Imagem: Google
 

 
Amor

"Muito mais talento é necessário para fazer amor do que para comandar exércitos."
(Ninon de l'Enclos)

 

Uma frase que traz verdades ocultas. A palavra "comandar" fala por si; os exércitos seguem padrões, disciplinas, ordens que determinam qual planejamento seguir, não há emoções e sim uso da razão. As paixões são efêmeras e cruéis pois coloca a pessoa em um estado de rendição emocional que a torna uma presa fácil para ser usada e ludibriada por um alguém que após alcançados os objetivos vai embora. Já o amor requer o talento de manter a chama da paixão na medida certa, de encantar-se sem perder a razão, de amar o outro e manter o domínio de si mesmo. De fato, para amar é preciso ter talento para resistir ao magnetismo que as paixões provocam e que em excesso são danosas não apenas no aspecto afetivo, mas também social e político. O Brasil é um claro exemplo de como as paixões são lesivas e nocivas. 
 
Alvaniza Macedo
04/05/2021


Sobre Ninon de Lenclos:

Anne Ninon de l'Enclos, também chamada Ninon de Lenclos ou Ninon de Lanclos foi uma cortesã francesa, escritora e patrona de artes. (Wikipédia)

Nascimento: 10 de novembro de 1620, Paris, França
Falecimento: 17 de outubro de 1705 (84 anos); Paris, França


 
Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 04/05/2021
Reeditado em 04/05/2021
Código do texto: T7247650
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.