Os Axiomas de Zurique - trechos escolhidos
GUNTHER, MAX. Os Axiomas de Zurique: os conselhos dos banqueiros suíços para orientar seus investimentos. 9.ed. Tradução de: Isaac Piltcher. Rio de Janeiro: Record, 2003.
------------------------------
* O 1º Grande Axioma: DO RISCO - "Preocupação não é doença, mas sinal de saúde. Se você não está preocupado, não está arriscando o bastante."
* LIVRO: "A Batalha pela Sobrevivência em Investimentos" (Gerald M. Loeb) (não tem na UFRGS)
* A maioria das pessoas agarra-se à segurança como se fosse a coisa mais importante do mundo. E a segurança parece ter muito a seu favor. Faz com que a pessoa se sinta protegida; é como estar numa cama quentinha em noite de inverno. Cria uma sensação de tranqüilidade.
* Ninguém fica rico através de salário. É impossível. A estrutura econômica mundial está montada contra você. Se um emprego for a base do seu sustento, o máximo que você pode esperar é passar pela vida sem ter que mendigar um prato de comida. E nem isto é garantido.
* Toda atividade tem os seus problemas, os seus apertos. No meu caso, são as preocupações. É aceitá-las ou continuar pobre. Seu eu puder escolher entre preocupações e pobreza, sempre vou preferir as preocupações.
* 1º Axioma Menor: "Só aposte o que valer a pena."
* 2º Axioma Menor: "Resista à tentação das diversificações."
* A diversificação, ao reduzir os riscos, reduz também, na mesma medida, qualquer esperança que você possa ter de ficar rico.
* Não diversifique só por diversificar. Você se torna um concorrentezinho num concurso de supermercado, no qual o objetivo é encher o cesto o mais rápido possível. Acaba indo para casa com um monte de porcarias caras que nem queria.
* "Coloque todos os seus ovos no mesmo cesto, e tome conta do cesto."
* ESTRATÉGIA ESPECULATIVA: Arrisque o seu dinheiro. Não tenha medo de se machucar um pouco. Geralmente, a taxa de risco em que estará envolvido não chega a ser de arrepiar os cabelos. Ao se decidir a enfrentá-la, estará se dando a única chance realista de pôr-se acima da pobreza. O preço a pagar por esta chance gloriosa é um estado de preocupação permanente. Esta preocupação, porém, insiste o 1º Grande Axioma, não é a doença que a moderna psicologia acreditar ser. É o molho forte e picante da vida. Quando você se habituar com seu gosto, não passará mais sem ele.
---------------------------------
* o 2º Grande Axioma: DA GANÂNCIA - "Realize o lucro sempre cedo demais."
* Não é fácil parar quando se está ganhando.
* Reduzindo a ganância, você aumenta as suas chances de ficar rico.
* "Não force a sua sorte. Não 'estique' a sua sorte."
* Não tenha medo do arrependimento. Como não consegue avistar o pico, cabe-lhe presumir que esteja próximo, e não longe. Realize o lucro e caia fora.
* Um dos mais antigos ensinamentos de Wall Street diz que não se deve olhar a cotação de uma ação que já se vendeu. A advertência não visa a ajudar a ganhar dinheiro, mas a evitar crises de choro. "Ficar na saudade" é uma das sensações mais penosas que um especulador do mercado de ações é capaz de experimentar.
* 3º Axioma Menor: "Entre no negócio sabendo quanto quer ganhar; quando chegar lá, caia fora."
* Uma boa maneira de reforçar essa sensação de "final" é estabelecer alguma forma de premiação para si próprio.
* Venda cedo demais. Não espere a alta atingir o pico. Não espere que um período de ganhos prossiga indefinidamente. Não teste demais a sua sorte. Parta do pressuposto de que tais períodos são breves. Quando atingir uma linha de chegada previamente estabelecida, liquide a posição e caia fora. Faça-o ainda que tudo pareça cor-de-rosa, mesmo que continue otimista e que todo mundo em volta esteja dizendo que a alta continuará rugindo sem parar.
* A única razão para não o fazer será algum fato novo, cujo surgimento praticamente garanta que você continuará ganhando durante algum tempo. Exceto em circunstâncias assim inusitadas, habitue-se a vender cedo demais. E, uma vez vendido, não se atormente se a alta continuar sem a sua presença. É muito provável que ela não vá durar muito. Se durar, console-se pensando nas tantas vezes em que, tendo vendido cedo demais, protegeu ganhos que, de outra forma, teriam ido por água abaixo.
