultado da consciência mundial.

43 Então não julgue o caminho cármico trilhado por outra pessoa. Não sinta inveja do sucesso e nem pena do fracasso, porque não sabe o que é sucesso ou fracasso na avaliação da alma. Não diga que algo é uma calamidade ou um evento feliz até decidir, ou testemunhar, qual é seu objetivo. Pois a morte é uma calamidade se salvar as vidas de milhares de pessoas? E a vida é um evento feliz se só causar sofrimento? Contudo, não deve julgar nem mesmo isso. Guarde sempre para si mesmo as suas opiniões, e deixe os outros fazerem o mesmo.

Isso não significa ignorar um pedido de ajuda, ou a ânsia de sua própria alma de trabalhar visando a mudança de alguma situação ou condição. Significa evitar rótulos e julgamentos enquanto faz o que quer que seja. Porque todas as situações são uma dádiva, e cada experiência é um tesouro oculto.

44 Por isso, sejam uma luz na escuridão, e não a amaldiçoem.

46 Enquanto você nutrir a idéia de que há algo ou alguém "fazendo isso" com você, não terá o poder de fazer nada a respeito. Somente quando disser "eu fiz isso" poderá ter o poder de mudá-la.

É muito mais fácil você mudar o que está fazendo do que mudar o que os outros estão fazendo.

O primeiro passo para mudar qualquer coisa é saber e aceitar que você escolheu que ela fosse o que é.

46 Há apenas um motivo para fazer alguma coisa: uma afirmação para o universo de Quem Você É. (o inverso para desfazer)

46 Se você quiser ser corretamente representado, deve tentar mudar tudo em sua vida que não se encaixa na imagem que deseja projetar na eternidade.

46-47 É essa desonestidade intelectual e espiritual que o deixa aceitar um mundo em tais condições. Se você tivesse de aceitar - ou pelo menos tivesse uma forte sensação interior de responsabilidade pessoal pelo mundo - este seria um lugar muito diferente. Sem dúvida seria, se todos se sentissem responsáveis. Por ser tão óbvio é que esse fato se torna tão doloroso e irônico.

47 O modo de diminuir o sofrimento que você associa às experiências e ocorrências terrenas - tanto as suas como as das outras pessoas - é mudar o modo de vê-las. [...] Esse é o caminho para o completo controle na vida.

47 Nada é em si doloroso. O sofrimento resulta do pensamento errôneo. É um erro no modo de pensar.

49 "deveria" e "não deveria" só existem na nossa imaginação.

50 O que é o inferno?

É a experiência do pior resultado possível de suas escolhas, decisões e criações. É a conseqüência natural de qualquer pensamento que negue a Mim, ou Quem Vocês São em relação a Mim.

É o sofrimento provocado pelo pensamento errôneo. Contudo, até mesmo o termo "pensamento errôneo" é inadequado, porque não existe o errado.

O inferno é o oposto da alegria. É insatisfação. É saber Quem e O Que Você É, e não experimentá-los. É ser menos. Isso é inferno, e não existe um mal maior para a sua alma. (teologias baseadas no medo)

51 Mas, se não há inferno, isso significa que posso fazer o que quiser, realizar qualquer ato, sem medo de punição?

A resposta direta para a sua pergunta é sim, você pode fazer o que quiser sem medo de punição. Contudo, terá de arcar com as conseqüências.

52 As Leis do Universo foram estabelecidas por Mim. São leis perfeitas, que proporcionam um perfeito funcionamento da matéria.

Já viu algo mais perfeito do que um floco de neve? Tal complexidade, design, simetria, conformidade consigo próprio e originalidade em relação a todo o resto - são um mistério. Você fica maravilhado com o milagre desse grande espetáculo da natureza. Mas se Eu posso fazer isso com um único floco de neve, o que acha que posso fazer - e fiz - com o universo?

53 Há mais coisas entre o Céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia.

56 Esteja em comunhão com as outras almas, e seus objetivos e suas intenções se tornarão claros para você. [...] Deixe todas as almas seguirem o seu caminho.

59 Nada é mais gentil do que a Natureza. E nada tem sido mais cruel com a Natureza do que o homem. Porém, vocês negam qualquer envolvimento e responsabilidade nisso. Dizem que não é sua culpa, e nesse ponto estão certos. Não é uma questão de culpa, mas sim de escolha.

59 Suas próprias vidas estão como estão por causa de vocês, e das escolhas que fizeram - ou deixaram de fazer. (Não decidir é decidir.)

60-61 Eu lhes digo: Não existe coincidência, e nada acontece "por acaso". Vocês atraem para si todos os eventos, para poderem criar e experimentar Quem Realmente São. Todos os verdadeiros Mestres sabem disso. Este é o motivo pelo qual ficam imperturbáveis diante das piores experiências da vida (como vocês as definiriam).

