O RAP DA ATUALIDADE

O RAP DA ATUALIDADE

O ‘rap’ surgiu no final do século XX, é um estilo musical com um discurso rítmico com rimas e poesias, que são praticadas pelos moradores em comunidades afrodescendente. Em geral, os ‘rappers’ fazem suas belíssimas canções contando as histórias de dificuldades e também de êxitos dos meios em que vivem, assim formam as mensagens reflexivas sobre o contexto histórico, exceto uma meia dúzia de MCs que incita a violência, sexualidade precoce e outras desordens.

Na atualidade, existe o ‘rap’ dos moradores das comunidades dominadas pela tecnologia, pois os meios digitais chegaram para ficar e dominar todos os lugares de ponta a ponta. É uma espécie de um poder libertador e também punidor, como se fosse uma justiça paralela com um poder onipresente e onipotente. Dessa forma, todos estão sujeitos as suas leis mercadológicas, muitas vezes de interesses escusos e unilaterais em favor dos seus senhoris.

Por hora, não podemos negar a imensa contribuição dos meios computacionais para todas as áreas do conhecimento, como não é nenhum exagero dizer que estes meios são vitais para a sustentação da população mundial. Assim, um apagão tecnológico custariam milhares de vidas a curto, médios e longos prazos, haja visto que as sociedades atuais são construídas sobre as bases frágeis desses meios digitais ainda muito imaturo, mas com um empoderamento assombroso.

Muitas situações de abusos em favor do lado mais forte sempre ocorreram desde a invenção da tecnologia, mas a cada dia esses abusos têm se tornado cada vez mais agressivos e frequentes através da dominação pelos dispositivos eletrônicos. Então, quando o que está em jogo é a disputa de poderes, não importa se é um mendigo que mora debaixo da ponte ou presidente da nação mais poderosa do mundo, todos podem ser julgados e punidos com rigor extremo, é claro que a perda é proporcional a respectiva importância no sistema.

Quero deixar claro que em momento algum se faz apologia a censura dos meio digitais ou qualquer outro meio de se comunicar ou de se expressar, contudo, descentralizar e dividir o poder de forma mais equitativa a fim de diminuir a sua concentração em poucos domínios e assim coibir os abusos.

É sabido que muitos usuários dessas grandes redes também apresentam as suas respectivas parcelas de culpas por ultrapassar os limites, o que igual modo não é tolerado, contudo, quando o julgamento e punições ficam a cargo de poucas pessoas, é um terreno muito fértil para as arbitrariedades.

Por fim, os ‘rappers’ digitais seguem aos sons e ritmos acelerados de trocas de acusações entre acusadores e acusados, onde os julgamentos são feitos com uma visão míope e com critérios totalmente parciais.

PaginaUnica 16/01/21

Livrodeunicapagina 16/01/21 SIGA no Facebook, TWITTER, YouTube e Instagram

São dezenas de LivroDeUnicaPagina na amazon.com

https://cutt.ly/9gKwkPH