----------------------------------
* O 3º Grande Axioma: DA ESPERANÇA - "Quando o barco COMEÇAR a afundar, não reze. Abandone-o."
* A metade das suas esperanças estão condenadas a não se realizarem.
* O amador fica na esperança de que suas cartas saiam, ou reza para que isso aconteça; o profissional estuda o meio de se safar quando não saem.
* A regra de ouro de Gerald Loeb dizia que se deve vender quando o preço de uma ação cair entre 10% e 15% em relação ao preço mais alto alcançado enquanto em seu poder. Não importa se, a essa altura, você estiver perdendo ou ganhando. "Aceite pequenas perdas, para se proteger das grandes."
* Dê ordens "stop-loss" ao corretor.
* Enfrente os três grandes obstáculos: o medo de arrepender-se, a necessidade de abrir mão de parte de um investimento, e a dificuldade de admitir que você errou.
* Recusar-se a aceitar que está errado é a mais erradas das reações possíveis.
* 4º Axioma Menor: "Aceite as pequenas perdas com um sorriso, como fatos da vida. Conte incorrer em várias, enquanto espera um grande ganho."
* Você e sua conta bancária podem acabar crescendo juntos.
* ESTRATÉGIA ESPECULATIVA: Não é para ficar parado, estático, quando surgem os problemas. Caia fora rápido. Não reze, não alimente esperanças. Esperanças e orações são ótimas, não há dúvidas, mas não fazem parte do instrumental do especulador. Ninguém acha fácil obedecer aos ensinamentos deste Axioma duro e prático, sem sentimentalismos. Examinamos três obstáculos à sua implementação: medo de arrepender-se, incapacidade de abrir mão de parte de um investimento, e a dificuldade de admitir erros. Você pode ser vítima de um ou mais desses problemas, e talvez em níveis sérios. Mas vai ter de resolvê-los, de algum modo. Os Axiomas tratam de especulação, não de auto-análise, de forma que nada têm a oferecer sobre COMO você há de superar tais obstáculos. Isto é um processo íntimo, pessoal, provavelmente, esse COMO é diferente em cada caso. O 3º Grande Axioma limita-se a dizer que saber perder é essencial para o especulador. É parte da técnica do jogo. O fato de a maioria não conseguir aprender essa técnica é uma das principais razões por que existem tão poucos bons especuladores e jogadores.
---------------------------------
* O 4º Grande Axioma: DAS PREVISÕES: " O comportamento do ser humano não é previsível. Desconfio de quem afirmar que conhece uma nesga que seja do futuro."
* É da maior importância jamais levar a sério economistas, especialistas em mercado nem quaisquer outros oráculos financeiros.
* ESTRATÉGIA ESPECULATIVA: O 4º Grande Axioma diz para você não montar o seu programa especulativo baseado em previsões, porque não dá certo. O especulador de sucesso não baseia suas jogadas no que, supostamente, VAI ACONTECER; ele reage ao que REALMENTE ACONTECE. Trace o seu projeto especulativo baseado em reações rápidas a eventos que você vê acontecendo à sua frente, na hora. Naturalmente, ao escolher um investimento e colocar o seu dinheiro nele, você tem esperança de que o seu futuro será brilhante. Essa esperança, presumivelmente, vem de muito estudar e de muito pensar. Nunca, jamais, perca de vista a possibilidade de ter apostado no cavalo errado.
---------------------------------
* O 5º Grande Axioma: DOS PADRÕES: "Até começar a parecer ordem, o caos não é perigoso." (Axioma Imperial)
* A verdade é que o mundo do dinheiro é um mundo desordenado, sem nenhum padrão de comportamento, um absoluto caos. De vez em quando parecem formar-se padrões, mas são efêmeros.
* 5º Axioma Menor: "Cuidado com a Armadilha do Historiador."
* Jogar um jogo de cada vez - uma decisão acertada para um iniciante.
* 6º Axioma Menor: "Cuidado com a Ilusão do Grafista."
* 7º Axioma Menor: "Cuidado com a Ilusão de Correlação e a Ilusão de Causalidade."
* A menos que você realmente veja uma causa operando - estou falando de ver mesmo -, considere todas as relações causais com o maior dos ceticismos.
* Quando perceber eventos ocorrendo juntos, ou em gangorra, a menos que tenha sólidas provas em contrário, presuma que a proximidade se deve ao acaso, mais nada. Tenha sempre em mente que está tratando com o caos, e conduza os seus negócios a partir daí.