62 espiritualidade que ensina medo, dependência e intolerância, em vez de amor, poder e aceitação.

Primeira lei: você pode ser, fazer e ter tudo que imaginar.

Segunda lei: você atrai aquilo que teme.

Os animais agem com mais integridade e coerência do que os seres humanos. As plantas reagem às pessoas que as amam muito melhor do que aos que não se importam com elas.

63 Energia pode criar matéria - Einstein - O pensamento é pura energia.

64 O ato de "Adão e Eva" não foi o pecado original [...] porque, sendo os primeiros a fazer uma escolha "errada", produziram a possibilidade de fazer qualquer escolha.

64-65 Em sua mitologia vocês tornaram Eva a "má" - a tentadora que comeu o fruto do conhecimento do bem e do mal - e induziu Adão a fazer o mesmo. Essa mitologia lhes permitiu tornar desde então a mulher a "ruína" do homem, o que resultou em todos os tipos de deturpação da realidade - sem falar nas visões distorcidas do sexo e nas confusões. (Como é possível sentir-se tão bem com algo tão ruim?)

65 O pensamento é criativo. O medo atrai como energia. O amor é tudo que existe.

65 O amor é a realidade máxima. A única. Tudo. O sentimento do amor é a sua experiência de Deus.

Na verdade maior, o amor é tudo que existe, existiu e existirá. Quando vocês forem para a esfera do absoluto, irão para a esfera do amor.

============================================

70 Se você não vê Deus no profano e no sagrado, perde metade da história.

70 Nada é repulsivo para Mim.

71 Eu não amo o "bem" mais do que o "mal". Hitler foi para o Céu. Quando compreender isso, compreenderá a Deus.

71 Contudo, mantenha as suas crenças e aja de acordo com os seus valores, porque esses são os valores de seus pais, seus avós, seus amigos e sua sociedade. Eles formam a estrutura de sua vida, e perdê-los seria desfiar o tecido da sua experiência. Ainda assim, axamine-os um a um, parte a parte. Não destrua a casa, mas examine cada tijolo, e substitua aqueles que parecem quebrados, que não suportam mais a estrutura.

73 Todos sabem que a experiência sexual pode se a experiência física mais amorosa, excitante, poderosa, estimulante, renovadora, energizante, positiva, íntima, unitiva e divertida de que os seres humanos são capazes. Apesar de terem descoberto isso experiencialmente, vocês escolheram aceitar os julgamentos, as opiniões e as idéias anteriores sobre o sexo de outras pessoas - que têm um interesse oculto em como vocês pensam.

Esses julgamentos e essas opiniões e idéias contradizem diretamente as suas próprias experiências, mas como vocês relutam em considerar errado o que lhes ensinaram seus mestres, convencem-se de que devem ser as suas experiências que estão erradas. O resultado é que negam a sua própria verdade em relação a esse assunto, com conseqüências devastadoras.

Vocês fizeram o mesmo em relação ao dinheiro. Sempre que tiveram muito dinheiro, sentiram-se bem, recebendo-o e gastando-o. Não havia mal nenhum nisso, nada de inerentemente "errado". Contudo, vocês estavam tão imbuídos dos ensinamentos de outras pessoas a respeito desse assunto que rejeitaram as suas experiências em favor da "verdade".

Tendo aceito essa "verdade" como a sua, formaram pensamentos em torno dela - que são criativos. Dessa forma, criaram uma realidade pessoal em torno do dinheiro que o afasta de vocês; afinal de contas, por que iriam procurar atrair o que não é bom?

74 No entanto, que tipo de arbítrio é livre quando escolher uma coisa dentre outras leva à condenação? Como o arbítrio é livre quando não é a sua vontade, e sim a de outrem, que deve ser feita?Aqueles que lhes ensinam isso fazem Deus parecer hipócrita.

75 Desejos e necessidades são coisas diferentes.

75 felizes, amorosos, compreensivos, glorificados e gratos

75 aja de acordo com os seus valores - se descobrir por experiência própria que eles lhe servem. [...] se trazem para a sua experiência a idéia melhor e mais elevada que já teve de si mesmo. Examine os seus valores um a um.

76-77 Os autores da Bíblia tinham muita fé e eram grandes historiadores. Ouviram as histórias que foram contadas a eles e a seus amigos por pessoas mais velhas - que as tinham ouvido de outras pessoas mais velhas - até finalmente fazerem um registro escrito.

E nem tudo que os autores da Bíblia escreveram foi incluído no documento final.

