Cevando Mate - trechos escolhidos

FAGUNDES, Glênio Cabral Portela. "Cevando Mate". 2.ed. Porto Alegre: Habitasul, 1980. 135p.

chimarrão: inteiramente salutar como alimento e como regenerador orgânico e estimulante, reparando as carências orgânicas que irão se refletir no psiquismo, não tendo contra-indicação - tônico geral, estimulante do coração e do sistema nervoso; elimina os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência à fadiga.

- gaúcho: monge guerreiro

- "mate e cara alegre, que o resto a gente faz"

- nunca se pede um mate

- tem a propriedade sagrada de unir os casais e, harmonizando os filhos, desperta a intimidade que solidifica o núcleo familiar

- mateador: "só não fico verde porque já sou maduro"

- "primeiro os encargos, depois os amargos"

- "como bomba de lata: se esquenta no primeiro mate" (embrabece facilmente)

- roseira: símbolo da cultura gaúcha

- retovo: revestimento

- porta-cuia: recostada na chaleira

- chimarrão: compreensão para as razões desconhecidas desta vida

--------------------

TEIXEIRA, Luiz Botilli. "A importância social do chimarrão": histórico e manual guia turístico.

Não te aborreças se teu esforço não estiver sendo reconhecido, pois o sol, astro de primeira grandeza, tem seu momento encantador no alvorecer de cada dia, e nesta hora, muita gente está dormindo!

Folclore: força anônima do povo

Tradição: dinâmica do fato de autoria confirmada e continuada

RS: Árvore da erva-mate

SC: Imbuia

PR: Pinheiro (araucária)

Significado do mate oferecido pela moça ao pretendente que a visita:

Mate com açúcar : só amizade

Mate com açúcar queimado : simpatia

Mate com canela : só penso em ti

Mate com casca de laranja : vem me buscar

Mate com mel : quero casar contigo

Mate frio : desprezo

Mate lavado : vá tomar mate em outra casa

Mate enchido pelo bico da bomba : está na hora de ir embora

Mate muito amargo (redomão) : chegaste tarde já tenho novo amor

Mate com sal : não apareça mais aqui

Mate muito longo : a erva está acabando

mate curto : pode prosear à vontade

Mate servido com mão esquerda : pessoa não é bem-vinda

É preferível arriscar coisas grandiosas e alcançar triunfo e glória, mesmo se expondo à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que não conhecem nem vitória nem derrota.

Poderes tonificantes musculares, revigorantes do sistema nervoso, desenvolvedores da capacidade intelectual, facilitadores da digestão e com qualidades de "suprimir a fadiga incitando ao trabalho"

Poderes de nutrição e grande valor higiênico. Tônico geral, estimulante do coração e do sistema nervoso. Estimula sem deprimir, não causa insônia, conferindo aos músculos maior capacidade de resistência à fadiga. Recomendado a pessoas debilitadas, lactantes, trabalhadores braçais e intelectuais, atletas em geral.

Natural estimulante das atividades intelectuais e regulador das funções cardíacas e renais, além de poderoso e comprovado regulador digestivo.

"O primeiro mate sempre é desprezado" = "O segredo daqueles que triunfam é o começar de novo" = nunca devemos desistir quando, ao iniciarmos uma tarefa, não alcançarmos o sucesso total. Quase nada sai perfeito de início, pouco se colhe do que não foi plantado com amor, dedicação e esforço.

"Porongo sempre dá cuia" = "Filho de tigre já sai pintado" = todas as pessoas têm um destino traçado e já desde a infância deixam à mostra, por uma ação ou outra, o que serão no futuro.

"Não há mate que não se vire, por boa que seja a erva" = "Tudo na vida se transforma" = devemos nos conformar com isso. O gaúcho possui essa virtude de se amoldar com certo equilíbrio emocional quanto à evolução dos novos tempos, embora toda sua vida interior esteja arraigada vivamente às recordações de um passado glorioso.

"Por boa que seja a erva, nunca sai bom o mate tomado só" = respeitando exceções, a vida de uma pessoa somente será coroada por uma felicidade completa se ela tiver a seu lado uma companhia.

Erva-mate já foi dinheiro.

"O mate amargo é como a vida: se cura cevando."

"O mate amargo alivia as penas da vida."

"Um só fato derruba mil bibliografias" = "Não se monta no cavalo sem se firmar nos arreios, pois o vivente que canta como galo acaba levando tombo feio"

Maravilhosa é a pessoa que, após receber um benefício, agradece com alegria e gratidão, dizendo muito obrigado por tudo de bom que acontece, gerando com isso novas energias, tanto para o presente como para a etapa seguinte da existência, no maravilhoso mistério da vida.

"A árvore que movimenta o caule com uma simples brisa é aquela que resiste às piores tempestades."

As situações difíceis são passos na caminhada do sucesso, e as dificuldades são estímulos de progresso e degraus que nos levam para cima. Nossa mente tem que se abrir, ou não serve para nada. Da mesma forma, devemos abrir os olhos e a mente a novas verdades e a novos conceitos. Devemos ter fome e sede de novos conhecimentos e novas verdades, única forma de pairarmos garbosos acima de todos os problemas, nas asas da fé e da compreensão. Toda pessoa equilibrada e disposta certamente já visitou um lago plácido e notou que a superfície tranqüila e fresca é da luz que vem do céu. Da mesma forma, é a mente tranqüila da pessoa que medita, buscando subsídios certos da ciência, que reflete sua luz interior cheia de saber.

"Povo que não cultua o passado é povo sem futuro."