* 8º Axioma Menor: "Cuidado com a Falácia do Jogador."
* ESTRATÉGIA ESPECULATIVA: Não veja ordem onde não existe. Não se deixe hipnotizar pela ilusão de ordem. Permaneça atento, pronto a saltar na direção que os FATOS indicarem. À medida que o tempo passa, você vai se tornando um especulador mais esperto.
-----------------------------------
* o 6º Grande Axioma: DA MOBILIDADE: "Evite lançar raízes. Tolhem seus movimentos."
* Quanto mais procurar aquela sensação de estar cercado pelo antigo, pelo conhecido e confortável, menor será o seu sucesso como especulador.
* Acima de qualquer outra coisa, o Axioma se refere é a um estado mental, uma visão das coisas, um método de organizar a sua vida.
* 9º Axioma Menor: "Numa operação que não deu certo, não se deixe apanhar por sentimentos como lealdade ou saudade."
* Há momentos em que se tem que escolher entre raízes e dinheiro. Prenda-se a pessoas, mas não a casas nem a bairros, nem a empresas. Nunca se sabe quando é a hora de pular fora de uma posição em ações. Mas não serão raízes que haverão de impedi-lo.
* O 10º Axioma Menor: "Jamais hesite em sair de um negócio se algo mais atraente aparecer à sua frente."
* Jamais se apegue a coisas, somente a pessoas. Apegar-se a coisas prejudica a sua mobilidade, a sua capacidade de mover-se rapidamente quando as circunstâncias exigem. Tendo lançado raízes, a sua eficiência de especulador diminui demais.
* Se vc tem boas razões para crer que o ganho com um papel é possível e mais rápido do que com aquele que você tem e não sobe nem desce, POR QUE NÃO TROCAR DE POSIÇÃO? Não importa no que estiver investido, será sempre o mesmo dinheiro. Se conseguir chegar aos 150% com um papel ou com outro, a festa será a mesma!
* Jamais deite raízes num investimento acreditando que ele lhe DEVE alguma coisa ou, o que é pior, que VOCÊ lhe DEVE um pouco mais de prazo para que ele demonstre do que é capaz. Se você não estiver indo a parte alguma e algo melhor passar, troque de trem. Só lhe custará a corretagem.
* Faça o que fizer, a possibilidade de arrependimento é a mesma, então deixe isso fora dos seus cálculos. A decisão de ficar ou trocar deve basear-se unicamente no seguinte: qual especulação, no seu modo de ver, parece oferecer melhores perspectivas de lucro rápido?
* ESTRATÉGIA ESPECULATIVA: o 6º Grande Axioma manda preservar a mobilidade. Adverte para as muitas coisas que podem arraigá-lo, em detrimento da sua carreira de especulador: sentimentos como lealdade, grilos como o desejo de ficar marcando passo, esperando algum ganho. Diz que você tem de ficar solto, pronto para pular fora se aparecer algum problema, ou agarrar rapidamente, caso surja alguma oportunidade. Isso não significa que deve ficar pulando de uma especulação para outra. Seus movimentos devem ser feitos somente depois de cuidadosa avaliação dos prós e contras; nenhum passo deverá ser dado por motivos triviais. Quando uma transação já tiver esgotado totalmente suas possibilidades, ou quando aparecer algo obviamente mais promissor, corte as suas raízes e vá em frente. Atenção: não permita que as raízes engrossem demais. Ficam difíceis de cortar.
---------------------------------
* O 7º Grande Axioma: DA INTUIÇÃO: "Só se pode confiar num palpite que possa ser explicado."
* 11º Axioma Menor: "Jamais confunda palpite com esperança."
* ESTRATÉGIA ESPECULATIVA: Embora não seja infalível, a intuição pode ser um útil instrumento especulativo, desde que tratada com cuidado e ceticismo. A intuição não tem nada de mágico. É, simplesmente, a manifestação de uma experiência mental absolutamente comum: a de se saber alguma coisa sem se saber como se sabe. (inconsciente)
* Só confie num palpite se for capaz de identificar, na sua mente, um banco de dados do qual pode supor, com razoável certeza, que o referido palpite se originou.
* Tenha cuidados especiais com lampejos de intuição que parecem prometer conclusões que você deseja muito.
-----------------------------------
* O 8º Grande Axioma: DA RELIGIÃO E DO OCULTISMO: "É improvável que entre os desígnios de Deus para o Universo se inclua o de fazer você ficar rico."