Os ensinamentos de Jesus já tinham levado ao aparecimento de "igrejas" - e, como acontece sempre que as pessoas se reúnem em grupos formados em torno de uma idéia influente, havia certos indivíduos dentro dessas igrejas, ou desses enclaves, que determinavam que partes da História de Jesus seriam contadas - e como. Esse processo de selecionar continuou durante toda a compilação, a produção literária e a publicação dos evangelhos, e da Bíblia.

Até mesmo vários séculos depois que os textos sagrados originais foram escritos, um concílio determinava mais uma vez que doutrinas e verdades deviam ser incluídas na Bíblia então oficial - e quais seriam "prejudiciais" ou "prematuras" para se revelar às massas.

E também houve outros trechos sagrados - escritos em momentos de inspiração por homens comuns, que não eram mais loucos do que você.

78 Eu entendo. Então esse Deus em que você acredita pode fazer qualquer coisa - menos falar.

É claro que Deus pode falar, se quiser. Só não parece provável que Ele iria querer falar comigo.

Essa é a causa de todos os seus problemas na vida - não achar que merece que Deus fale com você.

============================================

84 pensamento - palavra - ação

85 A negação de Deus é parte do processo de criá-lo.

85-86 Não há mais vítimas e nem vilões - só podem haver resultados de seu pensamento em relação a alguma coisa.

Eu lhe digo que tudo que você vê em seu mundo é o resultado de sua idéia em relação a ele.

Você quer que a sua vida realmente melhore? Então mude a sua idéia em relação a ele e a você. Pense, fale e aja como o Deus que Você é.

86 É nesse momento que os seus semelhantes interferirão - porque é nesse momento que você começará a tornar-se uma ameaça para eles. Porque a sua verdade simples, sustentada simplesmente, oferecerá mais beleza, paz, alegria, amor por si próprio e pelo próximo do que tudo que seus semelhantes poderiam imaginar.

87 Primeira natureza: amar incondicionalmente.

Segunda natureza: escolher manifestar conscientemente a primeira.

89 A primeira verdade a saber sobre o universo é que nenhuma condição é "boa" ou "má". Apenas é. Por isso, pare de fazer julgamentos de valor.

A segunda verdade é que todas as condições são temporárias. Nada é imutável, nada permanece estático. O modo como uma situação muda depende de você.

90 Para um médico ou uma enfermeira, a morte é um fracasso. Para um amigo ou parente, é um desastre. Apenas para a alma é um alívio, uma libertação.

92 A frustração e a ansiedade surgem quando elas não ouvem as suas almas.

92 A primeira atitude é parar de julgar a si mesmo. Descubra qual é o desejo de sua alma e realize-o. Faça o que a sua alma quer.

93 O que a alma busca é o sentimento mais nobre de amor que você possa imaginar.

94 Você faz pior do que condenar - tenta destruir o que não escolhe. Se há uma pessoa ou uma situação com que não concorda, você a critica. Se há uma religião que vai contra a sua, considera-a errada. Se há um pensamento que contradiz o seu, ridiculariza-o. Se há uma idéia diferente da sua, rejeita-a. Você comete um erro, porque cria apenas metade de um universo. E não consegue ao menos entender a sua metade quando rejeita imediatamente a outra.

96 Você é bondade, misericórdia, compreensão, paz, alegria e luz. É perdão, paciência, força, coragem, uma auxílio em caso de necessidade, um conforto no sofrimento, uma cura para as feridas, um mestre nos momentos de inquietação. É a sabedoria mais profunda e a verdade mais elevada; a maior paz e o amor mais sublime. É tudo isso. E em alguns momentos de sua vida você se conheceu como essas verdades.

Escolha agora conhecer-se sempre como elas.

============================================

99 Todo ataque é um pedido de ajuda.

100 Fé absoluta está além da esperança. É saber com certeza. [...] É uma gratidão antecipada.

101-102 Então, você perguntou quando a sua vida irá melhorar, e eu lhe dei a resposta.

Você faz a sua vida melhorar antes de tudo pensando muito sobre ela. Pense no que quer ser, fazer e ter. Pense com freqüência sobre isso, até ter tudo muito claro em sua mente. Então não pense em mais nada. Não imagine outras possibilidades.

Tire os pensamentos negativos de sua mente. Livre-se de todo pessimismo e de todas as dúvidas. Rejeite todos os medos. Discipline a sua mente para fixar-se no pensamento criativo original.

Quando os seus pensamentos forem claros e constantes, comece a falar deles como verdades. Repita-os em voz alta. Use a grande afirmação que faz surgir o poder criativo: Eu sou. Diga isso para as outras pessoas. "Eu sou" é a afirmação criativa mais forte do universo. Tudo que você pensa ou diz depois das palavras "Eu sou" o faz ter essas experiências. Não há outro modo do universo saber como funcionar. Não conhece outro caminho a seguir. O universo reage a "Eu sou" como o faria um gênio em uma lâmpada mágica.

