Adjetivos. Substantivos.
"Os adjetivos passam. Os substantivos ficam."
(Machado de Assis)
Os adjetivos sempre passam, depois vêm outros. O bonito pode ficar feio e o feio de hoje pode ser o bonito de amanhã. O que é caro hoje pode ser barato amanhã. Quem é forte e saudável hoje, amanhã pode estar frágil e dependente de outras pessoas.
Já os substantivos... estes permanecem por toda a nossa vida, afinal um irmão será sempre irmão; um amigo verdadeiro será sempre amigo; os Pais, para sempre serão em nossas vidas; o médico, o advogado, o professor, o namorado sempre farão parte de nossa história de vida.
Machado de Assis chama a atenção para o que é essencial, para o que fica, para o que deixa marcas boas ou ruins na memória e no coração - para os substantivos. Os adjetivos passam porque o tempo se encerraga de transformá-los, de mudar a aparência, a condição e criar novos adjetivos.
Os substantivos, permanecem; a sua essência não muda, afinal uma mãe amorosa para sempre será amorosa, um amigo leal será sempre lembrado pela sua lealdade até após a sua morte. Os substantivos marcam e fazem morada na casa das memórias sendo revividos de tempos em tempos nas saudosas lembranças.
Alvaniza Macedo
18/07/2023