Nietzsche não era romântico

 

     Para Nietzsche, o romantismo é manifestação do entorpecimento necessário para aqueles que sofrem de empobrecimento vital. Concebe o romantismo como um conceito, e o apresenta em uma frente temporal, estética e ética.

     O romantismo é caracterizado por sua extemporaneidade, isto é, pelo seu culto do passado e sua aversão ao “tempo do agora” e ao futuro; pela sua incapacidade em usufruir de um “tempo nobre”, qual seja, o “lento”, sendo, consequentemente, um “estilo da décadence”; e pela sua reatividade oriunda de sua exaltação das paixões, é um fenômeno niilista que está em oposição à filosofia afirmativa afeita aos princípios do classicismo.

 

 

NIETZSCHE. Frederich. Genealogia da moral. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

___________________. Crepúsculo dos ídolos. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

___________________. Ecce Homo. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 05/02/2024
Reeditado em 05/02/2024
Código do texto: T7992545
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.