O Senhor diz, "livre-se das dúvidas, dos medos e de todo pessimismo" como se estivesse dizendo "pegue para mim um pedaço de pão". Mas é mais fácil dizer do que realizar estes atos. "Livre-se de todos os pensamentos negativos" poderia ser como "suba o Monte Everest depois do almoço". Isso é muito difícil.

Fazer bom uso dos seus pensamentos, exercer controle sobre eles não é tão difícil como poderia parecer. (Como não o é subir o Monte Everest.) É tudo uma questão de disciplina, de deliberação.

O primeiro passo é aprender a examinar os seus pensamentos; pensar sobre o que está pensando.

Quando você se der conta de que está tendo pensamentos negativos - pensamentos que negam a sua idéia mais elevada sobre alguma coisa - pense novamente! Quero que faça isso, literalmente. Se você pensar que está deprimido, em apuros, e não puder advir nada de bom disso, pense novamente. Se pensar que o mundo é um lugar ruim, cheio de situações ruins, pense novamente. Se achar que a sua vida está sendo perdida, e tiver a impressão de que nunca poderá recuperá-la, pense novamente.

============================================

107 O Céu está aqui agora.

109 Um verdadeiro Mestre não "renuncia" a algo. Simplesmente o põe de lado, como faria com qualquer objeto que não lhe fosse mais útil.

Há pessoas que dizem que você deve dominar os seus desejos. Eu digo que deve apenas mudá-los. Na primeira vez isso parece ser uma disciplina rigorosa; na segunda, um exercício agradável.

110 Quem renuncia nunca nega a paixão - simplesmente nega a preocupação com os resultados. Paixão é gostar de fazer. Fazer é ser, como experiência. Contudo, o que é freqüentemente criado como parte do fazer? Expectativas.

Viver sem expectativas - sem necessidade de resultados específicos - é liberdade, santidade. É como Eu vivo.

o Senhor não se preocupa com os resultados?

Absolutamente não. Eu me alegro com o que crio, não com os resultados. A renúncia não é uma decisão de negar a ação, mas sim de negar a necessidade de um determinado resultado. Há uma grande diferença.

111 Quando Deus (ou Deus-em-você) tem uma atitude amorosa, Ele se realiza, e não precisa de mais nada.

Por outro lado, o homem freqüentemente sente que precisa de um retorno do seu investimento. Está certo, vamos amar alguém, mas seria melhor recebermos um pouco de amor em troca - esse tipo de afirmação.

Isso não é paixão. É expectativa.

A expectativa é a maior fonte de infelicidade do homem. É o que o separa de Deus.

Quem renuncia tenta acabar com essa separação através da experiência que alguns místicos orientais chamaram de samadhi. Isto é, ser um só com Deus, uma fusão com a divindade.

Portanto, ele renuncia aos resultados - mas nunca à paixão. De fato, o Mestre sabe intuitivamente que aquela paixão é o caminho. É o caminho para a realização pessoal.

Mesmo em termos terrenos pode ser dito que se você não tem uma paixão por alguma coisa, não tem vida.

112 Contudo, nunca resista a coisa alguma. Se achar que através de sua resistência a eliminará, pense novamente. Você só a plantará mais firmemente no lugar. Eu já não lhe disse que todo pensamento é criativo?

Até mesmo um pensamento a respeito de que não desejo alguma coisa?

Se não a deseja, por que pensar nela? Não lhe dedique um segundo pensamento. Porém, se tiver de pensar nela, isto é, se não conseguir não pensar, não resista a esse pensamento. Em vez disso, olhe diretamente para o que quer que seja - aceite a realidade como sua criação - então escolha mantê-la ou não, como desejar.

112 Não se renuncia; faz-se outra escolha.

113 Então qual é o objetivo da vida, se é impossível não "chegar lá"? Por que deveríamos nos preocupar com o que fazemos?

Bem, é claro que não deveriam. Mas seria bom ficarem atentos - apenas observarem quem são e o que estão fazendo e tendo, para ver se isso lhes serve.

============================================

115 O sofrimento é um aspecto desnecessário da experiência humana. [...] O sofrimento não tem nada a ver com os eventos, é apenas a reação das pessoas a eles.

117 Os santos realmente "sofrem em silêncio", mas isso não quer dizer que o sofrimento é bom. Os discípulos na escola do Mestre sofrem em silêncio porque compreendem que o sofrimento não é a vontade de Deus, mas em vez disso um claro sinal de que ainda há algo a aprender a esse respeito, a lembrar.

O verdadeiro Mestre não sofre em silêncio, apenas parece estar sofrendo sem se queixar. O motivo de não se queixar é que ele não está sofrendo, mas apenas experimentando um conjunto de circunstâncias que você consideraria insuportável.

