Não somos guiados pelos astros

Por serem apenas uma obra da criação divina, os astros são inferiores até mesmo ao homem, porque somente os anjos e o homem Deus dotou de inteligência e lhes deu espírito semelhante ao Seu. Somos portanto, semelhantes a Deus, em espírito. Compreender que ser semelhante não é ser igual, é uma compreensão que só foi dada aos seres espirituais. Reconhecer que os astros exercem certa influência sobre as marés, sobre o ciclo menstrual das mulheres e sobre a fecundidade da natureza, pode ser coerente, pelo fato de Deus ter ordenado todas as coisas, em seu tempo. Há tempo de chuva, sol e frio... Mas achar que somos dirigidos pelos os astros em nosso pensar, agir e existir... Não, o destino que Deus traçou para cada um de nós, não deu aos astros para que administrassem. Nosso destino está nas mãos de Deus. Deus tem um projeto maravilhoso de vida para cada um de nós.

Como seres espirituais somos superiores ao sol, à lua, às estrelas e a todas as demais criaturas. Não há porque acreditar que somos guiados por horóscopos, como se os astros fossem deuses.

Deus não é estes corpos celestes que vemos, nem esses corpos celestes que não vemos são deuses.

“O sol, a lua, tuas belas criaturas, Senhor, mas sempre criaturas, não são tu mesmo, nem ao menos tuas principais criaturas, porque as obras espirituais precedem as materiais, ainda que luminosas e celestes.” (Santo Agostinho