* 12º Axioma Menor: "Se astrologia funcionasse, todos os astrólogos seriam ricos."
* "Despesa de educação."
* 13º Axioma Menor: "Não é necessário exorcizar uma superstição. Podemos curti-la, desde que ela conheça o seu lugar."
* ESTRATÉGIA ESPECULATIVA: O dinheiro e o sobrenatural fazem uma mistura perigosa, que pode explodir na sua mão. Mantenha os dois mundos bem separados. Zelando pelo seu dinheiro, parta do princípio de que está absolutamente só. Apóie-se exclusivamente nos seus próprios talentos.
-------------------------------------------------
* O 9º Grande Axioma: DO OTIMISMO E DO PESSIMISMO - "Otimismo significa esperar o melhor, mas confiança significa saber como se lidará com o pior. Jamais faça uma jogada por otimismo apenas."
* Confiança nasce do uso construtivo do pessimismo.
* ESTRATÉGIA ESPECULATIVA: Quando se sentir otimista, tente examinar se essa sensação gostosa encontra, realmente, justificativa nos fatos. Na metade das vezes, pelo menos, não tem nenhuma.
----------------------------------
* O 10º Grande Axioma: DO CONSENSO - "Fuja da opinião da maioria. Provavelmente está errada."
* "Contar votos não serve de nada. Em qualquer questão difícil, é mais provável que a verdade seja descoberta por uns poucos do que por muitos." (René Descartes)
* 14º Axioma Menor: "Jamais embarque nas especulações da moda. Com freqüência, a melhor hora de se comprar alguma coisa é quando ninguém a quer."
* "Estou tomando esta decisão porque é a melhor, ou porque a MAIORIA diz ser a melhor?"
* Se concluir que está todo mundo certo, por favor, entre na dança. Mas, atenção: faça o que fizer, apostando a favor ou contra o rebanho, para começo de conversa pense pela sua própria cabeça.
* ESTRATÉGIA ESPECULATIVA: Não se vai, automaticamente, a favor nem contra uma maioria. Cada caso é um caso, e você tem de pensar pela própria cabeça antes de envolver o seu dinheiro em riscos.
----------------------------------
* O 11º Grande Axioma: DA TEIMOSIA - "Se não deu certo da primeira vez, esqueça."
* Um ganho é um ganho, venha de onde for. Não importa onde o conseguir, é dinheiro igual. Com todo um grande e maravilhoso mundo de ações aberto, por que ficar obcecado com o investimento no qual perdeu algum?
* O 15º Axioma Menor: "Jamais tente salvar um mau investimento fazendo 'preço médio'."
* Você estava a fim de uma desculpa para não se mexer, e foi a que encontrou. :(
* ESTRATÉGIA ESPECULATIVA: Não saia caçando um investimento por teimosia. Não fique obcecado por uma transação que não deu certo.
--------------------------------------
* O 12º Grande Axioma: DO PLANEJAMENTO - "Planejamentos a longo prazo geram a perigosa crença de que o futuro está sob controle. É importante jamais levar muito a sério os seus planos a longo prazo, nem os de quem quer que seja."
* Olhando à frente, mal consigo divisar a estrutura básica da semana que vem. Um mês à frente, e a visibilidade cai muito; um ano, e já está quase tudo opaco. Dez anos... vinte... Bem, aí já não se enxerga é mais nada.
* Não se deixe prender, não deite raízes; não queira ser uma vítima potencial do trator do destino.
* 16º Axioma Menor: "Fuja de investimentos a longo prazo."
* "Os investidores de longo prazo são os grandes jogadores." Apostar no amanhã já é um risco. Apostar num dia daqui a vinte ou trinta anos é loucura total.
* Cada investimento deve ser reavaliado no mínimo a cada três meses, tendo de justificar-se novamente.
* ESTRATÉGIA ESPECULATIVA: Há perigo em planejar para um futuro que não se pode enxergar. Não deite raízes em planos ou investimentos a longo prazo. Em vez disso, reaja aos fatos à medida que eles se apresentam, no momento. Ponha o seu dinheiro em negócios, também à medida que se apreseentam, e tire-os dos riscos assim que tais riscos apareçam.
* Só existe um plano financeiro a longo prazo de que você precisa: o plano de ficar rico. Não dá para saber nem para planejar o COMO. Tudo que você tem de saber é que irá conseguir, de um jeito ou de outro.
------------------------------
29/01/2006