Um Mestre não fala sobre o sofrimento simplesmente porque entende com clareza o poder da Palavra - e então escolhe não dizer uma só palavra sobre isso.

118 Eu não faço julgamentos. Mas vocês os fazem, de todos os tipos - e Eu sugiro que são os seus julgamentos que os impedem de sentir alegria, e as suas expectativas que os tornam infelizes.

Tudo isso junto é o que causa mal-estar, e aí começa o seu sofrimento.

============================================

121 Não há nada de assustador na vida, se não se preocupar com os resultados.

123 Tenho 49 anos e gostaria de um pouco de segurança na vida para poder dedicar mais tempo aos "assuntos de Deus", à "evolução" da alma, etc. É aí que o meu coração está, mas não é onde a minha vida me permite ir...

125 Minha recompensa - o pagamento que você recebe quando "trabalha" para mim - fornece muito mais do que conforto espiritual. Você também pode ter conforto material. No entanto, a parte irônica de tudo isso é que, quando você experimenta o tipo de conforto espiritual que o Meu pagamento proporciona, a última coisa com que se preocupará é o conforto material.

125 Seu trabalho é torná-los independentes; ensinar-lhes o mais rapidamente e o melhor possível como passarem sem você. Porque você não é uma bênção para eles enquanto é necessário para a sua sobrevivência, mas os abençoa verdadeiramente apenas no momento em que percebem que é desnecessário.

126 Gostaria que você pudesse compreender isto: que a felicidade do seu destino é inevitável. Você não pode deixar de ser "salvo". Não existe inferno, a não ser o que provém do desconhecimento desse fato.

129 Sua vida é sempre um resultado de seus pensamentos em relação a ela.

129 Agora você se vê como uma vítima da situação de perder o seu emprego. Contudo, a verdade é que não mais escolheu esse emprego. Parou de acordar de manhã antegozando o dia, e começou a acordar com medo. Parou de se sentir feliz com o seu trabalho, e começou a não gostar do que fazia. Até mesmo começou a fantasiar que tinha outra atividade.

Você acha que isso não significa nada? Não entende bem o seu poder. Eu lhe digo que a sua vida resulta das suas intenções em relação a ela.

130 Eu me sinto envergonhado. Constrangido.

De que adianta isso? Por que simplesmente não reconhece a verdade quando a ouve, e a aceita? Não há necessidade de recriminar-se. Apenas observe o que tem escolhido e escolha novamente.

Mas por que estou sempre pronto para escolher o que é negativo? E por que depois eu me culpo por isso?

============================================

133 Quando eu aprenderei o suficiente sobre relacionamentos para conseguir que sejam bons? Há algum modo de ser feliz nos relacionamentos? Eles têm de ser sempre difíceis?

Você não tem de aprender ensinamento algum sobre os relacionamentos. Só tem de demonstrar o que já sabe.

Há um modo de ser feliz nos relacionamentos, e é usá-los para a finalidade que têm, não para o que você quer.

134 Bendiga todos os relacionamentos e considere-os especiais, porque determinam Quem Você É - e agora escolhe ser.

142 O que o amor faria agora?

153 As expectativas destroem os relacionamentos.

============================================

169 Mas lembre-se de que nada foi exatamente desagradável. Quero dizer, você adorou tudo! Todos os minutos! Ah, é deliciosa essa coisa a que chamam de vida! É uma experiência formidável, não é?

Bem, suponho que sim.

Você supõe? Como Eu poderia Tê-la tornado mais formidável? Não está podendo experimentar tudo? Lágrimas, alegria, sofrimento, tristeza, euforia, depressão profunda, perda, ganho, atração? O que mais poderia haver?

Talvez menos sofrimento.

Menos sofrimento sem mais sabedoria vai contra o seu objetivo; não lhe permite experimentar a alegria infinita - que é o que Eu Sou.

Seja paciente. Você está adquirindo sabedoria. E agora as suas alegrias são cada vez mais possíveis sem sofrimento. Esse também é um ótimo sinal.

Você está aprendendo (lembrando-se de como) amar, liberar, criar e chorar sem sofrimento. Sim, pode até mesmo ter a sua dor sem sofrimento, se é que sabe o que Eu quero dizer.

Acho que sim. Estou percebendo mais graça nos dramas da minha própria vida. Posso recuar e vê-los como são. Até mesmo rir.

Exatamente. E não considera isso crescimento?

Acho que sim.

Então continue crescendo, Meu filho. E continue a decidir o que quer tornar-se na versão mais sublime do seu Eu. Continue a esforçar-se para isso. Continue! Continue! É o Trabalho de Deus que estamos realizando, você e Eu. Por isso, continue!

