PINCEI VERDADEIROS DIAMANTES NUM RASCUNHO. 30
É em Goethe que Fausto mostra todo o seu voluntarismo visceral, seu dinamismo e sua vontade de dominar o estranho... ele dá a Fausto todas as características da modernidade. O personagem busca o desenvolvimento insaciavelmente, almeja o universalismo, a construção do progresso, a objetividade, o desejo... o valor da obra de Goethe, tão multifacetada que não tem igual em riquezas de formas métricas, em multiplicidade de versos, em variação de estilos; uma verdadeira dança vertiginosa além da fronteira dos gêneros, pois é poema, é drama, é narrativa, é tudo isso ao mesmo tempo.”
“ Se o poema se abandona
Torto e sujo
Ao olhar que estilhaça em sombra
Apanho delicado
e lavo seus ossos de anjos ”
Lina Tâmega Peixoto ( Poetisa )
“... um texto crítico só cumpre sua função, quando cria no leitor um apetite pelos autores tratados, ... quando cria uma fome nova para os textos analisados ”
“ Numa carta de setembro de 1852, Flaubert escreve a Louise Colet, sobre a dor das mulheres, de como se aproximou delas e as observou para escrever seu romance Madame Bovary:
“ Eu conheci suas dores, pobres almas obscuras, úmidas de melancolia guardada, como estes pátios fundos das casas de província, cujos muros estão cheios de musgos” .
... “ não apenas do segmento literário, que é um cantinho obscuro de rutilantes vaidades & solenes enganos”...
“ Meu caro Paiva: Sem humor, a vida se torna ainda mais insuportável do que os idiotas e os cretinos a fazem, para o horror de nosso fígado... ”
“ Toda noite nós nos reuníamos, sentados de pernas cruzadas ao chão, alguns deitados com as mãos sob a cabeça para contar as estrelas que iam surgindo, uma após outra, como peixes tímidos saindo de seus buracos no recife. Alguns permaneciam em pé, como se não fossem ficar ( mas sempre ficavam )...”
Trecho de : O Sr. Pip. ( Lloyd Jones )
O Maneco da sanfona abriu o fole, a gaita gritou indefesa, possuída pelas mãos ágeis a percorrer-lhe as costelas brancas e sensíveis. Um frêmito deslizou pelos músculos contraídos. A musica explode entre os corpos reunidos e foge pelas janelas em cachos brancos e compactos como fumaça. Não há um só milímetro de espaço donde as notas não tenham se amontoado, sacudindo-se e saracoteando como micróbios sob o microscópio
A Cidade de Alfredo Souza ( Jose Angeli )
Textos extraídos do Rascunho ( periódico de literatura )