As caixas-pretas dos aviões, não são pretas

Elas costumam ser laranja com faixas refletivas. Essa coloração torna mais fácil localizá-las e recuperá-las em caso de acidente, já que essa tonalidade se destaca com facilidade em vários ambientes. Portanto, a cor real da caixa-preta do avião não é preta, mas sim uma combinação de cores que assume o tom alaranjado para ajudar na sua identificação e recuperação após um incidente.

A escolha da terminologia caixa-preta para denominar o equipamento remonta ao ano de 1939, quando um engenheiro de aviação chamado François Hussenot desenvolveu um meio de capturar a história de uma aeronave numa caixa de filme fotográfico. O dispositivo desenvolvido funcionava através de espelhos calibrados para traçar uma guia contínua de parâmetros de voo, incluindo altitude, velocidade do ar e a posição dos controles da cabine. O funcionamento do equipamento dependia, assim como câmeras, de um interior escuro, e talvez daí tenha sido feita associação para chamá-lo de caixa-preta.

 

https://www.techtudo.com.br/listas/2023/10/qual-a-cor-da-caixa-preta-do-aviao-5-curiosidades-sobre-o-dispositivo-edinfoeletro.ghtml
 

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 01/02/2023
Reeditado em 27/12/2023
Código do texto: T7708805
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.