============================================

171 Eu amo o Senhor, sabe disso?

Sei. Também amo você.

============================================

174 Problemas financeiros. falta ou excesso de auto-estima.

Você diz que está embaraçado e envergonhado todas as vezes em que Eu simplesmente lhe digo a verdade sobre si próprio. O embaraço é a reação de uma pessoa cujo ego ainda se preocupa com o fato de como as outras pessoas a vêem. Supere isso. Tente uma nova reação. Tente rir.

177 O modo mais rápido de mudar um Pensamento Responsável, ou uma idéia arraigada, é inverter o processo pensamentos-palavras-atos.

Explique isso.

Realize o ato que quer para dar origem ao novo pensamento. Depois diga as palavras que quer para dar origem ao novo pensamento. Faça isso até treinar a mente para pensar de um novo modo.

179 Minha alegria está em sua liberdade, não em sua submissão.

181 Quando você quiser mudar uma idéia arraigada, aja de acordo com a nova idéia que tem. Mas deve agir rápido, ou sua mente a matará antes que você a conheça. Quer dizer literalmente. A idéia, a nova verdade, estará morta em você antes que tenha uma chance de conhecê-la.

Então aja rápido quando surgir a oportunidade, e se o fizer com bastante freqüência, sua mente logo assimilará a idéia, que será o seu novo pensamento.

============================================

183 Por que eu não posso fazer o que realmente quero com a minha vida e ainda assim ganhar dinheiro?

O quê? Quer dizer que de fato quer divertir-se e ainda assim ganhar dinheiro? Deve estar sonhando!

O quê?

Eu só estava brincando, lendo um pouco a sua mente. Veja bem, esse tem sido o seu pensamento em relação a isso.

Essa tem sido a minha experiência.

Bem, todos passam por isso muitas vezes. As pessoas que ganham a vida fazendo o que gostam são aquelas que insistem em fazê-lo. Elas não desistem. Nunca se dão por vencidas. Desafiam a vida a não deixá-las fazer o que gostam.

187-188 Vamos dizer que a alma lhe dá ótimas oportunidades de experimentar exatamente o que planejou experimentar. O que de fato experimenta é com você. Pode ser o que planejou experimentar, ou outra coisa, dependendo do que escolher.

188 Às vezes a alma tem um desejo, e o corpo e a mente têm outro.

189 Quando você atinge certos estados de existência durante um longo período, o sucesso no que está fazendo no mundo é muito difícil de evitar. Contudo, não deve se preocupar em "ganhar a vida". Os Verdadeiros Mestres são aqueles que escolheram construir uma vida, em vez de ganhar a vida.

193 "Obrigada, Deus, porque tudo leva ao meu sucesso!"

consciência de que os resultados já foram produzidos.

196 Se você ficar pensando em doenças (ou sentir constantemente raiva, ou for negativista), seu corpo dará a esses pensamentos uma forma física. Vendo essa forma negativa e doente, as pessoas perguntarão, "qual é o problema?" sem saber o quanto essa pergunta é pertinente.

197 Mas embora não vá haver julgamento após a morte, haverá a oportunidade de rever tudo que você pensou, disse e fez na Terra, e de decidir se é isso que escolheria de novo, baseado em Quem Você Diz Que É, e Quem Deseja Ser.

198 Outros, um grupo seleto, voltarão com uma missão diferente: cumprir o objetivo da alma de trazer à luz outras pessoas na densidade e na matéria. Sempre há na Terra aqueles entre vocês que fizeram essa escolha. Você pode reconhecê-los imediatamente. Seu trabalho terminou. Eles voltaram à Terra apenas para ajudar os outros. Essa é a sua alegria, a sua glorificação. Eles só querem ser úteis.

Você não pode deixar de ver essas pessoas. Estão em toda parte. Há mais delas do que você imagina. As chances são de que conheça alguma, ou tenha ouvido falar de alguma.

199 Então pelo menos pode parar de ressentir-se e ter raiva daqueles que imagina que estão sendo um obstáculo à sua felicidade.

199 Na verdadeira, ordem dos fatos as pessoas não fazem algo para ser felizes - são felizes e por isso fazem algo. Não fazem algo para ser compassivas, são compassivas e por isso agem de um determinado modo. A decisão da alma precede o ato do corpo em uma pessoa muito consciente. Apenas uma pessoa inconsciente tenta ser de um determinado modo através de algo que o corpo está fazendo.

200 Todos podem amar tudo quando compreendem o que estão fazendo, e por quê.

Ninguém faz o que não quer.

============================================

201-202 Como posso resolver alguns dos meus problemas de saúde? Fui vítima de problemas crônicos suficientes para três vidas. Por que estou tendo todos estes agora - nesta vida?

Primeiro, vamos deixar um fato bem claro. Você os adora. Pelo menos, adora a maioria deles. Você os tem usado muito bem para sentir pena de si mesmo e atrair atenções.

Nas poucas ocasiões em que não os adorou, foi apenas porque foram longe demais. Mais longe do que imaginou quando os criou.

Agora vamos entender o que provavelmente já sabe: todas as doenças são criadas por você mesmo. Até mesmo os médicos convencionais estão agora percebendo como as pessoas tornam-se doentes.

A maioria das pessoas o faz bastante inconscientemente. (Não sabe o que está fazendo.) Então quando essas pessoas adoecem, não sabem o que houve. É como se algo lhes tivesse sucedido, em vez de terem feito algo consigo mesmas.

Isso ocorre porque a maioria das pessoas vive - não apenas no que diz respeito aos problemas de saúde e suas conseqüências - inconscientemente.

As pessoas fumam e se perguntam por que sofrem de câncer.

Ingerem carnes de animais e gordura e se perguntam por que suas artérias ficam bloqueadas.

Sentem raiva durante todas as suas vidas e se perguntam por que têm ataques do coração.

Competem umas com as outras - impiedosamente e sob incrível tensão - e se perguntam por que sofrem derrame cerebral.

A verdade não tão óbvia é que a maioria das pessoas se preocupa até morrer.

A preocupação é a pior forma de atividade mental que existe - depois da raiva, que é muito autodestrutiva. A preocupação é inútil. É energia mental desperdiçada. Também cria reações bioquímicas que prejudicam o corpo, provocando desde indigestão a parada cardíaca, além de muitas outras conseqüências.

A saúde melhorará quase imediatamente quando a preocupação acabar.

A preocupação é a atividade da mente que não entende a sua ligação Comigo.

O ódio é a condição mental mais nociva. Envenena o corpo, e seus efeitos são praticamente irreversíveis.

O medo é o oposto de tudo que você é, e por isso tem um efeito de oposição à sua saúde mental e física. O medo é preocupação exagerada.

Preocupação, ódio, medo, junto com as suas ramificações: ansiedade, amargura, impaciência, avareza, crueldade, espírito crítico e condenação - atacam o corpo no nível celular. É impossível ter um corpo saudável nessas condições.

De igual modo, embora em um grau um pouco menor, vaidade, comodismo e ganância levam a doença física, ou falta de bem-estar.

Todas as doenças são criadas primeiro na mente.

Como pode ser isso? E as doenças contraídas de outra pessoa, como os resfriados ou a AIDS?

Nada ocorre em sua vida - nada - que não é primeiro um pensamento. Os pensamentos são como ímãs, que atraem os efeitos para você. O pensamento pode não ser sempre óbvio, e portanto claramente causativo, como em, "vou contrair uma doença terrível". Pode ser (e geralmente é) muito mais sutil do que isso. ("Não mereço viver.") ("Minha vida é sempre conturbada.") ("Sou um perdedor.") ("Deus vai me castigar.") ("Estou doente e cansado da vida!")

203 "Dizei uma só palavra e meu servo será curado."

204 Cuida melhor do seu carro do que do seu corpo, e isso não é dizer muito.

211 "Eu e o Pai somos Um Só."

211 Deus tem um Deus [...] Eu estou lhe dando uma vaga noção do infinito, e amor infinito. (Você não poderia ter outra maior em sua realidade. Mal pode ter essa.)

214 Não há fim para a pequenez, nem para a grandeza.

215 espírito santo = inspiração = imaginar

pai = fonte = criar

filho = fruto = experimentar

215 "Vocês são Deuses."

============================================

218 Você não é obrigado a fazer coisa alguma.

Ainda assim, há certas coisas que deseja fazer; escolhe experimentar. E algumas dessas escolhas dependem do que experimentou antes - do desejo provocado pelo que já experimentou.

Isso é o mais próximo que as palavras podem chegar do que você chama de carma.

Se o carma é o desejo inato de ser melhor, maior, evoluir, olhar para ocorrências e experiências passadas como um modo de avaliá-las, então sim, o carma existe.

Mas não exige coisa alguma. Nada jamais é exigido. Você é, como sempre foi, um ser com livre-arbítrio.

219 Sim, a mediunidade existe. Você é médium. Todas as pessoas são médiuns. Não há uma só pessoa que não tenha o que você chama de habilidade psíquica, há apenas quem não sabe usá-la.

Usar a habilidade psíquica não é nada mais do que usar o sexto sentido.

220 Brinque com o sexo! É uma ótima diversão! A melhor que você pode ter com o seu corpo, se está se referindo a experiências estritamente físicas.

Mas por favor não destrua a inocência sexual, o prazer, a pureza e a alegria da diversão fazendo mau uso do sexo. Não o use para ter poder, ou com um objetivo oculto, para gratificação do ego ou domínio; com qualquer outro objetivo além da alegria mais pura e do maior êxtase - obtido e partilhado - que é o amor, e o amor recriado - que é a nova vida!

221 Eu também respondi ao final dessa pergunta, com o que acabei de dizer. Todas as coisas boas não são imorais, ilegais ou engordam. Contudo, sua vida é um exercício interessante de definir o que é bom.

Para alguns, "bom" significa sensações físicas. Para outros, pode ser algo totalmente diferente. Tudo depende de Quem Você Pensa Que É, e do que está fazendo.

Há muito mais a ser dito sobre o sexo do que o que está sendo dito aqui, mas nada mais essencial do que isto: sexo é alegria, e muitos de vocês tornaram-no tudo menos isso.

Sexo também é sagrado. Mas a alegria e o sagrado se mistura (de fato, são a mesma coisa), e muitos de vocês pensam que não.

Suas atitudes em relação ao sexo formam um microcosmo de suas atitudes em relação à vida. A vida deveria ser uma alegria, uma colaboração, e tornou-se uma experiência de medo, ansiedade, "insuficiência", inveja, raiva e tragédia. O mesmo pode ser dito em relação ao sexo.

Você reprimiu o sexo como reprimiu a vida, em vez de expressar plenamente o seu Eu, com abandono e alegria.

Você se envergonha do sexo, como se envergonha da vida, chamando-a de ruim e pecaminosa, em vez de a maior dádiva e o maior prazer.

Antes que diga que não se envergonha da vida, veja as suas atitudes coletivas em relação a ela. Quatro quintos da população mundial consideram a vida uma provação, um débito cármico que deve ser pago, uma escola com duras lições que devem ser aprendidas e, em geral, uma experiência a ser suportada enquanto se espera pela verdadeira alegria, que vem após a morte.

É uma vergonha que tantos de vocês pensem assim. Não admira que se envergonhem do próprio ato que cria a vida.

A energia que está por trás do sexo é a energia que está por trás da vida; que é a vida! A atração e o desejo profundo, e com freqüência premente, de ir na direção um do outro, de tornar-se um só, é a dinâmica essencial de todas as vidas. Eu a coloquei em tudo. É inata, inerente, está dentro de Tudo Que Existe.

Os códigos morais, as restrições religiosas, os tabus sociais e os contratos emocionais que vocês criaram em torno do sexo (e, a propósito, em torno do amor e de toda a vida) tornaram praticamente impossível celebrar a vida.

Desde o início dos tempos, tudo que os seres humanos sempre quiseram foi amar e serem amados. E desde o início dos tempos eles fizeram tudo ao seu alcance para tornar isso impossível. O sexo é uma expressão extraordinária do amor: amor ao próximo, amor por si mesmo e amor à vida. Por iso, vocês deviam adorá-lo! (E adoram, mas não contam isso para ninguém; não ousam dizer o quanto o adoram, temendo ser chamados de pervertidos. Contudo, essa idéia é que é pervertida.)

[...]

Nada que Eu lhe dei é vergonhoso, muito menos o seu corpo e as suas funções. Não há necessidade de esconder o seu corpo e as suas funções - ou o amor que sente por seu corpo, ou por alguém.

224 Ouça-me em toda a parte. Sempre que tiver uma pergunta, simplesmente saiba que Eu já a respondi. Então preste atenção ao seu mundo. Minha resposta pode estar em um artigo que já foi publicado. No sermão que já foi escrito e está prestes a ser dado. No filme que está sendo feito. Na canção composta ontem. Nas palavras ditas por um ente querido. No coração de uma pessoa com quem fará amizade.

Minha Verdade está no sussurro do vento, no murmúrio do riacho, no estrondo do trovão e no som da chuva.

É sentir a terra, o perfume do lírio, o calor do sol e a influência da lua.

Minha Verdade - e a sua maior ajuda nos momentos de necessidade - é tão assustadora quanto o céu noturno, e tão simples e indiscutivelmente certa quanto o balbucio de um bebê.

É tão forte quanto um coração que bate - e tão silencioso quanto o ar que é inalado Comigo.

Eu não o deixarei, não posso deixá-lo, porque você é a Minha criação e o Meu produto, Minha filha e Meu filho, Meu objetivo e Meu... Eu.

Por isso, chame-Me sempre que estiver separado da paz que Eu sou.

Eu estarei presente.

Com Verdade.

Luz.

E Amor.

228 Desejo-lhe a experiência sublime das maiores bênçãos da vida, e uma consciência de Deus em sua vida que lhe traga paz, alegria e amor todos os dias.